FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Carlos Lima

MensagemEnviada: Dom Abr 21, 2013 9:40 pm    Assunto: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa? Responder com citação

Olá pessoal. Estou aqui criando esse tópico para tirar essa incomoda dúvida.

Como nunca usei o essa mistura de adubos( Torta de mamona + Farinha de osso) gostaria de saber quantas colheres de sopa desse adubo é colocado na cobertura dos bonsai frutiferas e arbustos?

Eu li que as frutiferas são 20 colheres, e arbutos 10..
É isso mesmo, ou esta informação é incorreta?

Quem puder me responder, desde já agradeço muiiito!

Valeu!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel Mallmann

MensagemEnviada: Dom Abr 21, 2013 11:42 pm    Assunto: Re: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa? Responder com citação

Carlos Lima escreveu:
Olá pessoal. Estou aqui criando esse tópico para tirar essa incomoda dúvida.

Como nunca usei o essa mistura de adubos( Torta de mamona + Farinha de osso) gostaria de saber quantas colheres de sopa desse adubo é colocado na cobertura dos bonsai frutiferas e arbustos?

Eu li que as frutiferas são 20 colheres, e arbutos 10..
É isso mesmo, ou esta informação é incorreta?

Quem puder me responder, desde já agradeço muiiito!

Valeu!

Oi !!
Nas minhas plantas(pré-bonsai) uso em torno de duas a três colheres de sopa de TM e mais a mesma quantidade de FO, de dois em dois meses +- .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 01, 2013 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Carlos!

Então, aqui em casa em até utilizei a torta de mamona e realizei um procedimento que o pessoal ensinou aqui no fórum. Veja no link : http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/09/torta-de-mamona-e-farinah-de-osso.html

Mas sinceramente eu não utilizo mais aqui em casa, no início o cheiro foi bem forte, típico de adubo orgânico, e a Fuka, minha esposa, quase me matou devido ao cheiro.

A solução foi desembolsar uma graninha a mais e comprar o Osmocote!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/10/e-la-vamos-nos-chegou-o-osmocote.html

Fica a dica.

É isso aí!
Até mais!
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 01, 2013 8:45 pm    Assunto: Re: ADUBAÇÃO COM TM+FO; Qual a quantidade certa? Responder com citação

olá gil_fuka

A quantidade de TM e FO por vaso pequeno é uma colherinha de chá por meses com "R", vasos medios pode colocar uma colher de sopa rasa, vasos grandes uma colher de sopa. Todas as aplicações longe do caule, perfazendo as bordas do vaso, semeando o adubo, cuidado com a lixiviação deste adubo com a rega.. pode peder muito adubo se regar e este for carregado com a agua...
as percentagens de cada produto pode ser.. 1/3 TM e 2/3 FO... ou metade cada.. ai terá mais nitrogenio, para plantas jovens OK...
Abração
Rodrigo
Lozzardo

MensagemEnviada: Qua Maio 01, 2013 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo vai depender do tipo de planta, tamanho, época do ano e o que se visa: crescimento, frutificação ou floração...

A falta você consegue sempre corrigir gradualmente; excessos quase sempre resultam na perda da planta.

Busque informação mais especifica sobre a espécie que você vai adubar, a melhor época pra vaze-lo e a quantidade/ modo mais indicado a usar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 02, 2013 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, como regra geral pode adotar a indicação do Rodrigo. Sugiro 50%+50%. Mesmo aumentando ou pouco a dosagem, como é adubo orgânico não há riscos para a planta, o que não seria o caso se fosse adubo químico.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: