FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Evolução Ficus Bejamina - Atualizado 31/12/2012
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavo Santos



Registrado: 12/09/12
Idade: 37
Mensagens: 39
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2012 1:39 pm    Assunto: Evolução Ficus Bejamina - Atualizado 31/12/2012 Responder com citação

Olá pessoal. Depois de alguns anos afastado das minhas plantas, estou voltando a cultivá-las. Quero registrar a evolução delas para contar com a ajuda de vocês.

Esse exemplar é uma Ficus Beijamina. Está comigo por volta de 9 anos, mas durante vários anos ficou sem cuidados, por isso teve pouca evolução.

No fim deste inverno fiz o transplante, podando as raízes e trocando o substrato. Ela está plantada em um escorredor, com o substrato Qualytá.

Depois dos trabalhos


Editado pela última vez por Gustavo Santos em Qui Jan 03, 2013 8:18 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2012 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo!

Lindo exemplar!

Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Gustavo Santos



Registrado: 12/09/12
Idade: 37
Mensagens: 39
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2012 9:28 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, foto do dia 31/12/2012. Eu esperava uma brotação mais forte, será que o substrato precisa de mais material orgânico?



Editado pela última vez por Gustavo Santos em Qui Jan 03, 2013 8:19 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2013 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo, ela ja esta no escorredor certo, agora coloque na mamadeira com uma boa "sopa" de esterco de gado se tiver, ou com outro adubo misture com terra preta e espere ela se desenvolver, a foto que postou nao esta aparecendo, quando puder poste outra pra gente ver como está... sucesso Irmao, Abraço!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Santos



Registrado: 12/09/12
Idade: 37
Mensagens: 39
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2013 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

wellingtonfonsecan,

Acho que agora as fotos estão aparecendo. O que vc quer dizer com "sopa"?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 9:08 am    Assunto: Responder com citação

Bom Gustavo "sopa" foi uma forma de falar, eu me refiro ao substrato cheio de materia organica e bem adubada para que as raizes finas da muda que sao as que saem pelos furinhos do escorredor e que sao as que se alimentam encontrem bastante alimento, pense comigo o que damos para um bebe apos certa idade, mamadeira certo, assim é a tecnica do escorredor+mamadeira apos certo tempo colocamos a muda no escorredor como voce fez dai quando ela começa a apresentar certa quantidade de raizes saindo pelos furinhos ou até antes colocamos a mamadeira por baixo do escorredor para que se desenvolva a pleno vapor...Enfim é isso qualquer duvida estamos aqui para tentar ajudar, sucesso Irmao. Abraços!!!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Santos



Registrado: 12/09/12
Idade: 37
Mensagens: 39
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

wellingtonfonsecan,

Obrigado pela explicação. Vou providenciar a mamadeira e ver o resultados.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/03/12
Mensagens: 168
Localização: Caxias do sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo, belo exemplar o seu, parabéns. Me esclareça por favor...vc tem aí duas plantas fundidas pela base do tronco e raíz? Ou é apenas uma de tronco duplo? Outra coisa..vc tem deixado tomar sol direto ou indireto? Pergunto pq tenho um projeto com benjamina e estou tendo certa dificuldade as brotações, o desenvolvimento está muito lento, inclusive perdi uns galhos que secaram após a poda.
_________________
QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Santos



Registrado: 12/09/12
Idade: 37
Mensagens: 39
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Oi Claudio,

É um tronco duplo. Essa planta toma aproximadamente 4 horas de sol direto. É comum secar galhos apenas quando faço alguma poda ou desfolha e deixo um galho sem nenhuma folha, então recomendo sempre deixar umas 2 a 3 folhas.

Depois que fiz a desfolha nesta primavera, as brotações nasceram rápidas, mas agora estão bem lentas. Vou tentar fazer uma mamadeira para tentar acelerar. Outro detalhe que pode estar interferindo é o substrato. Coloquei qualitá puro, talvez precise de um pouco de material orgânico, acredito que a mamadeira ajude nesse sentido.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/03/12
Mensagens: 168
Localização: Caxias do sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Entendido gustavo, a minha fica com luz indireta...talvêz seja isso...vou colocar pra fora da varanda. Vc pretende abaixar mais ela, pois acho que está bastante alta pelo calibre dos troncos...se sim... como pretende fazer? Pela dificuldade que tenho encontrado em conseguir brotos próximos da base e pelo que vc falou sobre deixar algumas folhas nas podas nos coloca em uma sinuca de bico, tens alguma solução em mente?? abraço.
_________________
QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Santos



Registrado: 12/09/12
Idade: 37
Mensagens: 39
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio,

Ainda não pensei em reduzir, vou deixá-la crescer livre durante um bom tempo para "engordar", pelo que já vi dessa espécie, o calibre aumenta bem rápido.

O problema dos galhos secarem, pelo que reparei, ocorre mais em ramos finos, então o risco de não brotar, se eu fizer a redução no tronco, é menor.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil