Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Fev 24, 2013 3:09 pm Assunto: Ficus achado num muro |
|
|
Estava andando pela rua quando vi um ficus que havia crescido numa rachadura de um muro. Peguei ele, porém, veio com poucas raizes visto que elas estavam presas dentro da rachadura.
Eis a planta:
Que tipo de ficus é este?
Fiz uma desfolha e plantei num vaso (moro em apartamento e´portanto não tenho como plantar no chão e mamadeira fica complicado).
Após estilização ficou assim:
Frente:
Lateral:
O que acharam?
Um abraço |
|
|
 |
Mauricio Sampaio

Registrado: 22/01/13 Idade: 40 Mensagens: 25 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Fev 24, 2013 7:34 pm Assunto: Re: Ficus achado num muro |
|
|
Denis Araújo escreveu: | Estava andando pela rua quando vi um ficus que havia crescido numa rachadura de um muro. Peguei ele, porém, veio com poucas raizes visto que elas estavam presas dentro da rachadura.
Eis a planta:
Que tipo de ficus é este?
Fiz uma desfolha e plantei num vaso (moro em apartamento e´portanto não tenho como plantar no chão e mamadeira fica complicado).
Após estilização ficou assim:
Frente:
Lateral:
O que acharam?
Um abraço |
Fala aí Denis.
Ficou bem legal sua estilização, gostei muito.
Se eu não me engano é Ficus Retusa e ela adora nascer em muro e paredes, eu mesmo fiz um Yamadori de uma retirada de um muro na casa do meu irmão....
Parabéns, daqui uns 3 meses ela estará bem brotada. _________________ Se você nunca errou, nunca tentou nada de novo.
Albert Einstein. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Fev 25, 2013 1:43 pm Assunto: |
|
|
Eu teria plantado em uma bacia maior bem perfurada e refinado a planta por uns 2 anos para depois coloca-la nete vaso. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Fev 28, 2013 4:21 pm Assunto: |
|
|
sua estilização ficou interessante. deixe ela descansar por agora. o certo, como disse o colega a cima, seria deixá-la em uma bacia grande, para melhor recuperação. o ficus é bem resistente, se tiver ficado com algumas raizes, tranplante ele, do contrário, deixe come está. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 5:04 pm Assunto: |
|
|
A planta já está com um bom processo de brotação.
Depois de quanto tempo vocês acham que poderei retirar a aramação? O esforço que fiz no tronco foi muito elevado.
Um abraço |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 7:29 pm Assunto: |
|
|
com o início das brotações, verifique se o arame não está marcando a planta. Pesquise aqui no forum que tem muito material a respeito de ficus. _________________ Um grande abraço do amigo BonsaiTakin . |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 11:19 pm Assunto: ficus |
|
|
Ola denis,belo:-)material,sabe nao sei que tipo e mas tenho varios aqui em casa pois uma dica pelo:-)menos aqui e acho:-)que nao sera diferente em sua regiao,procure predios abandonados,casas,galpoes voce deve achar este tipo de ficus pois ele so germina com a ajuda dos passaros ai porwue se emcontra em predios velhos abandonados priincipalmente sem telhado.
Abracos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 25, 2013 11:08 pm Assunto: |
|
|
André e Bansaitakin,
Obrigado pelas respostas.
O arame não está marcando não. O problema é que não tenho experiência em quanto tempo deixar aramado. Estou pensando em 3 meses. Como tive que aplicar uma tração bastante forte (foram usados 2 arames de 3,5 mm para travar a planta na posição), tenho medo de não ser o suficiente e perder o trabalho.
Em contrapartida, se tirar depois corro o risco de marcar o tronco.
Estou na dúvida....
Um abraço |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 26, 2013 8:21 am Assunto: |
|
|
ok, mas como ja relatei anteriormente, o ficus tem crescimento rápido, o que implica em várias aramações no decorres dos trabalhos. Se o arama que vc colocou estiver marcando, retire-o e faça nova aramação. A paciência é a alma do bonsaista, verifique as épocas corretas para as intervenções, assim vc terá um bonsai de melhor qualidade técnica. _________________ Um grande abraço do amigo BonsaiTakin . |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 26, 2013 10:29 pm Assunto: |
|
|
Ok Bonsaitakin.
Entendi o que você quiz dizer. Vou proceder desta forma.
Obrigado. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 11:51 am Assunto: |
|
|
Vç fez a coleta e já aramou? Deu sorte hein!
Quando coletar mais plantas, procure deixar elas descansarem por um período relativamente longo(1 ano é suficiente). O arame é um processo bem traumático para a planta, principalmente pós yamadori.
Seu fícus é da variedade microcarpa, o retuza é outro...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 3:21 pm Assunto: |
|
|
Está bem interessante! Mas como o Marco falou, deu sorte!
A única coisa é que esse galho que está em contato com o solo, o qual tem um arame junto, ele deixa seu pré-bonsai menos harmonioso...
na minha opinião, tirando-o ficará melhor! _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 27, 2013 9:53 pm Assunto: |
|
|
Victor,
O que você está chamando de galho, na verdade é um pedaço de madeira que eu coloquei para travar a planta na posição, pois ela estava com muito poucas raizes. Assim que a planta estabilizar (acho que daqui a uns 3 meses), irei desaramar e retirar esta madeira.
Um abraço |
|
|
 |
|