Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rifle22
Registrado: 24/08/11 Mensagens: 73 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Dom Maio 12, 2013 2:46 pm Assunto: [Ficus] Ajude-me ! |
|
|
Bem gente a mt mt mt tempo... e vinha aqui com um pequeno Ficus que comprei no wall mart... e vcs me ajudaram bastante com o desenvolvimento dele...
porem fiquei quase 1 ano sem olha pra ele direito, e agora ele esta mt diferente e esta dando mt pouca folhagem...
estou achando que ele esta morrendo...
E detalhe.. o vaso esta com mt mas mt raiz, esta mt pesado de tanta raiz... mas tenho medo de cortar e ele morrer me diagam por favor oq eu faço !
.
Foto dele qdo vcs começaram a me ajudar:
http://img94.imageshack.us/img94/4743/img017y.jpg
.
Depois de mas um tempo com vcs ele ficou assim :
http://img850.imageshack.us/img850/3554/img081v.jpg
.
E agora depois de mt tempo largado ele esta assim:
.
.
.
Por favor me ajudem ! |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Maio 12, 2013 6:51 pm Assunto: |
|
|
acho que tá mais que na hora de uma troca de vaso. Num é a época certa pra isso, mas tá apertado nesse vaso. Eu faria uma poda de raiz e uma poda drástica aérea pra recomeçar a estruturar a planta e diminuir os intervalos vazios entre os galhos. |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Dom Maio 12, 2013 7:49 pm Assunto: |
|
|
Entao... creio t er que podar as raizes... se alguem puder por favor passe a maneira certa de eu fazer a poda... qual das raizes nao posso podar etc... aguardo ! |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Maio 12, 2013 10:10 pm Assunto: |
|
|
Então... Se fosse eu, começaria tudo de novo com a planta.
Tira do pote e com cuidado vai soltando o substrato. Essas raízes muito compridas e mais grossas, que dão a volta dentro do vaso, podem ser cortadas pela metade ou até mais. Mas procure pela net como podar raízes de fícus. Em tempos modernos, o Youtube tá se saindo um professor razoável até! hehehe Só toma cuidado com as raízes aéreas, pois quebram muito fácil.
E depois plante num vaso grande! Com um substrato adequado! e largue alguns anos quieta. vc com certeza pode achar várias dicas nesse fórum. O vaso pequeno é uma das últimas coisas que vc dá pra planta.
Agora, da parte aérea, cortaria acima do segundo galho do tronco principal e um pouco depois das bifurcações dos galhos que ficaram. Tem potencial para um tronco duplo com esse galho que sai da base. Meu, sei lá, vc pode estrutura-la como quiser pois ficus é fácil até para se treinar.
Aguarde dicas dos mais experientes aqui que com certeza vão te ajudar mais do que eu.
Abraço! |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Maio 13, 2013 9:42 pm Assunto: |
|
|
A sua árvore está com as raízes comprimidas no vaso dificultando as trocas gasosas que podem parar a absorção de água pelo sistema radicular levando à paragem do crescimento e queda das folhas. A falta de espaço prejudica a formação de novos capilares que absorvem mais rapidamente a água. Seu ficos esta debilitado, e da mesma forma que uma pessoa precisa está saudável para fazer uma cirurgia sua planta precisa esta revigorada antes de qualquer poda, portanto é hora de transplantá-la para um vaso maior com um bom substrato, mantendo as raízes e galhos intactos, se adubar neste momento a planta não suportará. Em três meses ela emitirá uma nova folhagem e estará pronta para qualquer intervenção. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Seg Maio 13, 2013 10:06 pm Assunto: |
|
|
Entao eu nao podo as raizes ? mesmo elas estando extremamente gigante ? |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Maio 13, 2013 11:01 pm Assunto: |
|
|
Se podar as raízes provavelmente ela não morrerá, mas pode retardar o processo de recuperação. Sem querer ser muito chato o resultado final do seu trabalho é o retrato de sua paciência e dedicação, então aconselho recuperar a vitalidade de sua planta antes de qualquer poda.
Att _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Ter Maio 14, 2013 2:37 pm Assunto: |
|
|
Vou passala pra um vaso maior entao... eu tenho q desembolar as raizes ? ou deixo do jeito que esta ? e onde tu acha q eu deveria cordar ? |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Qua Jun 05, 2013 9:58 pm Assunto: |
|
|
onde mora?
se morar no sul onde a incidência do inverno induz uma dormência maior nas plantas eu não efetuaria essa poda nas raízes agora, eu aguardaria ate agosto, apesar de o fícus ser sempre verde ele também é atingido pela dormência no inverno, faria a poda necessária e colocaria um substrato mais apropriado para o desenvolvimento em um balde de no mínimo 20 litros, se quiser bonsai médio, iniciaria com uma poda radical no caule, reduzindo drasticamente o ápice... _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Jun 09, 2013 11:07 am Assunto: |
|
|
rifle22 espero te ajudar mais do que confundir. Cada um falou uma uma coisa, e eu não vou ser diferente. O ficus é bem resistente e fácil de cultivar em locais quentes como o RJ. Primeira coisa, a planta está muito grande, corte ela pela metade, ou deixando 1/3 da parte aérea, não te preocupe em trabalhar com os ramos, teu foco é nas raízes. Depois de cortá-la, tire do pote, remova toda a terra. Raízes em excesso não ajudam a planta, o que ela precisa é substrato, portanto, cuide para que fiquem raízes capilares (as mais fininhas), e corte todas raízes longas ou em excesso. Replante em um pote grande com bom substrato. Não descuide as regas, e mantenha a planta sem intervenção por longo período (1 ano, pelo menos). É isto. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 10, 2013 1:52 pm Assunto: |
|
|
Depois de tantas ideias, vou apenas acompanhar e ver qual você escolhe!!!
Boa sorte. |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 41 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Seg Jun 10, 2013 9:50 pm Assunto: |
|
|
Bom todo mundo ja faou kkkkk
eu tbm transplantaria e faria uma poda drastica nao mexeria nas raizes por enquanto a não ser que estegam muito empoladas.
precisa rapido de um transplante e fique tranquilo que o ficus aquenta firme.
abraço... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
|