Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 41 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Seg Abr 29, 2013 12:08 pm Assunto: Mausai de Jabuticaba, opiniões na condução por favor. |
|
|
eis como ela chegou.
ainda nao sei se sao 3 mudas ou um tronco triplo.
após algumas tesouradas...
vista do outro lado
ela veio com bastante saude gostaria de sugestoes de como melhor aproveitar seu potencial. a primeira coisa a fazer vou passar ela para mamadeira.
abrigado a todos.
 _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 29, 2013 8:15 pm Assunto: |
|
|
Se forem 3 plantas, eu separaria.e for só uma,deixava só o mais desenvolvido... |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Seg Abr 29, 2013 8:48 pm Assunto: |
|
|
Diogo,
Indepente de ser troncos multiplos ou não, se você pretende manter os 3 antes de colocar na mamadeira eu aramaria os dois troncos mais finos para dar movimento ao tronco aproveitando que enquanto estão nesta espessura é mais fácil.A intenção seria harmonizar com o tronco mais grosso.Aproveitaria para descruzar os galhos das duas menores também. Me parece um bom material, parabéns.
Abraço |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 30, 2013 11:23 am Assunto: |
|
|
obrigado...
achei a ideia de aramar os dois menores bacana vlw _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 30, 2013 5:39 pm Assunto: |
|
|
Ótimo potencial pra trabalho!! Enxergo uma bela planta ai, com alguns anos de trabalho e paciencia ficará excelente, lembre de respeitar sempre o periodo de atividade da planta.
Abraço. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Abr 30, 2013 5:51 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde!
A meu ver o ideal e´separar as plantas, para que se consiga desta feita mais veracidade ao projeto. Quando fazemos bonsai tentamos imitar a natureza nos seus minimos detalhes.
Note que dificilmente encontrará jabuticabeiras com varios troncos, pois a propagação desta especie acontece geralmente atravez das fezes dos passaros que depositam as sementes ao longo do caminho ...
Note tambem que separando poderá tentar conduzir 3 plantas de maneira mais adequada que 1 apenas e fora dos padrões naturais ...
Para separar aguarde até agosto/setembro para fazer o procedimento, pois agora no incio do inverno não devemos mexer com as raizes das plantas para poupa-las do trauma num periodo de redução de atividade ...
Depois de separadas condicione cada uma numa bacia grande, bem furada e com substrato nutritivo ... etc..etc...
Estilo mais indicado é o hokidashi, copa frondosa ...
Boa sorte...e muita paciencia , as mirtaceas são extremamente lentas, mas resultam em belos trabalhos .. |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 01, 2013 8:01 am Assunto: |
|
|
Obrigado galera.
Vlw bonsérgio vou seguir seus conselhos.
Será que um falso transplante pode ajudara a passar o inverno mais nutrida? _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 02, 2013 3:51 pm Assunto: |
|
|
Diogo, como é quase certeza que são 3 plantas, estou de acordo com o Bonsérgio.
Não transplantaria agora, pois só se aduba uma planta 60 dias após o transplante e no inverno pouco nutriente consome.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|