Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Roberto

Registrado: 17/01/13 Idade: 49 Mensagens: 69 Localização: Uberlândia-MG
|
Enviada: Qua Mar 06, 2013 11:27 pm Assunto: podas de manutenção - plantas viveiro romagnole |
|
|
Pessoal... postei anteriormente as fotos de algumas plantas que estava esperando do senhor Romagnole.... atualizando;

Editado pela última vez por Marcos Roberto em Seg Mar 11, 2013 5:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 7:14 am Assunto: |
|
|
Belas plantas. Parabéns. |
|
|
 |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 53 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 8:37 am Assunto: |
|
|
Posso estar enganado, mas aquele Ulmus maior, no canto a esquerda...já esta na minha casa! rs
Ou então, veio a irmã dele. rs
abs! |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 12:22 pm Assunto: |
|
|
Denis Porto Lomba escreveu: | Posso estar enganado, mas aquele Ulmus maior, no canto a esquerda...já esta na minha casa! rs
Ou então, veio a irmã dele. rs
abs! | manda as fotos dele... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 12:52 pm Assunto: |
|
|
Com muito prazer! Parabéns pelo trabalho!! Sensacional!! vc é que cuida das plantas Romagnole? Tem um Pinheiro negro a caminho para mim tb.
Outra coisa...preciso de umas dicas sobre o Uro que tem no Ulmus.
Já me falaram em colocar durepox ou fazer um furinho para drenar água acumulada.
Abs e obrigado!
 |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 3:34 pm Assunto: |
|
|
Denis Porto Lomba escreveu: | Com muito prazer! Parabéns pelo trabalho!! Sensacional!! vc é que cuida das plantas Romagnole? Tem um Pinheiro negro a caminho para mim tb.
Outra coisa...preciso de umas dicas sobre o Uro que tem no Ulmus.
Já me falaram em colocar durepox ou fazer um furinho para drenar água acumulada.
Abs e obrigado!
 |
Lindo seu ulmus...
Seria melhor vc usar uma pasta cicatrizante, porem, antes dê uma limpada na área retirando aquela madeira podre... a pasta irá impermeabilizar o local... o objetivo é evitar o apodrecimento por conta da umidade com as regas diárias, chuva etc... se não for tratado, pode chegar até o cerne da planta ocasionando sua morte.(lentamente)
Eu usei uma mistura de cola branca, graxa de sapato (pasta) e creme dental... ( tem funcionado bem).... é claro que com uma "pasta" de qualidade o resultado também será superior.
Eu sou de Uberlândia -MG...sou cliente deles, cuido apenas das minhas plantas rsrsrsrsr. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 3:39 pm Assunto: |
|
|
Verdade! Eu uso aqui uma pasta Japa, mais clara, para troncos com a mesma coloração e o Lac Balsam, mais escuro (alemão)...qd o tronco é escuro.
Mas, parece que ela já foi impermeabilizada.
Essa tarefa é ninja pra mim. Meu professor aqui do Rio, aconselhou Durepoxi para formatar e fechar...depois uns ajustes para ficar igual ao tronco....
Tipo escultura de Durepoxi. Nesse caso, é melhor eu raspar tudo com micro-retífica antes?
é muita planta pro iniciante aqui!! rs
Detalhe...ainda é um pré-bonsai!
Ainda tem a tarefa do vaso... |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 4:53 pm Assunto: |
|
|
Denis Porto Lomba escreveu: | Verdade! Eu uso aqui uma pasta Japa, mais clara, para troncos com a mesma coloração e o Lac Balsam, mais escuro (alemão)...qd o tronco é escuro.
Mas, parece que ela já foi impermeabilizada.
Essa tarefa é ninja pra mim. Meu professor aqui do Rio, aconselhou Durepoxi para formatar e fechar...depois uns ajustes para ficar igual ao tronco....
Tipo escultura de Durepoxi. Nesse caso, é melhor eu raspar tudo com micro-retífica antes?
é muita planta pro iniciante aqui!! rs
Detalhe...ainda é um pré-bonsai!
Ainda tem a tarefa do vaso... |
hunnn.... interessante, será que ele teria fotos para exemplificar de maneira prática como ele realiza este procedimento com a massa epox?? Será que ele compartilha conosco aqui no forun as informações?
Gostei da ideia... eu faço a limpeza com a retífica sim, porem, sem deixar entrar na parte viva... apenas limpeza |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 6:15 pm Assunto: |
|
|
Marcos Roberto um conselho que eu posso de dar é sobre a forma como você está podando as coníferas. Nunca se deve usar tesoura para podar a copa desse tipo de planta. As folhas são compostas por pequenos segmentos e com a tesoura você acaba cortando a parte mais grossa destes segmentos causando maior perda de umidade e podendo secar parte da copa, principalmente nas partes podadas. O procedimento correto é retirar com as mãos, puxando e girando com as pontas dos dedos para que as folhas se rompam na parte mais frágil e adequada. |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qui Mar 07, 2013 6:44 pm Assunto: |
|
|
marco_avelar escreveu: | Marcos Roberto um conselho que eu posso de dar é sobre a forma como você está podando as coníferas. Nunca se deve usar tesoura para podar a copa desse tipo de planta. As folhas são compostas por pequenos segmentos e com a tesoura você acaba cortando a parte mais grossa destes segmentos causando maior perda de umidade e podendo secar parte da copa, principalmente nas partes podadas. O procedimento correto é retirar com as mãos, puxando e girando com as pontas dos dedos para que as folhas se rompam na parte mais frágil e adequada. |
hummmm.... valeu pela dica, no shimpaku estava cortando alguns galhos secos... valeu pela dica... mas a criptoméria....ela vai agradecer rsrsrsr, valeu pela dica. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 8:21 pm Assunto: |
|
|
Denis, para fechar Uro é recomendável usar Durepoxi.
Como fazer:
1. Com Dremel retire toda madeira morta, musgo, limo, sujeira, etc. Tem que ficar na madeira limpinha.
2. Faça uma massa de durepoxi e vá preenchendo o burado.
3. Em hipótese alguma deixe a superfície do Durepoxi ultrapassar a base da casca.
4. Com uma lâmina fina, esterilizada, tire uma camada fina dos "beiços" da cicatriz para que ela volte a continuar cicatrizando, isto é, fechando o buraco, agora sobre o durepoxi.
Expliquei direito ou compliquei?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 8:47 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Denis, para fechar Uro é recomendável usar Durepoxi.
Como fazer:
1. Com Dremel retire toda madeira morta, musgo, limo, sujeira, etc. Tem que ficar na madeira limpinha.
2. Faça uma massa de durepoxi e vá preenchendo o burado.
3. Em hipótese alguma deixe a superfície do Durepoxi ultrapassar a base da casca.
4. Com uma lâmina fina, esterilizada, tire uma camada fina dos "beiços" da cicatriz para que ela volte a continuar cicatrizando, isto é, fechando o buraco, agora sobre o durepoxi.
Expliquei direito ou compliquei?
abraço |
Élio perfeita sua explicação... esse procedimento fará uma melhor cicatrização e fechará com os anos ou é somente para esconder ou "tentar suavizar visualmente" (esteticamente) a grande cicatriz? Os "beiços" da cicatriz depois de levemente descascados deverão ficar expostos sem durepoxi, correto?????
Editado pela última vez por Marcos Roberto em Sex Mar 08, 2013 9:12 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
acacio vargas
Registrado: 09/09/12 Mensagens: 46 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 8:48 pm Assunto: |
|
|
sensacional elio , nao conhecia essa tecnica ,  |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 9:08 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado mesmo Elio! Me ajudou muito!
Entendi perfeitamente, vou aplicar e postar aqui!
Grande abraço! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 08, 2013 9:11 pm Assunto: |
|
|
Marcos, depende da espécie. Se for um Ficus, por exemplo, fecha completamente. Se for uma Bougainvíllea, não fecha. É apenas para não ficar um buraco, juntar água, etc.
Acácio, sempre temos algo a aprender.
No último suspiro de vida........aprendemos a morrer!! Caramba, isso foi profundo.....!!!
abraço  _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|