|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Capobianchi
Registrado: 14/09/12 Idade: 48 Mensagens: 50 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 5:21 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos, boa tarde.
Bom depois de uma pesquisa consideravelmente extensa, e do post acima acho que surgem mais dúvidas ainda do que as iniciais em relação a quais ferramentas comprar e dai pedimos a ajuda daqueles que são mais experientes é claro.
Se formos avaliar os custos dos alicates japoneses disponíveis aqui no Brasil vamos partir quase que para uma compra proibitiva se pensarmos em um kit com umas seis ferramentas que em minha nenhuma experiência imagino serem as seguintes:
alicate côncavo 200/210 mm
alicate lateral 170/200 mm
alicate lateral côncavo 170/205 mm
tesoura de poda para raízes
tesoura de poda aérea
serrote de poda
Por favor me corrijam se estiver errado.
Bom vamos imaginar que para poda aérea, raízes e serrote, utilizemos algo do tipo limmat, tramontina ou corneta por exemplo sobra-nos a necessidade implícita de partirmos para a aquisição das outras três ferramentas do outro lado do mundo, china ou japão correto?
Digo isso pois me colocando como exemplo principal, tenho por exemplo uma plaina Vonder e uma Stanley e no caso o acabamento, a durabilidade e precisão da segunda é superior porém não infinitamente superior em relação ao que ambas se propõe, ou seja elas realmente a diferença, apenas nas mãos de alguém que já tem uma certa experiência na sua utilização.
O comentário acima na verdade teci em virtude das seguintes dúvidas de um iniciante total na arte(no caso tomo por base minha experiência nesse universo que é praticamente nenhuma), mas com uma certa experiência na utilização de ferramentas elétricas e manuais dos mais diversos tipos:
1. Qual a real diferença das ferramentas oriundas destes dois locais?
2. No caso um iniciante notará ou fará usufruto dessas diferenças?
3. É possível que alguém possa mostrar através de fotos a diferença de cortes numa mesma planta entre uma e outra?
4. O que seria melhor, mesmo eu sendo um iniciante na arte adquirir este pequeno kit de origem japonesa, ou no caso adquirir um kit com 29 ferramentas no ebay por exemplo com 100 dólares?
5. Existe dentre as ferramentas japonesas uma grande diferença também perceptível a um iniciante que justifique por exemplo pagar R$ 239,90 num Alicate Côncavo 175 mm Nobuichi, ou R$ 182,00 num Mitsuke, ou ainda pensar na importação de um Kaneshin ou mesmo um Masakuni?
Me desculpem se me estendi nos comentários, mas sou um pouco meticuloso e realmente gostaria da opinião sincera dos mais experientes, e digo isso pois sou um aficionado por ferramentas e na verdade já tive uma marcenaria, e todas as vezes que optei por comprar por exemplo uma DWT ou Vonder ao invés de uma Dewalt ou Stanley, me arrependi do resultado .
Desde já agradeço e um grande abraço a todos. _________________ Ao lugar comum que estejam os conformados pois basta apenas um passo a frente, para que você não esteja mais no mesmo lugar. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 6:04 pm Assunto: |
|
|
Capobianchi escreveu: | Olá amigos, boa tarde.
Bom depois de uma pesquisa consideravelmente extensa, e do post acima acho que surgem mais dúvidas ainda do que as iniciais em relação a quais ferramentas comprar e dai pedimos a ajuda daqueles que são mais experientes é claro.
Se formos avaliar os custos dos alicates japoneses disponíveis aqui no Brasil vamos partir quase que para uma compra proibitiva se pensarmos em um kit com umas seis ferramentas que em minha nenhuma experiência imagino serem as seguintes:
alicate côncavo 200/210 mm
alicate lateral 170/200 mm
alicate lateral côncavo 170/205 mm
R: Esse é a soma dos dois anteriores, pois ele é de corte lateral e côncavo.
tesoura de poda para raízes
tesoura de poda aérea
serrote de poda
R: Incluir o alicate de arame
Por favor me corrijam se estiver errado.
Bom vamos imaginar que para poda aérea, raízes e serrote, utilizemos algo do tipo limmat, tramontina ou corneta por exemplo sobra-nos a necessidade implícita de partirmos para a aquisição das outras três ferramentas do outro lado do mundo, china ou japão correto?
Digo isso pois me colocando como exemplo principal, tenho por exemplo uma plaina Vonder e uma Stanley e no caso o acabamento, a durabilidade e precisão da segunda é superior porém não infinitamente superior em relação ao que ambas se propõe, ou seja elas realmente a diferença, apenas nas mãos de alguém que já tem uma certa experiência na sua utilização.
O comentário acima na verdade teci em virtude das seguintes dúvidas de um iniciante total na arte(no caso tomo por base minha experiência nesse universo que é praticamente nenhuma), mas com uma certa experiência na utilização de ferramentas elétricas e manuais dos mais diversos tipos:
1. Qual a real diferença das ferramentas oriundas destes dois locais?
R: Qualidade, essencialmente.
2. No caso um iniciante notará ou fará usufruto dessas diferenças?
R: Depois de algum tempo de uso a chinesa começa a dar pau.
3. É possível que alguém possa mostrar através de fotos a diferença de cortes numa mesma planta entre uma e outra?
R: No meu caso, comprei um lateral chinês e, com o tempo ele está mastigando na ponta. Só corta legal do meio para trás.
4. O que seria melhor, mesmo eu sendo um iniciante na arte adquirir este pequeno kit de origem japonesa, ou no caso adquirir um kit com 29 ferramentas no ebay por exemplo com 100 dólares?
R: Bom, minha opinião é a seguinte: Se quiser brincar de fazer bonsai, sem ser muito detalhista, pode comprar o kit de U$ 100. Mas, se quiser fazer um trabalho limpo, de qualidade, detalhado, sugiro comprar ferramenta uma por uma. Somente as necessárias. No kit vem muita coisa sem uso.
5. Existe dentre as ferramentas japonesas uma grande diferença também perceptível a um iniciante que justifique por exemplo pagar R$ 239,90 num Alicate Côncavo 175 mm Nobuichi, ou R$ 182,00 num Mitsuke, ou ainda pensar na importação de um Kaneshin ou mesmo um Masakuni?
R: O iniciante não irá sentir as diferenças.
Me desculpem se me estendi nos comentários, mas sou um pouco meticuloso e realmente gostaria da opinião sincera dos mais experientes, e digo isso pois sou um aficionado por ferramentas e na verdade já tive uma marcenaria, e todas as vezes que optei por comprar por exemplo uma DWT ou Vonder ao invés de uma Dewalt ou Stanley, me arrependi do resultado .
Desde já agradeço e um grande abraço a todos. |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Capobianchi
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 6:19 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio,
Bom considerando que sou bem mala na questão dos detalhes acho então que sigo seu conselho do adquirir uma a uma.
Então peço mais uma dica, de prima a melhor opção então seria um lateral côncavo, ou um côncavo e um lateral?
No caso do de arame, creio que inicialmente considerando certas habilidades que possuo consigo adaptar a ponta de um alicate stanley que tenho por aqui.
Inclusive fiz um côncavo a partir de um torques, mas o que tem acontecido é que acabou por ficando meio fininha demais a lâmina e ele já começou a morder. Bom gambiarra é gambiarra, umas funcionam bem por um tempo outras já nascem fadadas a sexta seção, a do lixo..... hehehehehe.
Abs _________________ Ao lugar comum que estejam os conformados pois basta apenas um passo a frente, para que você não esteja mais no mesmo lugar. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 01, 2012 7:51 pm Assunto: |
|
|
Então, capobianchi! Um côncavo/lateral de 170 ou até 210 mm, acho que é o ideal para começar.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Capobianchi
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:43 am Assunto: |
|
|
Bom e lá vamos nós pedir a ajuda dos professores.
Pelos preços e custo benefício agora paira uma última dúvida, a marca do brinquedo.
Nesse momento pela grana disponível e principalmente pela falta de competência na arte, Masakuni nem pensar, sobram algumas outras marcas pelo menos apresentadas na internet como muito boas ou até mesmo excelentes.
Estou na dúvida entre Kaneshin e Nobuichi, alguém já testou as duas para poder dizer qual é a melhor entre qualidade x custo benefício?
Grande abraço a todos. _________________ Ao lugar comum que estejam os conformados pois basta apenas um passo a frente, para que você não esteja mais no mesmo lugar. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 04, 2012 1:31 pm Assunto: |
|
|
Capobianchi, a Kaneshin é, em termos de qualidade, quase igual a Masakuni.
A Nobuichi fica abaixo. Tem que ver a questão de preço
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Capobianchi
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 2:12 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio,
Acho que a partir de agora vou começar a chama-lo de professor.
Pois em todos os meus posts normalmente quem tem me acudido é você.
Sendo assim, muito obrigado professor.
Grande abraço. _________________ Ao lugar comum que estejam os conformados pois basta apenas um passo a frente, para que você não esteja mais no mesmo lugar. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:19 pm Assunto: |
|
|
Capobianchi escreveu: | Grande Elio,
Acho que a partir de agora vou começar a chama-lo de professor.
Pois em todos os meus posts normalmente quem tem me acudido é você.
Sendo assim, muito obrigado professor.
Grande abraço. |
Rsrsrsrsrsrs......professor por formação universitária, eu sou! Agora, professor de bonsai só nos cursos que ministro aqui em Curitiba.
Aqui no fórum sou mais um que aprende e procura repassar o que aprendeu, o que não foi pouco.
Abração e disponha sempre! _________________ Elio
|
|
 |
ro.kamla

Registrado: 24/11/10 Idade: 46 Mensagens: 84 Localização: Jaboticabal-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 12:02 pm Assunto: Ferramentas |
|
|
Galera bom dia!
Vamos dar uma olhada na matéria do Paulo Netto:
http://aidobonsai.com/tag/improvisando-ferramentas-para-bonsai/
O único que não dah para "improvisar" é o alicate bola, mas me viro bem com o alicate que chamamos aqui de torquês, o mais redondinho, fui numa serralheria e eles o deixaram mais côncavo e mais afiado,consigo belos Uros com ele.
Um alicate de ajulejista para corte reto, a tesoura de ponta aguda e longa, comprei numa casa de produtos ortopédicos por 18,00 aço cirurgico e vamos que vamos...
Abraços! _________________ "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi!
Editado pela última vez por ro.kamla em Qua Out 10, 2012 12:27 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |
ro.kamla

Registrado: 24/11/10 Idade: 46 Mensagens: 84 Localização: Jaboticabal-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 12:04 pm Assunto: Ferramnetas |
|
|
E sempre ler os posts do Mestre Elio!
Hi!
 _________________ "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi! |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 12:09 am Assunto: |
|
|
Capobianchi,
eu sou novo nessa arte e estou também seguindo exatamente as dicas do Paulo Netto quanto a improvisar. Acho isso importante também, até porque se dá mais valor quando for adquirir uma ferramenta profissional.
Bem, o meu juniperus ainda é pequeno e até agora só precisei mesmo fazer uma desfolha simples do interior que eu utilizei até uma tesourinha de unha! rsrsrs
Quanto a comprar ferramentas, certamente eu vou fazer isso através do e-bay. Vivo comprando coisas por lá e nunca tive problemas e se os tiver, basta contactar o Paypal.
Abraços.
Editado pela última vez por André Rocha em Qua Jan 09, 2013 8:32 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Danilo Cattani
Registrado: 20/11/12 Idade: 45 Mensagens: 5 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 8:29 am Assunto: |
|
|
Aonde comprar?
Encontra em lojas de construção? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 10:37 am Assunto: |
|
|
Danilo Cattani escreveu: | Aonde comprar?
Encontra em lojas de construção? |
Danilo, ferramentas para bonsai vc só consegue comprar em lojas de Bonsai, seja pessoalmente ou pelos sites.
Outra opção é pelo e-bay, como André disse. Só que demora bastante, principalmente se for da China.
|
|
 |
Marcos Schaaf
Registrado: 14/02/13 Idade: 43 Mensagens: 5 Localização: Piracicaba–SP
|
Enviada: Sáb Jul 06, 2013 5:20 pm Assunto: Alicate lateral inox... |
|
|
Eu comprei um alicate bola inox, tesoura de poda inox e um alicate jin preto. Os 3 são materiais de ótima qualidade e não me arrependo de nenhum dos três. Excelente qualidade. Agora, gostaria de saber se alguém já adquiriu o alicate lateral de inox nessa loja. Estou pensando e comprar pois tenho um alicate lateral chines de qualidade muito ruim que comprei na ideal bonsai. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 06, 2013 9:13 pm Assunto: Re: Alicate lateral inox... |
|
|
Marcos Schaaf escreveu: | Eu comprei um alicate bola inox, tesoura de poda inox e um alicate jin preto. Os 3 são materiais de ótima qualidade e não me arrependo de nenhum dos três. Excelente qualidade. Agora, gostaria de saber se alguém já adquiriu o alicate lateral de inox nessa loja. Estou pensando e comprar pois tenho um alicate lateral chines de qualidade muito ruim que comprei na ideal bonsai. |
Marcos, qual loja?
As ferramentas de Inox que vc comprou são de qual marca?
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|