|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tchelow

Registrado: 26/01/12 Idade: 42 Mensagens: 10 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Out 09, 2012 10:53 am Assunto: Re: CORTA, CORTA! rs |
|
|
ronaldotoledo escreveu: | Na minha humilde opinião, ainda acho que cortastes muito pouco (estou sofrendo com TRÊS que tenho a mesma "pressão". Uma vermelha, uma rosa e uma spinosa...). A minha spinosa eu praticamente a recomecei, deixando apenas galhos primários curtos e secundários que já se subdividiram onde eu queria. Mas SEMPRE todo o cuidado (isso é meu, não sei se é regra) de haver brotação imediatamente anterior ao local onde estou cortando, para evitar que o galho seque... principalmente quando estou a fazer isso em meus pitecos). A sua Caliandra (repito, na minha opinião), tem que ser praticamente recomeçada para dar efeito bonito daqui uns anos. Eu deixo meus galhos primários com no máximo DOIS brotos, ou seja, no segundo já quero bifurcação... e assim segue a regra para os terciários e etc... isso tb já é pessoal. Não sei se os outros amigos concordam, mas acho que a sua ainda tem muitos secundários grandes. Como diria Hidaka, CORTA, CORTA! (lembrando da dica da brotação préexistente no broto anterior ao corte).
Abraçosssss, depois posto fotos das minhas. |
Eu estava esperando passar o inverno para fazer esta super poda. Acredito que nos próximos dias eu consiga realizá-la.
Depois de um tempo eu percebi a necessidade de cortar mais conforme as dicas que você deram, só não dava pra fazer isso no inverno! =)
Quando poder eu atualizo as fotos aqui.
E poste as suas também para vermos.
Abraços, _________________ Marcelo Romera |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Out 09, 2012 10:55 am Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Ter Jan 22, 2013 10:54 am Assunto: |
|
|
Amigo tchelow,
Estive a olhar seu post e me interessei bastante pelo seu projeto até pq passei por uma situação bem parecida com a sua, gostaria de saber como anda atualmente sua planta pois já se passaram 4 meses e essa espécie tem uma resposta muito rápida às intervenções, se puder postar novas fotos, seria interessante. A minha eu demorei a tomar essa decisão e quando efetuei a poda drástica me deu dor no coração, cheguei até a me arrepender de ter feito, mas hoje, com as novas brotações e as aramações, vejo que tomei a decisão correta, hoje tenho um pré bonsai, levará tempo ainda eu sei, mas se não tivesse feito, ainda teria um arbusto em um vaso pequeno. segue meu post pra vc conferir.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20927&highlight=claudio+soares _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Fev 06, 2013 11:28 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|