FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia em Caliandra 100% de sucesso
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 12:34 pm    Assunto: Alporquia em Caliandra 100% de sucesso Responder com citação

1º Material Utilizado

Buxa ou esponja vegetal, para servir de base para o substrato


2ºEscolha o galho e descasque o local do alporque, como medida pode usar a mesma medida do diametro do galho, lembre sempre de raspar bastante a madeira retirando qualquer vestigio de casca, senão envés de enraizar, cicatriza a casca

3º Prende-se a parte de baixo da buxa e preenche com o substrato de sua preferencia, eu usei neste caso pó de xaxim, mas pode ser usado serragem, musgo, terra etc. Fica a gosto de cada um





4º Agora feche direito para que o substrato nao saia


5º finalize cobrindo com um filme preto que pode ser plastico de qualquer tipo, eu usei saco de lixo, dê preferencia ao preto pois nao deixa entrar a luz do sol.

Mantenha sempre umido e verifique sempre o lançamento de raiz. O tempo de retirada do alporque varia de uma planta para outra e de epoca do ano tambem. Quando houver uma quantidade de raiz, que achar boa pode tirar. Eu esperei 3 meses para tirar.

6º esqueci de tirar fotos das raizes só tenho fotos dele plantado.
Antes de plantar dê uma arumada nas raizes colocando-as em direção radial.


1 Ano depois.... Eis o resultado:

Atualizando para que todos vejam e possam opinar sobre como proceder na proxima intervenção que pretendo fazer em setembro.

Estou pensando em eliminar o galho mais grosso da esquerda e replantar inclinada para o lado do galho retirado, usando o galho da direita como novo apice.
aceito.

Poda drástica feita, coloquei um tabua em baixo para deixar as raízes radiais.









Brotação apos 15 dias



Copa sendo construída e ganhando densidade.
acreidito que com mais uns três anos e um vaso adequado, poderemos chamar de um pre-bonsai







_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.


Editado pela última vez por O Guardião em Qua Jun 03, 2015 2:14 pm; num total de 8 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Perfeito! Gostei do passo-a-passo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!
Muito legal o passo a passo !

Parabéns pela explicação!

Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 3:06 pm    Assunto: Agradecimentos Responder com citação

Que bom que gostaram.
Tive mais trabalho para postar estas fotos e fazer este tópico que para fazer o alporque.
Quem quizer tentar é só seguir estes passos que não tem erro.
Já fiz com sucesso em caliandra, acerola, ficus carica, estou tentando em uma cerejeira, e futuramente farei em uma amora em um e numa ciriguela.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
rmarchesin



Registrado: 27/12/12
Idade: 36
Mensagens: 57
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Para os novatos como eu, esse passo a passo é fantástico!!! E ri muito quando você disse que fazer a postagem foi mais difícil que fazer a alporquia!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 7:09 pm    Assunto: Rsssss Responder com citação

rmarchesin escreveu:
Para os novatos como eu, esse passo a passo é fantástico!!! E ri muito quando você disse que fazer a postagem foi mais difícil que fazer a alporquia!!!


O Pior é que é verdade.
Eu já tinha feito antes mas só conseguia postar os liks das fotos
Mas agora peguei as manhas.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Wladimir Rizelio



Registrado: 19/01/13
Idade: 38
Mensagens: 11
Localização: Pato Branco-PR

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 11:02 am    Assunto: Aporquia Responder com citação

Muito bom mesmo, parabéns pelo post, vai ajudar muitos iniciantes assim como eu. Vou por em pratica essa técnica em uma acerola.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 11:08 am    Assunto: Obrigado Responder com citação

Que bom que todos gostaram. Essa é a ideia espalhar o pouco de conhecimento que cada um tem.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Lili Nagao
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/01/12
Mensagens: 126
Localização: SAO PAULO-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, guardião! Legal seu tutorial.
Eu só uso saco branco. Costumo reciclar aquelas sacolinhas de supermercado. A entrada de luz do sol não costuma prejudicar a alporquia, e fica bem mais fácil de visualizar quando o alporque está no ponto, sem ter que ficar abrindo.


_________________
Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 2:00 pm    Assunto: Considerações Responder com citação

Olha Lili, isso varia de uma especie para outra, do local em que o galho se encontra. É muito relativo, mas eu particularmente prefiro o saco preto, já fiz com sacos brancos varias vezes e deu certro tambem. Porem persebi um melhor resultado com sacos pretos.
Qaunto a verificar raiz e umidade na maioria das vezes nem é preciso abrir o alporque, pois as raizes começam a serem percebidas somente de pegar no substrato. E quanto a unidade pode ser verificada da mesma forma. No meu tutorial eu tento prever as condições mais extremas possiveis, já que em alguns casos os colegas tentaram de outras maneiras e não tiveram exito.
É somente mais uma tecnica, não a melhor tecnica.
Mas é muito bem vida sua participação. Assim evoluimos cada dia mais um abraço!
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Lili Nagao
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/01/12
Mensagens: 126
Localização: SAO PAULO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, guardião. O que eu escrevi não foi um crítica,ta?. Inclusive elogiei, e achei legal sua técnica. Eu só mostrei o jeito que eu costumo fazer.
De qquer maneira, parabéns pelo tutorial passo a passo.
_________________
Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Dom Mar 10, 2013 1:10 pm    Assunto: Replica Responder com citação

LILI NAGAO escreveu:
Olá, guardião. O que eu escrevi não foi um crítica,ta?. Inclusive elogiei, e achei legal sua técnica. Eu só mostrei o jeito que eu costumo fazer.
De qquer maneira, parabéns pelo tutorial passo a passo.


Sem problemas Lili. Não estou ofendido não. Foi apenas uma argumentção sobre o porque prefiro o saco preto. RSSSS
As criticas são sempre muito bem vindas.
Sempre que alquem levanta uma nova questão sobre um velho assunto, é saudável que argumentemos sobre, para que possamos chegar a resultados cada vez melhores.
ok?
Sinta-se à vontade para fazer qualquer tipo de comentario critico ou elojioso a qualquer tópico meu.
Um Abraço.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
João Vasconcelos



Registrado: 29/11/12
Idade: 40
Mensagens: 14
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Seg Mar 18, 2013 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Meus amigos, confesso que esse tópico me deixou muito intrigado. Estou planejando alguns alporques, e tenho lido que o sucesso do alporque se concretiza no fato que o anel, deve ser imediatamente abaixo de um nó (local onde houver uma folha) neste lugar, há uma maior concentração de (AIA) que seria o ácido-indol-acético, ácido responsável pelo desenvolvimento de novas folhas, só que em uma situação de alporquia, esse determinado ácido funciona emitindo novas raízes. O AIA é uma substância foto destrutível (isso significa que a presença de luz inibirá o aparecimento das novas raízes), e se, por ventura, alguma porção do musgo (ou qualquer outra matéria usada nesse sentido) receba luz durante o desenrolar do procedimento, poderá provocar uma má formação, diminuindo o crescimento das novas raízes, que poderá gerar um fraco Nebari. Com um número desproporcional de raízes voltadas para um só lado.



Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
_________________
Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.. Dalai Lama
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 18, 2013 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Legal, passo a passo bem explicativo, mas lembre que o ideal é sempre na primavera, tanto para começar o alporque quanto para retirar.

Esse é o certo, mas funciona fora de época também como vc pode comprovar, só dando a dica pois em algumas espécies não da certo fora de época, como no acer por exemplo Wink

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Seg Mar 18, 2013 3:04 pm    Assunto: corrigindo Responder com citação

Thomas Eckert escreveu:
Legal, passo a passo bem explicativo, mas lembre que o ideal é sempre na primavera, tanto para começar o alporque quanto para retirar.

Esse é o certo, mas funciona fora de época também como vc pode comprovar, só dando a dica pois em algumas espécies não da certo fora de época, como no acer por exemplo Wink

Abraço


Caro Thomas
a minha idéia era apenas demonstrar a técnica. Quanto a época certa é muito relativo isto. Depende da espécia, do clima local...
Minha sugestão é que quem quer que resolva aplicar esta técnica informe-se primeiro so a espécie em quatão e qual a melhor época para realizar o procedimento.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil