FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus Hokidashi
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/13
Idade: 51
Mensagens: 112
Localização: Riode Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 12:57 pm    Assunto: Buxus Hokidashi Responder com citação

Amigos, este Buxinho em treinamento, era uma bola.

Fiz a troca de vaso, as podas (demorei 7 horas), e eis o resultado com ele já brotando. Aguentou bem o tranco.

Aceito dicas e sugestões!

Obrigado e abs a todos!









Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

ficou legal , parabens.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Está bem encaminhado!
Basta aumentar um pouco mais a ramificação e ficará excelente!
Este Buxus tem um nebari muito bonito!
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/13
Idade: 51
Mensagens: 112
Localização: Riode Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Flávio e Vitor!

Tenho outras plantas no mesmo estilo. depois vou postar!

abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

Denis seu trabalho me serviu de inspiração.

Att Pedro Reimão.
_________________
A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/13
Idade: 51
Mensagens: 112
Localização: Riode Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Que prazer e honra saber disso Pedro!

Um abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Denis!

Ficou muito bom o seu trabalho, mas se me permite gostaria de dar algumas sugestões, sempre a intenção de ajudar e disseminar o pouco conhecimento que tenho .

Para que este buxus semper vivens tenha um aspecto mais harmonioso e ganhe mais caracteristicas de um bonsai no estilo hokidashi, que me pareceu ser o proposto por vc seria necessario uma condução mais elaborada e para isso o ideal seria trocar esse vasinho por uma bacia maior, elevando assim o ganho em vigor e desenvolvimento da planta como um todo . É indispensavel uma grande bacia, quando queremos o desenvolvimento das mudas, depois quando o projeto já estiver concluido, será a hora de ir reduzindo o recipiente de cultivo, até se chegar ao vaso ideal, com forma e cor condizente a planta e seu estilo , mas essa é sempre a ultima etapa , não a primeira.

Depois de replantar numa bacia maior , aguarde alguns meses para que acontaça a fixação e adaptação da planta ao novo ambiente, para depois iniciar a escolha dos galhos ideais e a eliminação dos cruzados e mal posicionados. Mantenha apenas um galho em cada direção, como se fosse uma roda de carroça.

Se o estilo for o moyogi os galhos devem ser em escada : O primeiro a esquerda ou direita , dependendo do tronco e frente do projeto, o segundo numa posição contraria ao primerio, depois fundo e assim adiante , até o apce.

Feito isso, os galhos deverão ser aramados e baixados até que fiquem , no minimo, paralelos ao solo, desta forma vc conseguirá imprimir idade ao seu buxus, posto que arvores antigas tem os galhos pesados e paralelos ao solo...


Com este procedimento haverá maior incidência de luz solar no interior da copa o que resultará na emissão de novos brotos junto na base dos galhos , possibilitando uma maior compactação e condução conforme o estilo escolhido ...


Espero ter ajudado em alguma coisa...

Rolling Eyes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/13
Idade: 51
Mensagens: 112
Localização: Riode Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Bonsérgio! Muito obrigado pelas dicas!

Confesso que aqui em casa tenho um certo "problema" com bacias. Minhas esposa acha feia...será? rs

Minha intenção era mesmo colocar em treinamento e achei que esse vaso maior, serviria. Como transplantei tem 30 dias, é melhor esperar mais um pouco para fazer outro transplante, certo?

Sei que ainda está muito longe a questão da arrumação dos galhos. Eu usei esse modelo da foto como inspiração e espero chegar nele um dia...rs

Ocorre que esse Buxus era uma bola de futebol, lotado de todos os lados e eu não quis fazer nenhum topiaria. Tirei bastante coisa, um por um, e aramei uns 3 galhinhos somente. Queria mesmo que ela desenvolvesse mais para fazer uma nova intervenção. Pelo visto, se não seguir sua dica, vai demorar bastante...rs

Dei sorte dele ter esse bonito Nebari e o tronco inclinado?

Pq algo me diz que Hokidashi, tem que ter tronco reto. Aquelas coisas de fazendo e aprendendo....

Abs e obrigado!

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Denis, o trabalho com bonsai é isso mesmo. Tentando, aprendendo, acertando às vezes, errando muitas, e assim se vai melhorando...
Colaborando com as colocações do amigo Sérigo, queria reforçar que o tronco inclinado não se adequa ao estilo okidachi ao que o amigo está tentando. Claro que poderia se colocar este tronco de maneira reta... Só que se olhar a primeira foto, onde o tronco aparece inclinado, se tentar colocar o tronco reto, estas raizes do nebari se levantariam de forma exagerada, jogando abaixo as hipóteses de se utilizar isso aí como um nebari do estilo hokidachi. Lembrando que um bom nebari, radial, bem distribuído, com raizes proporcionais sempre é desejável em qualquer estilo, mas no estilo hokidachi é quase uma imposição. Outro detalhe que depões contra o uso deste estilo em sua planta é o fato de que o tronco se bifurca em 2 e depois os galhos vão se abrindo aos pouco. Pela própria imagem que o amigo posto, se for ler lá do lado esquerdo está escrito que neste estilo "todas as ramas primárias devem sair da mesma altura". E eu teria que acrescentar: "no mesmo tronco". Outro detalhe é que o uso do estilo hokidashi em buxinho, não que não seja possível, mas dificilmente se consegue um efeito que não lembre uma topiaria mas sim um bonsai...
Já pra o estilo moyogi, este segmento de tronco longo e sem brotação tabém trará alguma dificuldade. Mas com sucessivas podas, nunca podas drásticas nos caso do buxinho, mas sim mais seguidas e curtas dá pra baixar esta brotação. Também se pode trazer via aramação alguns galhos mais para baixo...
A parada é dura...
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Mar 10, 2013 7:07 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Eu concordo plenamente com as excelentes colocações dos nobres amigos Bonsergio e Elio: de fato, se voce busca o estilo mais adequado para a sua planta, certamente não poderia ser o Hokidashi, vez que o tronco não apresenta as caracteristicas necessárias formadores dele, como demonstra a imagem que você mesmo usou como referencial e modelo.

Nós, bonsaistas, as vezes teimamos em seguir um caminho que pensamos ser o correto, quando a planta, infelizmente, não permite isso. Por vezes, é preciso repensar o trabalho, para termos um resultado senão de qualidade razoável, ao menos apresentável ao final das contas.

O estilo Hokidashi é muito complexo e pede, por parte do bonsaista, uma seleção criteriosa de galhos. Como há algumas variantes dentro desse estilo, é possível construir um com um Buxus, mas infelizmente não é o caso dessa planta, lamento dizer. Ela não se enquadra em nenhuma das variantes possíveis, não apenas por o tronco não ser totalmente reto, mas principalmente pela bifurcação inicial ser num ponto muito baixo, destacando dois troncos que, então sim, se bifurcam em vários acima desse ponto inicial.

E no que concerne ao recipiente de cultivo, sua esposa pode até não gostar, mas a bacia plastica é de longe o melhor meio para desenvolver uma planta como essa, pois permite um aumento substancial no sistema radicular da planta, o que releva sobremaneira a estruturação aérea, facilitando o seu trabalho na formatação dela. Eu uso e recomendo sempre a bacia plastica bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante. Isso dispensa escorredor e até mesmo a composição tradicional de escorredor=bacia, que chamam de mamadeira.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/13
Idade: 51
Mensagens: 112
Localização: Riode Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 10, 2013 9:38 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia amigos! Que coisa maravilhosa isso aqui. Vários amigos muito experientes me ajudando. Muito obrigado. Sou meio cabeça dura mesmo...e já tinha percebido (claramente) tudo que falaram. E realmente, sabia que estava "inventando"...rs

Minhas bacias tem que ficar no meu "laboratório", que fica no 2º andar. Para ficar na varanda da sala, bacia não pode! ahahahah

Vou subir a criança para o treinamento mais pesado, e sim, vai para a bacia, daqui 2 mêses. Transplantei a 30 dias...

Provavelmente, vou tentar um Shakan nessa planta.

Acho que até para o Moyogi não dá...o tronco é inclinado, reto. Para dar sinuosidade nele, deve quebrar.

Qd comprei, achei que era a grande vantagem dele...tronco inclinado, Nebari lindão...etc...vai principiante!! rs

Continuo com o mesmo apego e carinho pela planta, que tão bem resppndeu as minhas loucuras. Se o Shakan ficar difícil tb, vou deixar ela nadar de Crawl! (estilo livre)...rs

Muito obrigado a todos pela ajuda e atenção!!

Espero poder retribuir um dia!

Por hora, quem gostar de rock e quiser ir em shows dos Raimundos ou Dead Fish, se por acaso tiver shows por perto de vcs. Basta avisar!!

Mas rock e Bonsai é uma mistura paradoxal. rs

abs e bom Domingo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalma Dourado



Registrado: 29/06/11
Idade: 38
Mensagens: 53
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Mar 14, 2013 12:15 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando e aprendendo!!
_________________
Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu. (Steve Prefontaine)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 16, 2013 4:00 pm    Assunto: Responder com citação

Denis, com certeza o teu amor pela planta deve continuar, afinal ela tem sim potencialidades e estas devem ser exploradas. A questão do estilo shakan, realmente é um ponto forte desta planta. Poderia ser inclianda um pouco mais e com o nebari do jeito que é ele daria muita expressão ao estilo pois demonstra a força que a planta está tendo em se manter firme, mesmo inclianda. Este nebari mostra exatamente força da planta para se manter de pé! Neste caso, inclinaria um pouco mais para a direita, conforme tendo por base a primeira foto. Retiraria totalmente o galho da direita, ou faria dele um jin bem curto. Ao inclinar a planta, os balhos da esquerda praticamente ficariam na posição correta, mas se isso não ocorrer com tração é fácil colocá-los mais abaixo. Estes galhos serão um pouco mais alongados a fim de equilibrar o peso que o tronco está tendo para o lado oposto. Com os galhos do tronco da esquerda triangula uma copa e ficaria um exemplar bem interessante. Claro isso nao é tão rápido quanto escrever, mas é por aí...

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/13
Idade: 51
Mensagens: 112
Localização: Riode Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 16, 2013 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Elio,

vou tentar fazer uma projeção, mas eu entendi! Vou por esse caminho!

Obrigado e abs!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil