Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EDUARDO ACCETTI
Registrado: 28/12/12 Idade: 38 Mensagens: 8 Localização: JAÚ-SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:30 pm Assunto: ESTACAS DE AMOREIRA |
|
|
OLA AMIGOS!!!
ESTOU COMEÇANDO NA ARTE BONSAI E FIZ ALGUMAS ESTACAS DE AMOREIRA, GOSTARIA DE VER ALGUMAS FOTOS E ARAMAÇOES DOS AMIGOS, PARA TIRAR IDEIAS QUANDO MINHAS ESTACAS ESTIVEREM NO TEMPO PARA COMEÇAR A TRABALHAR ELAS.
VOU PRECISAR DE MUITA AJUDA POIS ESTOU MUITO INTERESSADO A ME ESPECIALIZAR NESTA ARTE TAO MARAVILHOSA.
OBRIGADO A TODOS QUE PARTICIPAM DESTE FORUM. |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:51 pm Assunto: FOTOS ESTACA DE AMORA |
|
|
[img][/img] |
|
|
 |
Renan Alves Santos

|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 6:33 pm Assunto: |
|
|
Tenta postar de novo a foto amigo! abraços! |
|
|
 |
rmarchesin

Registrado: 27/12/12 Idade: 37 Mensagens: 57 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 7:25 pm Assunto: |
|
|
Hoje estava em Olímpia - SP e uma ventania quebrou a resedá que ficava na calçada numa calçada, experimentei fazer estacas dela, vamos ver se surte algum resultado e viram belos bonsai futuramente! |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 9:53 pm Assunto: valew |
|
|
ola amigos
obrigado pelas visitas !!!
vou precisar mesmo de bastante ajuda.
valewww
 |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2013 9:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
A Morus, que é o nome cientifico da amoreira, é uma espécie curiosa: ela aceita bem estaquia de qualquer grossura, tenha a espessura de um tubo de caneta, tenha a espessura de uma pata de elefante. Todas enraizam super facil, emitindo intensa quantidade de raízes em pouco tempo, o que muito auxilia em sua propagação.
O melhor substrato para que isso ocorra é a areia grossa de construção, sem peneirar. Importante manter a areia umida, mas evitar o encharcamento, e proteger a estaca em local semi sombreado, evitando a exposição solar na parte da tarde. Só devemos adubar depois que a estaca estiver apresentando forte e vigorosa brotação em todo o caule.
A melhor época para se fazer estacas dessa espécie é na primavera, mas isso não significa que não possamos tentar em outras épocas tambem, desde que sigamos as linhas que recomendo acima.
Eduardo, voce tem um belo material. Minha sugestão é que, tão logo a planta reinicie seu ciclo, com a emissão de vigorosas brotações, voce aguarde até que elas lignifiquem, isto é, mudem de cor do verde para o marrom, o que atesta que estão firmes e constantes, efetuando então o replante, mudando a posição do tronco da forma atual para ligeiramente inclinado para a esquerda. O tronco que segue pela esquerda deverá ser cortado o mais reduzido possível. Como a madeira tende ao apodrecimento, deixe apenas um ou dois dedos dele, aplicando pasta seladora no corte (ou cola branca para madeira), o que irá impermeabilizar a area exposta.
Isso se deve ao fato de que, ao fazer isso, o tronco terá um posicionamento mais adequado, bem como ganhará conicidade (base larga que se afina em direção ao apice). O caule que segue pela direita é mais fino que o da esquerda, portanto, uma continuidade melhor considerando a conicidade, que é um fator preponderante na construção de qualquer bonsai de qualidade. No caso, o estilo a ser buscado será o Moyogi. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
EDUARDO ACCETTI
|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 1:46 am Assunto: OBRIGADO |
|
|
OLA NICKYFURY!!
MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO DETALHADA QUE ME PASSOU, VOU SEGUIR SUAS DICAS PARA MANTER MINHA AMOREIRA NO SENTIDO CERTO DE UM BONSAI.
HOJE A ESTACA JÁ ESTA COM BROTAÇÃO MUITO SAUDÁVEL MAIS BEM NO COMEÇO E ME SURPREENDI POIS FAZ UMAS 2 SEMANAS QUE PLANTEI E JÁ BROTOU MUITO BEM.
VOU TIRAR MAIS FOTOS DA EVOLUÇÃO E DOS BROTOS PARA TODOS DO FÓRUM CONFERIR.
SEU CONHECIMENTO SERA DE GRANDE VALIA PARA QUEM É INICIANTE COMO EU !!! |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
|
|
 |
|