FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Molhar as folhas com o Sol a pino.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 9:14 pm    Assunto: Molhar as folhas com o Sol a pino. Responder com citação

Se eu molhar as folhas do meu bonsai com o Sol a pino elas vão queimar?!

Na verdade isso depende muito.
Depende do nível de insolação, do tamanho da gota e da espécie em questão.

Uma aulinha de física básica sana grande parte das dúvidas.

As gotas, quando grandes o suficiente para convergir uma determinada quantidade de luz, podem queimar as folhas; mas se forem pequenas, talvez nem cheguem a causá-las pois não chegam a concentrar a energia necessária, isso tudo porque a gota d'água sobre uma folha tende a formar uma lente plano-convexa, lentes côncava-convexas e mais raramente lentes biconvexas, graças aos estudos da física, é sabido que a natureza destas lentes é de convergência, em outras palavras, elas tendem a concentrar os raios solares provocando queimaduras nas folhas, que depois das raízes, são as partes mais sensíveis das plantas, sendo muito suscetíveis as queimaduras.


Mas por que os raios Solares concentrados queimam?
Ora, se um raio Solar normal, por assim dizer, é energia luminosa e sabendo que a luz tende a se transformar em outras formas de energia( por exemplo: a fotossíntese é a transformação de energia luminosa em energia química, mas não vou explicar como isso acontece porque não se trata de uma tese de doutorado) , então ele próprio já esquenta, ou seja se transforma em energia calorífica. Portanto os raios Solares concentrados tendem a se transformar em uma quantidade de calor muito maior, quantidade que pode ser suficiente para queimar.





Mas por que varia de espécie para espécie?
Porque graças a composição química de uma folha de uma planta ser diferente da de outra, um material pode necessitar de menos energia do que o outro para queimar. Por exemplo as Jabuticabeiras e as Pitangueiras queimam as folhas mais facilmente que as Aceroleiras.
Entretanto, nada nos impede de borrifar nossas plantas nos dias mais quentes, mas eu disse borrifar, não deixar grandes gotas, quase com 1/4 do tamanho da folha. Por isso existem os borrifadores. No geral gotas com menos de 4 mm não tendem a causar estragos, porém como eu disse depende muito de muitos fatores...

Bem, espero ter ajudado. Eu aprendi isso ano passado no colégio na aula de física, e, como amo a matéria assim como a arte bonsai eu estou sempre estudando, revisando e relendo. Às vezes é necessário o conhecimento de outra área para explicar um acontecimento em uma.
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Legal, boa informação. E quanto às raízes, será que há alguma implicação?
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Neste caso o que pode causar males à planta não são as lentes d'água, mas sim o aquecimento do substrato e o choque térmico.
Por exemplo: Está fazendo 40ºC, mas graças à copa densa, o substrato está com temperatura em torno dos 25ºC, portanto regar não deverá causar males. Entretanto se nesta situação a planta não possuir uma copa densa e o substrato estiver com pouco menos que 40ºC, regar pode acarretar num choque térmico e matar as raízes finas.
Existem muitas variantes... Como o vaso do bonsai, substrato, planta, insolação, temperatura, etc. O nobre amigo nickyfury já falou a respeito disso em um de seus posts se não me engano
O ideal mesmo é regar no fim da tarde, mas seria bom, também, se olhasse-mos a previsão do tempo no dia anterior, para que se o dia seguinte for muito quente, reguemos as plantas de manhã, dando assim o tempo da água evaporar e não causar o choque de temperatura, nem o aquecimento excessivo do substrato.
Isso acontece em todo o Brasil praticamente, exceto nas regiões serranas ou no Sul, onde o verão tende a ser mais ameno.
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui temos uma observação muito importante do nobre amigo Elio:

"Victor, na teoria procede, mas na prática não, por vários fatores.

1. As gotas de uma rega, são pequenas, bem menores que 4mm
2. Com sol forte, elas evaporam tão rapidamente que o fator lente não se manifesta
3. A própria gota d'água refrigera o local
4. Como as folhas, dificilmente ficam completamente na horizontal e planas, as gotas escorrem pela folha caindo sobre o substrato.
5. As gotículas pequenas que não escorrem mas se firmam na forma são tão pequenas que secam rapidamente e não fazer o fator lente.

Bom, essa é minha teoria e experiência própria pois, em dias muito quente rego duas vezes ao dia: Perto do meio dia e final da tarde. Nunca tive uma folha queimada por conta disso. "

Para criar este post eu me embasei na física teórica e na prática existem muitos fatores externos que acarretam ou não em determinado acontecimento. Por isso que é muito difícil de se queimar folhas somente com água, é mais fácil fazê-lo com excesso de adubação química, não que alguém queira queimar as folhas da própria planta.
A todos que lerem meu post, saibam que me baseio na teoria, na pratica existem tantos fatores externos, desde o vento à natureza física comportamental da água de evaporar e da capacidade de absorver calor do ambiente, fazendo com que refresque a planta.

Boa observação, Elio. Oque seriam dos aprendizes sem os seus mestres?!
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 11:12 pm    Assunto: agua Responder com citação

Ola pessoal nao querendo criar uma polemica mas apenas para orientacao eu tive uma experiencia lastimalve ano passado.Fui viajar e deixei minha irma responsavel pela rega de meus bonsais e pedi que fosse no fim do dia,mas a mesma um dia por preguica e estava passando em frente a minha casa as duas horas mais ou menos foi o que ela me disse num dia dequales de calorao infernal 40 graus e ela molhou com a mangueira todas elas,resultado as figueiras,os pingos douros,primaveras e reseda wueimaram 80% das folhas e tive que desfolhar total quando voltei e perdi trabalhos de copa de dois anos mas o que fazer.Hoje nal deixo ninguem mais uso sistemas de garrafas pet de refri de 600ml enterradas o bico na terra e nao tive mais problemas com isso.
Espero nao causar nenhuma discusao e sim apenas relatar mina experiencia pois cachorro mordido de cobra tem medo de linguica temperada.
Abracos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Mar 25, 2013 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Andre,

acho mais provável que o problema tenha se manifestado por deficiência de aguá do que pela rega a sol a pino. Tenho mais de 100 plantas e molho algumas vezes, quando esqueço ou me falta tempo, entre 11 horas e 14 horas e não tive esse tipo de problema.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Seg Mar 25, 2013 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

também já molhei diversas vezes as 12hs e nunca tive problemas com isso
hoje mesmo estava sol forte ate 12hs e choveu e agora ja esta com sol de novo e não vejo nem uma arvore ou planta queimada...

mais fácil ter problemas pro falta de água do que por molhar ao meio dia.
opinião minha.
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Marrom



Registrado: 20/04/09
Mensagens: 24
Localização: Ipatinga-MG

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 1:02 am    Assunto: Re: agua Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola pessoal nao querendo criar uma polemica mas apenas para orientacao eu tive uma experiencia lastimalve ano passado.Fui viajar e deixei minha irma responsavel pela rega de meus bonsais e pedi que fosse no fim do dia,mas a mesma um dia por preguica e estava passando em frente a minha casa as duas horas mais ou menos foi o que ela me disse num dia dequales de calorao infernal 40 graus e ela molhou com a mangueira todas elas,resultado as figueiras,os pingos douros,primaveras e reseda wueimaram 80% das folhas e tive que desfolhar total quando voltei e perdi trabalhos de copa de dois anos mas o que fazer.Hoje nal deixo ninguem mais uso sistemas de garrafas pet de refri de 600ml enterradas o bico na terra e nao tive mais problemas com isso.
Espero nao causar nenhuma discusao e sim apenas relatar mina experiencia pois cachorro mordido de cobra tem medo de linguica temperada.
Abracos



num é por nada heim Andre Antoniazzi, mas acho que este seu encarregado de molhar as plantas deu um famoso "migué" rsrsrsrs Esse cara nunca num deve ter aguado coisa nenhuma. kkkkkkkk

Abraços
_________________
.
*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` ** Abraços marronzados!! **
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

André, bem provável que ela tenha regado as plantas sem escoar antes a água que estava parada na mangueira, com certeza fervendo!!!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 9:06 pm    Assunto: rega Responder com citação

Ola pessoal,obrigado pelos esclarecimentos pois tmb cheguei a desconfiar disso mas........sabe aquele ditado irma e irma? Bom saber disso pois temos dicas de amigos aqui mas podem ficar calmos pois naomarrumararm uma confusao entre irmaos apenas por seguranca nao vou mais pedir pra ela molhar minhas plantas quando viajar.
Abracos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil