Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 30, 2013 8:44 pm Assunto: Taxus baccatta |
|
|
Comprei hoje um Taxus baccatta (planta originária de Portugal).
Alguém conhece?
Quais os principais cuidados a ter com ela? (no site informava que é muito resistente e que se trata de um pinheiro).
Na NET tem fotos de trabalhos muito bonitos com esta planta. Achei interessante.
Um abraço |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 01, 2013 7:55 pm Assunto: |
|
|
Ninguém conhece esta planta? |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 01, 2013 11:18 pm Assunto: |
|
|
Denis Araujo,
O Taxus Baccata e o Teixo, da familia das Gimnosperma, comum nas terras altas de Portugal e outros paises da Europa.
Tem crescimento muito lento, aqui quase nao vemos bonsai desta especie, mas na Europa e bem mais comum. Vamos aguardar outros foristas se pronunciarem, se pesquisar no forum deve achar alguns comentarios sobre a especie.
Abraco _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Abr 01, 2013 11:22 pm Assunto: |
|
|
Não conheço a planta, mas certamente, não é um pinheiro, a pesar de também ser uma conífera.
Você comprou do exterior ou do Brasil mesmo? Pergunto isso, porque o clima em Portugal é muito diferente do nosso e talvez você tenha dificuldades com a aclimatação. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 01, 2013 11:28 pm Assunto: |
|
|
Comprei na O Bonsai. Li a respeito e a informação que tenho é que ele se adapta bem ao clima do Brasil.
Obrigado pelas respostas. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 15, 2013 3:07 pm Assunto: |
|
|
Segue fotos da planta. Ela está brotando. Tive que fazer um shari na parte de trás devido à existência de madeira podre.
O que vocês acham? Sugestões?
Frente:
Lateral:
Fundos:
Topo:
 _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 17, 2013 5:54 pm Assunto: |
|
|
O material é fantástico, mas não me parece ser um pinheiro!!!! De qualque forma estou a cata de material sobre a espécie, se eu encontrar algo muito inovador posto aqui!!!!
Abraço _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 17, 2013 9:56 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Djalmo. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Seg Jun 17, 2013 11:38 pm Assunto: |
|
|
Oi Denis!
Bela aquisição. Já tive um Taxus baccata mas um gato maldito derrubou seu vaso (que se quebrou) numa noite chuvosa de verão e quando vi no dia seguinte o sol de janeiro já havia esturricado as raízes lavadas pela tempestade; nunca mais achei outro.
Apenas tome cuidado ao manuseá-lo, principalmente nas podas: o teixo é venenoso, seu veneno pode atacar o sistema nervoso e cardiovascular, podendo mesmo levar à morte. Não estou brincando! Pesquise um pouco. Mas se você tomar cuidado não vai se intoxicar
Abraço! _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 19, 2013 9:53 am Assunto: |
|
|
Olá Ivo,
Obrigado pelos seus comentários.
Quando comprei não fui informado sobre a toxicidade da planta, mas quando recebi, veio um folheto alertando sobre o risco.
Quando tenho que intervir nele estou usando luva para prevenir qualquer problema.
Você estava conseguindo ramificar o seu? Como estava fazendo?
Se ainda estiver querendo comprar outro Taxus, na Ideal ou na Obonsai tem (não me lembro em qual das duas). _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 21, 2013 6:37 pm Assunto: |
|
|
Denis, sugerindo segundo a frente que o amigo escolheu, segue uma projeção meio tabajara do que seria possível fazer. Os galhos estão bem no ponto de aramar, então este processo agora seria fácil. Arama eles e baixa conforme as linhas que desenhei. Será necessário encurtar alguns. Especialmente do lado esquerdo, onde o glalho de cima é mais longo do que os de baixo. É preciso cortar ele tornando-o mais curto do que os de cima a fim de formar a triangulação da copa. Mas isso somente depois deles aramados e posicionados quando vais perceber ao certo o quanto tem que corta. O djin está bastante longo, reto e uniforme. Retirando alternadamente madeira dos lados você consegue dar um leve movimento nele, conforme retirei simplesmente apagando. E também não precisa ser tão longo. Até é de se pensar na possibilidade de retirá-lo. Mas isso vai do gosto do amigo. Bem, é apenas uma sugestão. O material é bom e pode ser sugerido várias outras opções.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 21, 2013 8:10 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Muito boa a sua colocação. No inicio do post você fala que estaria usando a frente que eu escolhi. Se sua, usaria outra frente? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 21, 2013 11:21 pm Assunto: |
|
|
Possivelmente...Mas tem algumas considerações importantes nisso tudo. A primeira que até esqueci na minhas colocações é que mantendo a frente escolhida você deverá no próximo replantio corrigir a inclinação da planta pois com esta frente o tronco fica pendido para traz e isso não é legal. Ele deve ficar ereto ou levemente, mas muito levemente inclinado para frente.
Se você utilizar o outro lado como frente seria com o intuito de valorizar mais o shari, mas tem alguns inconvenientes: Olhando por este ângulo, se forma uma espécie de caroço (conicidade invertida) na altura onde sai a brotação e os jin. Além disso os jin saem em forma de T, ou quase parecendo dois chifres de boi. Então se usasse esta frente teria praticamente que retirar este jin que sai a esquerda e retirar madeira a fim de afinar este caroço. Ainda assim, o jin maior sai totalmente reto e cilíndrico, o que não é legar. A escolha da outra frente, a primeira, esconde estes dois problemas que ficarão camuflados pela copa, por isso sem fazer outras intervenções que citei esta frente ainda é a melhor.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 22, 2013 8:16 am Assunto: |
|
|
Fiz a aramação. Abaixo estão algumas fotos:
Frente:
Topo:
Elio,
Quando você disse que deveria reduzir o comprimento do galho à esquerda, você estava se referindo ao galho que agora está na esquerda na parte superior, correto?
Pretendo ainda reduzir o jin cortando ele onde hoje tem aquele galhinho na frente.
Vocês veem alguma outra ação que deveria estar tomando nesta planta? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 07, 2014 10:27 pm Assunto: |
|
|
Após as intervenções sugeridas pelo Elio, deixei crescer livremente.
No inverno vou podar e aramar novamente.
Sugestões?
 _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
|