FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

FICUS BENJAMINA Acham que estou aprendendo!!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/08/11
Idade: 40
Mensagens: 206
Localização: Nepomuceno-mg

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2011 8:08 pm    Assunto: FICUS BENJAMINA Acham que estou aprendendo!!! Responder com citação

Nao sei o nome mas e uma especie que se ve muito em pracas e calcadas aqui na minha regiao...

Ganhei ela de um amigo estava plantada em uma lata estava ereta dai fiz as curvas para dar uma quebrada no gelo.... rsrsrs

Fiz um vaso de granito da pra acreditar... sera que alguem ja teve essa ideia. Laughing olha as raizes quase espostas, essa arvore cresce muitas raises nao aconselho ninguem plantar nas calcadas.

Vendo alguns exemplares aqui no forum resouvi dar mais uma quebrada no gelo sera que vai ficar legal.... agora e ter paciencia...


Nao sei se fiz certo mas fiz uma desfolha para crescer tudo novinho.


Esta especie e muito resistente e forte ate hoje nao vi ninguem usando como bonsai. sera que tem alguem que usa?
[/img]
pois e isto ai espero opnioes e criticas, vamos ver daqui uns dois anos agora...
abraco a todos.


OLHA AI ESTOU ATE APRENDENDO MANDAR NO COREW
ABRACAO A TODOS.
[/url]
atualizado...

segundo angulo



Editado pela última vez por Diogo Afonso em Seg Mar 04, 2013 12:15 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Mensagens: 235
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2011 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Diogo,

esta ficando muito bacana teu trabalho. Excelente movimento de tronco e muito boa ramificação. A única dúvida que tenho é em relação a desfolha total. Já li em algum lugar aqui no Fórum que o Ficus Variegata não deve ser desfolhado totalmente. Me confirmem os mais experientes. Estou acompanhando.
_________________
"Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
victor.opini



Registrado: 02/05/07
Mensagens: 73
Localização: Mogi MIrim - SP

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2011 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Diogo,
Eu tenho um exemplar desta espécie.. é muito resistente mesmo, e desenvolve bem rápido..
Porem tambem estou com a mesma dúvida..
a algum tempo atrás fiz uma desfolha em alguns galhos do meu ficus..
Nos galhos em que deixei folhas na ponta, surgiram novas brotações. Mas no galho em que fiz uma desfolha total, foi perdido, secou e morreu.
As desfolhas eu realizei cortanto com uma tesoura no peciolo das folhas.
Sua planta está se recuperando bem depois da desfolha total?
Grande abraço
Victor
_________________
Não basta somente ouvir os sons da natureza, é preciso entende-los.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Márcio Friedrich Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/10/09
Idade: 44
Mensagens: 165
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Out 26, 2011 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que ta no caminho certo amigo... talvez num vaso maior ou até mesmo no chão desse para ganhar diâmetro de tronco.

De qualquer forma continue postanto a evolução pra que possamos acompanhar o desenvolvimento.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando;.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho vários ficus benjamina em formação. A planta está interessante, mas tem alguns defeitos que pode melhorar a qualidade futura. Very Happy
1 O movimento do tronco é bom, mas está sem conicidade. Se ocorrer broatação entre a base e a copa, deixe ela crescer como galho de sacrifícil, assim vai engrossar o tronco e melhorar a conicidade.
2 para o tronco que segue inclinado (a copa não está posicionada sobre o tronco), seria um estilo shakan. Neste caso a planta não se encontra em equilíbrio na sua projeção, precisaria que a copa do lado esquerdo fosse maior que o direito. Veja fotos na internet sobre o estilo e vai ver o que estou falando. Copa como desenhou fica bom como hokidashi.
3 O vaso futuro deve ser mais raso e poderá até ser mais largo. Como você mesmo comentou sobre 2 anos de espera, sugiro que coloque num recipiente maior, mais raso e mais largo para permitir maior crescimento das raízes, ao mesmo tempo que pode ir trablhando ela para formar um nebari mais interessante. Assim tua planta tende a evoluir mais rápido, a diferença em dois anos será grande.
4. Não sei como estavam as raízes ao você trocar de vaso, mas uma opção que tem é de fazer um "raiz sobre pedra com ele e deixar um atrativo maior ainda, é uma opção tbm.
5. Num vaso finalizado, mais raso e mais largo, pode colocar como efeito decorativo uma pedra de tamanho médio, no lado esquerdo para complementar o bonsai, acho que ficaria legal
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

tem um bom exemplar acompanhando!!!!!!!!!!!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/08/11
Idade: 40
Mensagens: 206
Localização: Nepomuceno-mg

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

atualizado amigos....
abraços....
_________________
Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil