FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus sobre pedra
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Dougb2010
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/02/10
Mensagens: 111
Localização: Sorriso-MT

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 1:48 pm    Assunto: Ficus sobre pedra Responder com citação

Boa pessoal!!!

Segue foto do meu ficus, gostaria de opiniões que ajudem.
Pena não ter as fotos de quando comecei com ele!



Obrigado a todossssssss.......
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Opa, tá muito bonito já essa formação aí!

Eu fiquei pensando em Netsunagari, Ikadabuki, Kabudashi... estilos nada fáceis! Que tal? rsrsrs

Pela foto, to achando esse solo muito rico em material orgânico e, por isso, muito compacto. Que tal fazer um falso transplante pra um mais drenante? É só uma dica.

Parabéns pela planta, é um belo exemplar!
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Dougb2010
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/02/10
Mensagens: 111
Localização: Sorriso-MT

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 10:43 am    Assunto: Responder com citação

André Rocha escreveu:
Opa, tá muito bonito já essa formação aí!

Eu fiquei pensando em Netsunagari, Ikadabuki, Kabudashi... estilos nada fáceis! Que tal? rsrsrs

Pela foto, to achando esse solo muito rico em material orgânico e, por isso, muito compacto. Que tal fazer um falso transplante pra um mais drenante? É só uma dica.

Parabéns pela planta, é um belo exemplar!
Abraço


Ola amigo!
Eu fiz o trasplante a pouco tempo, o solo ta excelente, ta drenando bem sim, por baixo da primeira camada te pedrisco e areia misturado.

Valeu........
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, pelo visto voce cruzou os galho no tronco principal, e deve desfazer este cruzamento, do 3 e 4º galho, voltando ao formato origianl, o 3º galho retornando estara em seu lugar corret, ja o 4º galho estara errado, mas nada muito dificil de corrigir com a tecnica de encostia...ou faça uma poda radical deiuxando apenas este 4º galho tranformando e dando mais conicidade a planta tranformando ele em apice...
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Dougb2010
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/02/10
Mensagens: 111
Localização: Sorriso-MT

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 9:32 am    Assunto: Responder com citação

diegosanta049 escreveu:
Amigo, pelo visto voce cruzou os galho no tronco principal, e deve desfazer este cruzamento, do 3 e 4º galho, voltando ao formato origianl, o 3º galho retornando estara em seu lugar corret, ja o 4º galho estara errado, mas nada muito dificil de corrigir com a tecnica de encostia...ou faça uma poda radical deiuxando apenas este 4º galho tranformando e dando mais conicidade a planta tranformando ele em apice...


Ola bom dia amigo!!! o 3º galho não faz cruzamento não, somente dá a impressão, mas na verdade ele apenas faz uma curva para trás.

O 4º galho sim faz um cruzamento da direta da imagem para a esquerda, mas eu já apliquei a técnica da encostia e ele já esta se fundindo com o passar do tempo vai estar totalmente fundido ao tronco principal! Tive de fazer isso porque não nasceu nenhum galho deste lado, e quando eu peguei esta planta que estava esquecida em um vaso o galho já era muito grosso para poder furar com a furadeira e passar por dentro do tronco principal!! técnica que eu utilizo muito em ficus.

Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/03/12
Mensagens: 168
Localização: Caxias do sul-RS

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Dougb, parabéns pelo trabalho, concordo plenamente com os amigos acima com relação aos galhos cruzados, no caso o 3º galho que vc disse não cruzar, na verdade vai depender da sua vista de frente, se for essa que vc nos mostra, não há como negar que ele esteja cruzando sim, agora se vc girar a vista um pouquinho no sentido anti horário, até que aquela voltinha se esconda atrás do tronco, perderíamos essa referência visual de cruzamento, vc consegue me entender? Mas ha que se cuidar com o restante do conjunto se não ficará prejudicado pois esse giro afetará todo o conjunto.
Outra coisa, poderia me dizer qual espécie de ficus sua planta pertence? Fiquei curioso devido a desfolha e sei que alguns não recomendam desfolhas totais em algumas espécies. Abraço e boa sorte
_________________
QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Dougb2010
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/02/10
Mensagens: 111
Localização: Sorriso-MT

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2013 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio Soares II escreveu:
Amigo Dougb, parabéns pelo trabalho, concordo plenamente com os amigos acima com relação aos galhos cruzados, no caso o 3º galho que vc disse não cruzar, na verdade vai depender da sua vista de frente, se for essa que vc nos mostra, não há como negar que ele esteja cruzando sim, agora se vc girar a vista um pouquinho no sentido anti horário, até que aquela voltinha se esconda atrás do tronco, perderíamos essa referência visual de cruzamento, vc consegue me entender? Mas ha que se cuidar com o restante do conjunto se não ficará prejudicado pois esse giro afetará todo o conjunto.
Outra coisa, poderia me dizer qual espécie de ficus sua planta pertence? Fiquei curioso devido a desfolha e sei que alguns não recomendam desfolhas totais em algumas espécies. Abraço e boa sorte


boa tarde é um ficus benjamina sempre fiz desfolha total e nunca perdi nenhum galho mas acho que isso tem a ver da maneira que é feito e depende da região. Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil