FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra spinosa: trabalho do BBC (2.ª planta)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2013 7:40 pm    Assunto: Caliandra spinosa: trabalho do BBC (2.ª planta) Responder com citação

Conforme havia especificado no primeiro post, eu e meus amigos: Francisco Lustosa, Glauco Felix, Wagner Arnaud e Estefânio, após um explendido churrasco na casa do Lustosa, nos entregamos ao prazer de trabalhar duas Caliandras, da variedade spinosa. A primeira planta, maior, pertence ao bonsaista Wagner Arnaud, e seu trabalho foi apresentado aqui no forum. Passo, agora, a mostrar o trabalho realizado na segunda planta, que pertence a mim:

Minha Caliandra, antes do trabalho realizado:






Três grandes bonsaistas, com longo tempo de prática e dedicação ao bonsai: Lustosa, Estefânio e Glauco, analisam detidamente as possibilidades que a planta oferecia:



Após uma criteriosa discussão e acalorada discussão, chegamos a um primeiro consenso, culminando na decisão de cortar, reduzindo o comprimento, alguns dos galhos da planta:



Sem chance de opção, fui o escolhido para realizar essa árdua tarefa de corte:







Sigo cortando, sobre as atentas observações e opinião do meu dileto amigo Glauco, com a anuência do não menos amigo Lustosa:



Vixe!!! e agora? rsssss



Cadê a minha planta?



Bem, parece que só sobrou um ou dois galhinhos para construir alguma coisa interessante com ela:





Glauco sugere "puxar" o tronco superior para baixo, para agregar movimento sobre uma possível estruturação:







Enquanto decidimos o que fazer, começo a desbastar alguns galhos que irão ser convertidos em jin:



Num ponto eu e o Lustosa concordamos: uma planta mais baixa fica bem mais interessante. Restava definir o que iriamos usar e o que seria descartado:





A sugestão do Glauco, quanto a usar o galho superior, baixando via tração, ficou um pouco em desacordo com as intenções de trabalho que eu e Lustosa víamos na planta:



Glauco faz um pouco de força, insistindo em sua posição de trabalho:







Apesar dos excelentes argumentos do Glauco, vencemos eu e Lustosa:



Um meio termo, contudo. O galho sugerido pelo Glauco foi preservado, convertido em jin e aramado, para receber um bom posicionamento:







Lustosa explica a melhor configuração para a futura estrutura aerea da planta, que apresentará uma estrutura baixa e compacta, porém bem delineada e esteticamente com um visual mais atraente:









Numa primeira finalização, a planta agora irá se recuperar dessa rigorosa intervenção, sendo que no ano que vem irei trabalhar um shari no tronco, o quer resultará numa combinação mais harmoniosa com os jin realizados. Certamente até lá a estruturação aerea estará bem melhor, garantindo um resultado bem mais interessante como um todo:















A grande vantagem de se trabalhar em conjunto, particularmente com ótimos bonsaistas, é que podemos sempre estar aprendendo mais um pouco uns com os outros, além da prazerosa discussão que sempre precede aos trabalhos, incindido muitas vezes em que a opinião de um seja contestada, discutida, e aceita ou não, a depender da validade e intensidade dos argumentos apresentados em sua defesa.

Por isso, apresento o trabalho acima aos amigos e colegas foristas, para que analisem com critério e discricionariedade, de maneira a opiniar, criticar, sugerir ou incluso fazer alguma projeção quanto ao trabalho, o que certamente só irá agregar ainda mais beleza a ele, ou quem sabe, quiçá melhorar um pouco mais. Avançar na arte bonsai é um caminho árduo, as vezes, mas as recompensas e méritos que podemos conseguir, faz com que isso continue a valer a pena. Obrigado.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mauricio Sampaio



Registrado: 22/01/13
Idade: 39
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 11:53 am    Assunto: Re: Caliandra spinosa: trabalho do BBC (2.ª planta) Responder com citação

nickyfury escreveu:
Conforme havia especificado no primeiro post, eu e meus amigos: Francisco Lustosa, Glauco Felix, Wagner Arnaud e Estefânio, após um explendido churrasco na casa do Lustosa, nos entregamos ao prazer de trabalhar duas Caliandras, da variedade spinosa. A primeira planta, maior, pertence ao bonsaista Wagner Arnaud, e seu trabalho foi apresentado aqui no forum. Passo, agora, a mostrar o trabalho realizado na segunda planta, que pertence a mim:

Minha Caliandra, antes do trabalho realizado:

A grande vantagem de se trabalhar em conjunto, particularmente com ótimos bonsaistas, é que podemos sempre estar aprendendo mais um pouco uns com os outros, além da prazerosa discussão que sempre precede aos trabalhos, incindido muitas vezes em que a opinião de um seja contestada, discutida, e aceita ou não, a depender da validade e intensidade dos argumentos apresentados em sua defesa.

Por isso, apresento o trabalho acima aos amigos e colegas foristas, para que analisem com critério e discricionariedade, de maneira a opiniar, criticar, sugerir ou incluso fazer alguma projeção quanto ao trabalho, o que certamente só irá agregar ainda mais beleza a ele, ou quem sabe, quiçá melhorar um pouco mais. Avançar na arte bonsai é um caminho árduo, as vezes, mas as recompensas e méritos que podemos conseguir, faz com que isso continue a valer a pena. Obrigado.


ExcelenteTrabalho...
Agora eu fiquei curioso para ver a planta formada...
Não deixa de atualizar o tópico não...VOu acompanhar..
Valeu....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom o trabalho Nicky Shocked Exclamation Exclamation Exclamation

Realmente trabalhar com os amigos em torno desta arte maravilhosa é muito gratificante!

Como o amigo comentou sobre projeto, eu me arrisquei neste desenho para ver se parece com as perspectivas de vocês quanto a "finalização" do bonsai:

_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 10:33 am    Assunto: Responder com citação

otimo trabalho , tbem vindo de vcs so poderia ter algo tão bom assim .
saudade do pessoal .

abraços a todos.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 7:26 pm    Assunto: caliandra Responder com citação

Ola meu amiigo nicky,mais uma de suas aulas e que coisa linda estas caliandras adorei,ando meio sumido mas acompanhando em breve te envio umas fotos do que ando aprontando,.
Abracos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 9:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Agradeço a participação e comentários elogiosos ao meu trabalho e ao dos meus amigos aqui do DF. De fato, é preciso estarmos sempre avançando na arte, em busca de aperfeiçoamento e conhecimento, para podermos tentar sempre melhorar a qualidade técnica daquilo a que nos propomos fazer. Nem sempre temos sucesso, infelizmente, mas é preciso manter a fé em nossa capacidade de abstração, e empreender sempre esforços no sentido de não deixar que isso nos limite.

Alexandre, sua proposta é realmente magnifica, sob todos os aspectos. Nossa intenção não chegou até esse nível, mas nada obsta que possamos adequar o nosso material a ela, o que certamente iria deixar a planta com um resultado não apenas surpreendente, mas inegavelmente melhor do que nossa pretensão alcança. Só tenho a agradecer a voce por essa nova oportunidade que a sua visão nos dá.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bela planta!!!!!
Parabéns, poste as novas brotações!!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2013 5:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Joicimar, quando houver novas brotações e eu puder montar uma estruturação adequada com elas, certamente irei postar para mostrar a continuidade desse trabalho. Agradeço sua consideração e opinião.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 5:06 pm    Assunto: Caliandra Responder com citação

Olha...se sem folhas tah bonita,
quem dirá com as copas formadas...
Acompanhando sempre...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza!
_________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns pelo trabalho e ate o ano que vem, quando a planta com certeza estara ainda melhor!!!!!
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Amigos..

E vemos claramente que o menos é sempre mais em se tratando de bonsai ... Desde a primeira foto até a ultima notamos que eles acabaram com a planta ao ponto de o proprietario se assustar com o resultado das podas....

E é assim que fazemos bonsai de qualidade , sem medo , sem dó , mas ao mesmo tempo com tecnica e cuidado . Notem que são 3 otimos bonsaistas, com experiencia e tecnica de sobra, para, com certeza fazer as melhores escolhas no momento dos cortes.

Acredito que a escolha do futuro desta spinosa é bem diferente da projeção do nobre e magico Alexandre , Sendo que os jins deverão sobrepor a copa que será compacta e baixa , reduzindo assim a altura da planta a 1/3 de antes das podas... ou seja restando apenas o tronco e os jins , com uma copa lateral e entrelaçada ao tronco. Teremos assim uma planta baixa , parruda e cheia de dramaticidade, ladeando sem duvida com as melhores já conseguidas com a especie ...


Agradeço o passo a passo que nos faz avançar nos estudos ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil