FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serrisa - Opinião
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
douglas.ariel

MensagemEnviada: Qua Jun 05, 2013 6:14 pm    Assunto: Serrisa - Opinião Responder com citação

Ae gente, belezinha
essa planta pretendo deixar neste estilo que está..

Quero saber se tem algo que possa fazer em relaçao a copa, gostaria de ter mais folha, deixar mais ramificada.
podei ela a alguns dias... quando será que faço a desfolha ?

FRENTE

FRENTE

ATRAZ

DE CIMA
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 05, 2013 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Vem você falou que pretende deixar no estilo que está. Apenas compactar mais a copa. Para tanto tudo o que precisa é fazer podas sucessivas. A primeira destas podas cortando os galhos um pouco mais curtos. Não tem necessidade de desfolha, simplesmente poda curto, deixa brotar, e vai seguindo sucessivamente. Nesta época aqui no sul a brotação é lenta, então se quiser podar mais curto pode fazer, porém a próxima poda somente deverá ocorrer lá por agosto. Mas quando começar a esquentar ela vai brotar sempre com vigor, daí para compactar será necessário uma poda a cada 30-60 dias conforme for o ritmo do crescimento. Quando a nova brotação atingir cerca de 5 cm corte bem curto, deixando em torno de 1 cm. Se fizer a poda galhinho por galhinho pode contar um par de folhas se o entrenó for meio longo ou dois pares de folhas se o entrenó for curto.
abraço
Elio
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 06, 2013 11:28 am    Assunto: Responder com citação

Aqui em casa tá automatizado o serviço de desfolha em serissa, é só colocar no chão e as formigas fazem um serviço perfeito!

Ótimas dicas Élio!!!!!
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 11:54 am    Assunto: Responder com citação

olá douglas.ariel

há algum tempo dei uma serissa para um amigo, e ele chegou num estado muito parecido com o que esta apresentando, ramos lateria sem um ápice definido. Encontramos uma boa solução escolhendo um desses galhos laterais e definindo como ápice, deixamos ele se desenvolver sem poda por um ano e meio, mas mantendo a poda entorno da planta. Conseguimos um acabamento bem harmônico,... fica aqui a sugestão.. abraço
douglas.ariel

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Elio obrigado pelas dicas, deixei anotado aqui e vou seguir alguma destas sequencias de corte que desconhecia..
A próxima brotaçao vou postar aqui ..

É Marco as formigas podem nos ajudar diretamente as vezes hehe

Rodrigo por enqunto vou tentar fazer o mais parecido de um bonsai e o quanto antes desta serissa pois não tenho nenhum Embarassed
Acho que com o tempo vou seguir esta sua sugestão para ela engrossar..

Um abraço amigos e que venha a primavera
douglas.ariel

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

A brotação:

A poda:

então, tenho dificuldade de fazer a poda desta planta como falou o Elio de cortar a 1 cm a cada 5 que nasce.
Parace que o broto ainda é muito jovem e o principal problema é que não consigo enxergar um desenho pra ela dentro deste vaso grande.

Tenho vontade de colacar num vaso pequeno para poder enxergar esse desenho, essa modelagem.
Este processo pra um vaso raso, demora ?
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 23, 2013 9:49 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas, seguindo as orientações do Elio, eu não pensaria em mudar esta serissa de vaso antes da próxima primavera.

Até lá poderá você poderá trabalhar no sentido de compactar a copa e reduzir os galhos longos.
Neste intervalo de tempo acredito que não será necessário definir o estilo pois a planta com certeza irá lhe mostrar o caminho a seguir.

Tens um belo material em mãos!
Serissa com tronco de calibre é difícil de se ver.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
douglas.ariel

MensagemEnviada: Seg Jan 06, 2014 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Resolvi seguir as orientações..Escolhi dois ou tres ramos na parte do meio, amarrei eles e podei o resto..
agora vai engrossar

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 08, 2014 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas, a folhagem já está bem compacta. Sobre o lance dela engrossar, ela poderá engrossar sim com os galhos de sacrifício, porém a tua planta já está bem gordinha e próxima de um calibre em que não engorda mais muito rápido. Sinceramente eu acho que a copa ainda está muito grande. Tem que podar tudo mais curto e não a cada vez ir podando mais longo. Com uma copa menor ficará mais harmonioso com o tamanho da planta.
Abraço
douglas.ariel

MensagemEnviada: Qua Jan 15, 2014 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela sugestão Rodrigo..

Elio a copa fica cada vez maior pq nao sei podar direito, então, acabei decidindo deixar ela engrossar por dois motivos:

1-> nao sei direito como se faz pra compactar a copa, to sem tempo pra descobrir, pra responder aqui, pra ir ver um vaso, acabei ficando sem tempo de fazer as coisas tranquilamente
2-> e acho ela um pouco fina também..
Assim ganho tempo..

Entao, eu como seu aluno, ja que tu me responde com frequência (sou grato a isto), entende minha dificuldade..
Disse pra deixar crescer a cada 5 cm e cortar em torno de 1cm..Nao consigo fazer isto porque os galhos novos ainda estão verdes, e são muitos, muitos nascendo pra todos lados hehe...
Essa ultima poda foi com uma tezoura de jardim, essas grandes, ja que nao sabia o que fazer ..

Pergunto:
Olhando a primeira e segunda foto la no topo da pagina, eu devo podar assim denovo pra ir compactando a copa enquanto o galho de sacrificio cresce ?
Ou devo podar mais curto ? Devo eliminar alguns galhos ?

Sera se tem algum video, imagem ou pagina que mostre algumas compactações ?

um abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 20, 2014 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas, eu até queria fazer uma projeção aí, mas além de ser muito mal nisso, estou com dificuldade com minha conta no Phtobucket...Bom, pelo que vejo você poderia cortar toda a copa quase pela metade do tamanho, ou seja, cortar toda a copa um terço mais curto do que está. Estes galhos que crescem para baixo do nível dos galhos primários, mais grossos, tem que cortar tudo. A vista por baixo da árvore deve estar livre. mais adiante se eu conseguir hospedar uma projeção eu envio, mas pode cortar tudo bem curto. Vai ficar galhos sem folhas, mas elas crescem logo. Não dá para deixar a copa ir ficando cada vez maior. Tem que botar a tesoura...Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 21, 2014 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, consegui normalizar a questão das fotos.
Segue aí um risco, mais ou menos de quanto acho que tem de tirar nesta copa. Agora, depois de ver o risco é que percebi que os galhos maiores vão para a direita, então, faz o contrário do que marquei, deixando um pouco maior do tronco para a direta do que do tronco para a esquerda. Veja bem, o que fiz não é visando mostrar projeção de bonsai pronto, mas apenas mostrar que acho que deve tirar bastante material aí.
Abraço

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 23, 2014 9:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Cultivo serissa há vários anos e se tem algo que aprendi foi que, ao ser colocada em recipientes de bordas mais baixas, ela adensa e reduz o tamanho das folhas consideravelmente, facilitando trabalhar com a planta visando densificar sua folhagem.

Como bem salientou meu nobre amigo Elio Luis, de fato quanto mais podamos essa espécie, reduzindo para um ou no máximo dois pares de folhas por galho, maior é a chance de termos um resultado ideal ao que projetamos para ela.

Assim, sugiro ao nobre colega retirar a planta do atual recipiente e replantar, após lavar bem as raizes para soltar o sistema radicular da planta, com agua corrente, acondicionando a planta em um recipiente de treinamento com bordas de no máximo 5 a 8 cm de altura, usando um substrato bem drenante (una boa composição poderia ser: carvão, terra granulada, pedrisco, caco ceramico e um pouco de areia grossa de construção).

Há algum tempo (maio de 2011) eu postei aqui no forum algumas serissas que cultivo, mostrando o grau de densificação obtido com a poda sucessiva sugerida pelo Elio. Imagem de uma serissa bem densificada pode ser vista aqui:

https://lh6.googleusercontent.com/_jl04iqmhjnY/TKyk1aGwGKI/AAAAAAAAKWQ/2iBbaSN_DOI/s640/DSC07268.JPG

Mais imagens desta e de outras serissas no link abaixo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=167741&sid=54770bff9709e0af2d68b340d4ee6a4a

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 23, 2014 9:24 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Cultivo serissa há vários anos e se tem algo que aprendi foi que, ao ser colocada em recipientes de bordas mais baixas, ela adensa e reduz o tamanho das folhas consideravelmente, facilitando trabalhar com a planta visando densificar sua folhagem.

Como bem salientou meu nobre amigo Elio Luis, de fato quanto mais podamos essa espécie, reduzindo para um ou no máximo dois pares de folhas por galho, maior é a chance de termos um resultado ideal ao que projetamos para ela.

Assim, sugiro ao nobre colega retirar a planta do atual recipiente e replantar, após lavar bem as raizes para soltar o sistema radicular da planta, com agua corrente, acondicionando a planta em um recipiente de treinamento com bordas de no máximo 5 a 8 cm de altura, usando um substrato bem drenante (una boa composição poderia ser: carvão, terra granulada, pedrisco, caco ceramico e um pouco de areia grossa de construção).

Há algum tempo (maio de 2011) eu postei aqui no forum algumas serissas que cultivo, mostrando o grau de densificação obtido com a poda sucessiva sugerida pelo Elio. Imagem de uma serissa bem densificada pode ser vista aqui:

https://lh6.googleusercontent.com/_jl04iqmhjnY/TKyk1aGwGKI/AAAAAAAAKWQ/2iBbaSN_DOI/s640/DSC07268.JPG

Mais imagens desta e de outras serissas no link abaixo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=167741&sid=54770bff9709e0af2d68b340d4ee6a4a

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 23, 2014 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Salve Nicky!!!! Estamos aqui precisando muito de suas opiniões e experiências. Fico feliz em ver o amigo de volta postando e opinando. Help, o fardo por aqui támeio pesado!!! Abraço meu grande amigo!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: