FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Flamboyants - minhas pequenas mudinhas monstrinhas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 12:45 pm    Assunto: Flamboyants - minhas pequenas mudinhas monstrinhas Responder com citação

Olá à todos!

Essas aí são as minhas duas mudinhas de Flamboyant que fiz desde a semente, que tem aproximadamente 2 meses:



Chamo-as de monstrinhas, pois o crescimento delas é muito rápido, e as sementes depois da quebra de dormência pareciam uns monstros!
Atualmente, estão com uns 24 cm.
Me parece que já estão aparecendo galhos, sem necessidade de nenhuma intervenção:



Sou iniciante e gostaria da ajuda de vcs quanto as seguintes dúvidas:
- Já é possível fazer a aramação delas, para definir a estrutura do tronco?
- Se sim, qual seria a melhor época para esta intervenção?

Por enquanto, é isto!
Aguardo respostas! Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

ja esta passando da hora se ela engrossar mais nao conseguira entortar sem quebrar.
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro,

obrigada pela resposta!
Assim que tiver tempo, vou aramá-las Smile
Espero não fazer nada errado, pois ainda não tenho muita prática com bonsais.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sex Mar 08, 2013 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

E então, resolvi tentar a aramação. Não ficou bem feito, e o arame não é o recomendado, mas foi o que eu consegui.
Aí vai:

As duas aramadas, mas ainda sem movimento:



A primeira, já com forma. Tentei fazer uma espiral, como no estilo moyogi:



Na segunda, apenas dei uma curvatura no tronco:



E surgiu uma outra dúvida:
- em quanto tempo devo tirar o arame?

Aguardo ajuda e opinião de vcs Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 11:47 am    Assunto: Responder com citação

ninguém pessoal? Sad

Por quanto tempo devo deixar o arame?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Se esta for a forma que você deseja dar ao tronco, e da maneira que você colocou os arames, com bastante folga, eu penso que pode deixar por bastante tempo.

É só ficar atenta para não deixar o tronco engrossar e os arames marcarem a casca, já que esta sua muda apresenta um crescimento rápido.

Eu pesquisei aqui no fórum e internet e flamboyant é meio complicado para bonsai, mas com paciência da para se conseguir exemplares bonitos.

Se tiver a opção de plantar no chão diretamente, seria uma ótima para o desenvolvimento das tuas mudas.

Espero ter ajudado
ABS
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Roberto,

obrigada pela resposta ^^

Sobre a flamboyant ser uma planta difícil de ser trabalhada como bonsai, tb vi muito falarem isto. Mas já que estou com as mudas, não custa tentar.

Moro em apartamento, e não tenho como plantar no chão. À medida que achar necessário, vou transplantando-as para vasos maiores, e depois um escorredor-mamadeira.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, TheThality!

Como vc mesmo disse , é pouco o seu conhecimento sobre a nobre arte do bonsai, mas para seu consolo, saiba que todos nós começamos exatamente como vc. Errando , tentando, refazendo, perdendo plantas, um passo a frente , dois para traz... até que, aos poucos, vamos adquirindo experiencia suficiente para poder fazer uso de algumas tecnicas para melhor aproveitar as mudas que dispomos.

Veja que a aramação feita por vc deixa muito a desejar, pois os arames estão muito frouxos, o que dificulta em muito, o trabalhos de modelagem do tronco.

Note que para se ter um bonsai de qualidade tecnica e beleza estética é preciso imprimir desde o inicio dos trabalhos essa qualidade e harmonia .

Minha sugestão é para que retire estes arames e refaça o trabalho, usando o mesmo angulo na fixação do arame , mas que fique justo ao tronco. Desta forma poderá imprimir mais movimentos sem forçar o tronco, haja visto que arame frouxo não favorece em nada, alias , atrapalha.

Enterre o arame até o fundo do vaso , bem junto ao tronco , depois vá enrrolando para que fique justo ao tronco, até o apce , onde começam as folhas . Depois com cuidado comece a criar voltas e movimentos desde a base do tronco até o apce , com cuidado vc consegue " achatar o tronco " para que fique com 1/3 da altura atual, com cuidado, variando os movimento para que não vire uma espiral ou um zigue-zague sem graça .

Pode fazer isso aos poucos, ou seja, a cada dia vc força um pouco mais , até que fique como o desejado, evitando assim que o tronco se quebre...

Depois que algum tempo , quando o arame começar a marcar a casca da planta , pode-se trocar o arame por outro mais folgado , mantendo os mesmos movimentos. Essa tarefa será uma constante na condução da seu flamboiant, que tem um crescimento apcal muito forte e dificil emissão de galhos ... Dificil , mas não impossivel .


Depois de alguns anos os arames serão troncados por tensores para a ancoragem dos galhos ou tronco . Evitando que se perca as formas desejadas.

Note que, como está, quase não foi conseguido movimentos, ou muito pouco se conseguiu. É possivel aproveitar muito mais o potencial das mudas, e da especie , de tronco bem maleavel quando nova.

Esta é minha opinião .



Rolling Eyes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

PS:

Para forçar o surgimento de galhos vc deve retirar os brotos que surgem no final do tronco, não é preciso o uso de ferramentas , com a ponta dos dedos em pinça arranque os brotos novos, sem eles a planta emitirá brotos em outras partes da planta e assim surgirão os galhos ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio,

Obrigada pela sua opinião Smile

Pois bem, o arame que eu usei é bem duro, não é o indicado; tive que usar um alicate para segurá-los e usar a mão para torcê-lo em volta do tronco. Por isso ficou folgado.

Vou procurar um arame mais indicado e aramá-las novamente. Até lá, vou deixar como está.

Sobre o desenvolvimento da Flamboyant, venho lendo no fórum tudo que acho sobre esta planta, inclusive essa matéria: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=744&highlight= .

Sobre os novos brotos que estão surgindo no final do tronco, acha que já devo retirá-los? Na segunda foto, me parece que já há um galho saindo, fora o tronco principal. Devo tirar ele?

Agradeço novamente a atenção!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

A dificuldade que vc encontrou para aramar advém justamente do arame inadequado que deve ser substituido por outro de cobre ou aluminio.
Geralmente usamos restos de fios eletricos de varias bitolas, descascados para que fiquem mais discretos .

Retire o broto da primeira e mantenha o da segunda , servirá como experiencia. Alias , se for do seu interesse, conduza uma de cada forma para perceber depois as diferenças e resultados do manejo.

Vendo novamente as fotos sugiro tb retirar aqueles pratinhos que estão embaixo dos vasos . Alem de reter muita umidade, podem provocar o apodrecimento das raizes ou o aparecimento de fungos daninhos ao cultivo .

O ideal é que, a cada rega, a agua escoe totalmente pelos orificios no fundo do vaso, assim vai umidecer as raizes sem encharcar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Novamente, obrigada Bonsérgio!

Vou olhar o arame na IdealBonsai, ouvi falar que é confiável comprar por lá.

O pratinho embaixo é pra evitar que a água/terra escorra pelos buracos e suje a casa. Vou trocar por um mais adequado, tem problema?

Vou tentar conduzir as duas de forma diferente então, para poder comparar os resultados.

Aproveitando o tópico, também havia aramado outras duas mudas de algodoeiro (fotos abaixo). Acha que devo aramá-los novamente tb?

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Eis que me surge uma outra dúvida, olhando o site da Ideal Bonsai ( http://www.idealbonsai.com.br/arame-s1009/ ): que espessura de arame devo usar? O que usei foi de 1,65mm.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite , The Thality !

Quanto aos arames sugiro de inicio ir a uma loja de materiais eletricos e comprar alguns metros de fios eletricos de varias bitolas , descascar e utilizar, terá o mesmo resultado dos exclusivos para bonsai , com preços praticamente iguais e com a vantagem de conseguir na hora.
Se optar por comprar na Ideal Bonsai, fique tranquila, são de inteira confiança e muito atenciosos .

Quanto ao pratinho, o ideal seria manter sem eles, justamente para que a agua escorra e não se acumule no fundo do vaso . Se não tiver outro jeito reduza a quantidade de agua na hora da rega.

Já as mudas de algodoeiro, acredito que não servem para o cultivo como bonsai, acredito que tem vida muito curta , como as pimenteiras , os tomateiros ou o milho .

Outra questão é quanto ao lenho , ou seja, plantas que não tem uma estrutura lenhosa , com tronco e galhos maciços e com madeira resistente tambem não saõ adequadas ao cultivo como bonsai.

Sendo assim não se justificaria tentar cultivar uma planta como bonsai sendo que morreria naturalmente em 1 ou 2 anos , talvez nem isso ...

Crying or Very sad

Penso que vc deveria tentar cultivar especies mais indicadas para tal , como por exemplo : buxinho, ficus, acerola, jabuticaba, resedá, eugenia, primavera, azaleia, etc.. são faceis de encontrar , baratas e resistentes. Podem ser pequenas , devido ao seu pouco espaço, precisam apenas estar num local em que recebam insolação direta.

Depois, com mais experiencia parta para os juniperos e especies mais exigentes com o cultivo ..

Mas o principal é vc não desistir e sempre se lembrar das 5 regras basicas do bonsaista.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Então Bonsérgio, eu também nunca ouvi falar em bonsai de algodoeiro.
Mas na faculdade tem um exemplar (foto abaixo) e o tronco dele me parece lenhoso. Aparenta ter uns aninhos já.
Por isso, ainda tenho alguma esperança Rolling Eyes



Note o chão e a árvore cheio de algodões, acho lindo!
Acho difícil encontrar um algodoeiro assim, pois é mais comum vermos em grandes cultivos.

Ainda assim, obrigada por todas as dicas!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil