FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cambuim
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá escreveu:
Olá amigos,

Acheia a planta linda, cm já mencionado, apesar de ir em desencontro com as regras de estética, tb prefiro as formas naturais, muito das regras de estética foram formadas em cima de espécies orientais e portanto dando liberdade a nós de aproveitar a beleza e formas de nossas nativas assim como os orientais (desculpem o trocadilho) se orientaram pelas formas naturais das árvores em seus países. Se percorrermos nossos parques públicos, onde devido aos bosques mais limpos do que as florestas podemos observar as mais incríveis formas de nossas plantas que crescem de forma livre e se repararmos bem nenhuma delas tem o padrão oriental de estética. Ñ seria de certa forma ñ natural tentar seguir os padrões de árvores estrangeiras ao invés dos padrões de nossas árvores? Claro que ao trabalharmos árvores orientais (Acer, juniperus, pinheiros, etc) ou de outras regiões do planeta devemos nos ater aos padrões estéticos destas árvores, sejam por sua formação natural ou pelas interpéries da natureza em sua vida.

Aliás a espécie é da mesma família da jaboticabeira se ñ me engano, que tb tem uma formação muito parecida.

Gostaria de aproveitar o ensejo e perguntar aos amigos onde consigo sementes desta espécie?

Abraços a todos.


Concordo com vc. Temos que dar um tratamento mais adequado às nossas nativas, em suas formas. Quanto às sementes, quando as minhas derem sementes, posso lhe enviar. No vaso que veio este cambuim, tinham 40 mudinhas que replantei. Elas só não crescem muito rápido.
Abração.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Blz, quem achou que estava sozinho nesta era eu.

Tb sou da opinião de que deve manter o tronco. Trabalhá-la para lhe der uma aparência de maturidade, sim, tirar o charme que a natureza lhe conferiu, não.

Realmente transforma uma Jabu em pinheiro é o cúmulo, acho que foi o que eu quis dizer na msg anterior, rsrsrs, manter a beleza natural de nossas nativas.

Caro amigo, fico-lhe muito grato se puder me enviar sementes desta linda planta, sou apaixonado por plantas com essa formação, Jaboticabeiras, resedas, tem uma aparência todo sua.

Fico no aguardo amigo.

Deixo aqui meu msn para contato e se quiser adicionar p/ trocas de idéias: ma_donega@hotmail.com

T+
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/11/07
Idade: 57
Mensagens: 1142
Localização: Itu - SP

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Se você retirar o tronco você vai ter uma planta comum, sem atrativos! Mantenha, sem dúvida, vai ser uma peça única!! Vou acompanha a evolução!
_________________
João josé

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

DEIXA O GALHO ENROLADO!

Se tirar ele vai ficar igual mais outros 3 mil camboís hokidashi por aí!

Fod4-se as regras! A gente faz arvore!
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

Marcus Feil escreveu:
Elio escreveu:
Olá Marcus!
Belo Cambui!
Tira tronco retorcido; deixa; não deixa, eu vou me ater a um pequeno detalhe que pode, mais tarde, dificultar a estilização:
Após a poda, eu deixaria os ramos externos mais curtos e os do centro mais longos.

abraço



Pra tentar dar uma triangulação ao futuro hokidachi?


Isso mesmo, Marcus!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal.
Depois de muito tempo, estou atualizando as minhas plantas aqui no Forum.

Este é o cambuim em Outubro/2011. A copa ficou mais densa. Então selecionei galhos e aramei.
O estilo que pretendo deixá-lo é não ficar com uma triangulação tradicional; mas com o estilo das figueiras aqui do sul, com copas mais baixas e espraiadas.





Agosto/2012 - provavelmente nesta primavera irá para um vaso de bonsai.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

São 2 plantas??? Vai ficar muito bom no estilo que você escolheu, só me parece que tem galhos cruzando a frente da árvore; não?



Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Átila escreveu:
São 2 plantas??? Vai ficar muito bom no estilo que você escolheu, só me parece que tem galhos cruzando a frente da árvore; não?



Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7


São duas plantas que estão fundidas pela raiz, não tinha como separar, e separando ficariam 2 plantas comuns.
Elas cruzam; mas um galho vem pra frente e o outro vai para trás. Nesta planta, só nesta planta, eu não quis mexer no entrelaçamento e movimento que elas tem de parecerem estar dançando. Isto foi feito pela natureza, não por mim, então não quis alterar isto, como já foi comentado nos tópicos anteriores.
Às vezes o que é mais 'certo' não é o mais bonito, é quando a técnica se rende à arte.
Obrigado por comentar!
Abração!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Também tenho algumas desta espécie, planta boa de trabalhar, apesar de ser difícil tracionar galhos mais velhos.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Marcus Feil escreveu:
Átila escreveu:
São 2 plantas??? Vai ficar muito bom no estilo que você escolheu, só me parece que tem galhos cruzando a frente da árvore; não?



Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7


São duas plantas que estão fundidas pela raiz, não tinha como separar, e separando ficariam 2 plantas comuns.
Elas cruzam; mas um galho vem pra frente e o outro vai para trás. Nesta planta, só nesta planta, eu não quis mexer no entrelaçamento e movimento que elas tem de parecerem estar dançando. Isto foi feito pela natureza, não por mim, então não quis alterar isto, como já foi comentado nos tópicos anteriores.
Às vezes o que é mais 'certo' não é o mais bonito, é quando a técnica se rende à arte.
Obrigado por comentar!
Abração!


Desculpe. Realmente não havia prestado atenção às postagens anteriores. Agora compreendo. Está ficando muito show mesmo! é uma espécie muito bonita essa!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2012 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

linda a planta!

eu admiro demais o cambui!

ele a as jabuticabeiras são os exemplares que mais gosto devido ao tronco que eles possuem!

parabens!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Jonatas Cirolini



Registrado: 29/09/11
Idade: 42
Mensagens: 44
Localização: Santa Maria -RS

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2012 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Muito linda a planta belo trabalho estou acompanhando!!!!!




"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará"(galatas 6.7)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/01/12
Idade: 37
Mensagens: 240
Localização: Alvorada-RS

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Belo trabalho Marcus.
Estou tentando engordar uma muda de cambuí para fazer um trabalho legal no futuro.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Eder Imme



Registrado: 29/09/10
Mensagens: 31
Localização: Itajai-SC

MensagemEnviada: Sáb Abr 27, 2013 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Bela planta e show de evolução deste cambuim.

Posta fotos atualizadas dela ai para nós.
_________________
Itajaí - Santa e bela Catarina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil