FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Juniperus Procumbens x Rio 40º
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2013 1:19 pm    Assunto: Juniperus Procumbens x Rio 40º Responder com citação

Olá pessoal, blz?

Sou novo no fórum e na arte do bonsai, mas já venho lendo e me inteirando sobre o assunto há um tempo.

Apesar de morar em apartamento, meu espaço aqui dispõe de boa incidência de sol, o que acredito que será necessária para essa espécie.

Venho aqui postar a foto do meu primeiro exemplar da arte: um juniperus. Ele foi comprado de uma floricultura e me dado como presente recentemente, no Natal de 2012.



Eu gostaria de algumas ajuda com o que devo fazer com ele. Bem as dúvidas são seguintes:

1) Quantos anos ele tem? O vendedor não soube me informar, mas acredito que tenha em torno de 2 anos, ou seja, que esteja no estágio da passagem de pré-bonsai pra bonsai. Estou certo? rs

2) Apesar de já ter visto muitos kengais desse juniperus, vou querer buscar o estilo moyogi mesmo por ser meu primeiro. Terei algum problema com isso?

3) Já é hora de aramar?

4) É comum as folhas secarem na base do galho?

5) Fiz uma pequena desfolhagem e retirei um pouco desse volume que ele tem no interior da copa, bem como tirei esses brotinhos minúsculos no caule. Fiz certo? rs

Bem, no mais é isso. Já agradeço pelas ajudas!
Att,
André.


Editado pela última vez por André Rocha em Dom Jan 27, 2013 12:19 pm; num total de 3 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
srandreluiz



Registrado: 24/11/11
Idade: 43
Mensagens: 72
Localização: Dourados-MS

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2013 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

eai chara.. blz..
bom eu tb nao sou expert no bonsai ainda.. mas posso te ajudar..
bom aqui conheço essa muda (acredito q ainda nao passa de uma mudinha) como Tuia Jacaré e tb tenho uma por sinal. ela tem o costume de se desenvolver esticando os galhos longitudinalmente(se é q me entende)vai muito bem no Kengai mesmo (cascata).

o ideal de se mecher nos juniperos ou tuias é no inverno, acredito q o melhor pra ela agora seria fazer um falso transplante para um escorredor e depois colocar na mamadeira para q ela se desenvolva melhor.
coloque um solo bem drenante 70% com pedriscos e cacos de telha ou tijolo moidos.

deixe q ela se desenvolva um pouco mais para poder aramar assim vc tera uma melhor percepção de estilo a tomar, essa planta tem os galhos bem flexíveis pode dar bastante movimento depois.

acho q é isso.. Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2013 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

srandreluiz escreveu:
eai chara.. blz..
bom eu tb nao sou expert no bonsai ainda.. mas posso te ajudar..
bom aqui conheço essa muda (acredito q ainda nao passa de uma mudinha) como Tuia Jacaré e tb tenho uma por sinal. ela tem o costume de se desenvolver esticando os galhos longitudinalmente(se é q me entende)vai muito bem no Kengai mesmo (cascata).

o ideal de se mecher nos juniperos ou tuias é no inverno, acredito q o melhor pra ela agora seria fazer um falso transplante para um escorredor e depois colocar na mamadeira para q ela se desenvolva melhor.
coloque um solo bem drenante 70% com pedriscos e cacos de telha ou tijolo moidos.

deixe q ela se desenvolva um pouco mais para poder aramar assim vc tera uma melhor percepção de estilo a tomar, essa planta tem os galhos bem flexíveis pode dar bastante movimento depois.

acho q é isso.. Abraços


Olá, xará!

Muito obrigado pelas suas considerações! Já é um alívio! rsrsrs

Vou dar uma mudada nesse substrato que está agora porque estou achando ele muito compactado. Parece haver apenas matéria orgânica...

Abraços,
André.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
srandreluiz



Registrado: 24/11/11
Idade: 43
Mensagens: 72
Localização: Dourados-MS

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 8:19 am    Assunto: Responder com citação

não mexa nas raízes.. nao é a época certa.. vc corre o risco de perder a planta. Ok
apenas faça o falso transplante.. ou seja.. retire ela desse vasinho e simplesmente replante num escorredor, sem mecher nas raízes.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Olá galera!

André sua planta é um juníperus squamata, conhecido como blue star(estrela azul)
srandreluis, o jacaré é o juníperus procumbens.

o primeiro adora sol, o segundo não muito.

o primeiro é muito confundido com a tuia pássaro azul(Chamaecyparis pisifera), e tb com o jacaré.

Dependendo da insolação o squamata pode ter as duas cores(verde por baixo e a brotação terminal azulada. No inverno aqui do sul o meu fica mais verde, agora no verão está bem azulado.

Se fizer uma pesquisa verá que o juníperus horizontalis é outra planta.

Falow!!!!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 11:17 am    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olá galera!

André sua planta é um juníperus squamata, conhecido como blue star(estrela azul)
srandreluis, o jacaré é o juníperus procumbens.

o primeiro adora sol, o segundo não muito.

o primeiro é muito confundido com a tuia pássaro azul(Chamaecyparis pisifera), e tb com o jacaré.

Dependendo da insolação o squamata pode ter as duas cores(verde por baixo e a brotação terminal azulada. No inverno aqui do sul o meu fica mais verde, agora no verão está bem azulado.

Se fizer uma pesquisa verá que o juníperus horizontalis é outra planta.

Falow!!!!

Muito obrigado pela sua ajuda, Marco.

Eu não estava tendo 100% de certeza de que minha planta era mesmo uma Juniperus Horizontalis, porque, pelo que já tinha visto, há muito erro na identificação dessa espécie pela internet e nas floriculturas.

O mais engraçado é que, no conhecimento popular, uma espécie Thuja se confunda com uma Juniperus, que é algo bem diferente.

Vou atualizar o título do tópico pra ficar correto. Marco, você poderia me dizer em qual tópico há uma foto do seu juniperus? Queria ver como é uma mais desenvolvida.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

André, infelizmente não vou poder te mostrar como ele está hoje, porque estou a 415km de casa, mas posso te mostrar algumas fotos que tenho aqui no not de 2007...assim que der atualizo










_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2013 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Está bem grande e bonita!

Você vai deixar esses dois troncos crescerem ou vai transformar um deles em jin?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
srandreluiz



Registrado: 24/11/11
Idade: 43
Mensagens: 72
Localização: Dourados-MS

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2013 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Blz Marcos.. se vc esta dizendo.. OK

mas so mais uma coisinha André.. quando vc pega na copa dessa sua planta.. ela espinha a mão, tem as agulhas bem afiadinhas. pq a minha é assim(dai seria o nome Tuia Jacaré) ou estou enganado mesmo, mas não creio q seja um juníperus squamata, e a minha é muito parecida com a sua;

Bom mas o Marcos parece ter mais experiência, não estou querendo discordar.. é so para tirar a pulga atraz da orelha mesmo. rsrs

da uma olhada.



Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2013 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Srandreluis, blz!?

Está sua parece ser mesmo a tuia jacaré(nome popular)-juníperus procumbens. Se vç prestar atenção na minha primeira foto, bem no cantinho, não muito nítido tem uma igual a sua em um vasinho plástico terracota. As duas são bem semelhantes, inclusive os espinhos(agulhas espetantes), o que difere são o porte delas, a folha azulada, o jacaré não gosta muito de insolação intensa, o blue star adora ficar na torreira do sol e quanto mais sol, mais azul. O cultivo do blue star à sombra pode ocasionar dele ficar mais verde que azul, sendo facilmente confundido. As agulhas são muito parecidas...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2013 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Ih galera,

Agora a minha dúvida voltou... Então, essa foto foi tirada logo depois de eu tê-la adquirido.

O que notei é que o interior dela estava muito cheio, como pode ser visto nesta foto. Infelizmente não tirei outras fotos laterais e da parte trás. E agora eu já fiz uma certa desfolhagem em seu interior pra ficar mais arejado e receber um pouco mais de sol. Era denso demais!

Acho que vou postar mais fotos detalhadas de como ela se encontra agora e então vemos melhor, ok? Voltei a achar que ela é uma tuia jacaré.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Jan 09, 2013 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Vçs sabem que fiquei na dúvida tb revendo o tópico...quando chegar em casa das férias vou fazer umas fotos com macro das duas juntas e posto aqui...
Abç ae gurizada!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2013 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Pois é, Marco.

Acabo de ver em outro tópico, o qual eu estou tentando tirar minha dúvida também, que um colega daqui do fórum postou um site com várias espécies de juniperus e eles são muito parecidos!!!

Se puderem dar suas opiniões lá também, o tópico é esse aqui!

To curioso pra ver suas demais plantas. Em breve vou trocar essa minha para um vaso maior!

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2013 7:48 am    Assunto: Responder com citação

Ah srandreluiz,

a minha espinha a mão sim! Foi até difícil desfolhá-la por causa dissso... hehehe... Mas tipo, tem outros juniperus que também espetam como você pode ver no site que está no tópico que eu postei anteriormente.

Comente lá também! A opinião de todos é super bem-vinda.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 4:48 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, dando prosseguimento ao andamento da minha planta, seguem mais fotos.

A única coisa que fiz desde que a ganhei foi raspar um pouco o tronco pra ver se ela estava mesmo viva, retirar algumas folhas secas e outras que estavam em muita quantidade no interior da planta.

Frente


Tronco finiiiiiiinho (rs) e com o detalhe da pasta selante no lugar onde eu raspei.

Vistas da lateral esquerda


Tronco com alguns brotos e umas folhas secas



Bem, é isso. Era pra eu trocar ele de vaso hoje, mas ainda não deu. Tenho que aproveitar a chuva que diminuiu a temperatura aqui no Rio...

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil