|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qui Jun 27, 2013 12:16 am Assunto: Identificação de Acer |
|
|
Boa noite pessoal!
Trago umas fotos de um acer que adquiri em um horto a cerca de 2 meses.
Ele está furadinho por que no horto, o dono diz que foi atacado por um pulgão.
A peste atacou até mesmo os galhos, mas o dono controlou. Então vendeu por R$ 8,00. Achei bom.
As fotos mostram as folhas já ficando vermelhas (ainda nos galhos) devido ao frio do inverno.
Os galhos finos também são vermelhos, como podem ver.
Sei que é acer mas com galhos vermelhos eu não achei muitas dicas. Alguém com mais conhecimento arrisca?
Ele não deixou cair as folhas e ainda está no saquinho preto plástico.
Gostaria de colocar em outro tipo de recipiente, pois pelo que li eles devem ser conduzidos no inverno.
Está com um metro de altura e espessura menor que uma caneta bic.
Não sei que tipo de condução pode ser feita com essas características.
Aguardo as dicas bem como os chutes, já que estamos em época de futebol né... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jun 27, 2013 12:51 pm Assunto: |
|
|
Me parece um palmatum, mas de fato não tem nem uma folha com as 5 pontas fica meio complicado pelo estado da folhagem!!!! _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Jun 27, 2013 2:48 pm Assunto: |
|
|
Sim, é um Palmatum, mas existem algumas variações dele, qual variação é fica complicado pelo estado das folhas e por poucas fotos... Espere a primavera quando começar a brotar, verá melhor as folhas, enquanto isso pode desfoliar pra ajudar na melhor brotação.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 27, 2013 9:13 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal.
Quanto a desfolha tudo ok, até porque acho que vão cair mesmo.
Mas e quanto a trocar de substrato que é o mesmo do horto, a época é a correta não? _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 28, 2013 10:38 am Assunto: |
|
|
Seph1903 escreveu: |
Mas e quanto a trocar de substrato que é o mesmo do horto, a época é a correta não? |
Não, qualquer tipo de intervenção deve ser feita apenas na primavera, fora de época apenas pode ser transplantado para vaso maior sem mexer no torrão, ou seja, apenas mudar para um vaso maior completando com mais terra. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Jun 28, 2013 8:12 pm Assunto: |
|
|
Seph1903, é um Acer palmatum mesmo, ele está com esta coloração devido à época do ano. Se você não fez nada ainda com a planta, pode tranquilamente tirar do recipiente em que ela se encontra, depois desembarace as raízes que costumam ficar enroladas e enoveladas depois de muito tempo no viveiro. Coloque em um recipiente maior do que aquele em que ela se encontra e complete com substrato de boa drenagem. Este transplante pode ser feito agora, sem problema, mas não adube a planta por enquanto, só a partir de setembro, quando ela sai da dormência e retoma o crescimento. |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Jun 29, 2013 2:47 pm Assunto: |
|
|
não desfaça o torrão. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 29, 2013 2:51 pm Assunto: Mais uma foto |
|
|
Obrigado pelos comentários e dicas pessoal.
Vou efetuar o transplante assim que as folhas caírem.
Não deve durar muito, uma vez que nos últimos dias com garoa fria, e temperatura de cinco graus de noite,
ela vermelhou...é a primeira vez que tenho um acer que isso ocorre.
Me arrependi de não ter comprado o outro que estava na mesma situação...
Olha uma foto batida agora à pouco, mais de cima:
Quando ele estiver com folhas normais no próximo inverno deverá ficar dez... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 01, 2013 8:33 am Assunto: |
|
|
Repito, não retire a terra, não pode, não mexa nas raízes agora!!
Isso irá traumatizar a planta permanentemente, essa é uma planta de local frio, ela está em dormência, se mexer nela, ela não irá desenvolver agora portanto irá sentir, e muito!! Além de ela ser uma planta de local frio, ela está em local frio!
Qualquer tipo de intervenção e adubação deve ser feito exclusivamente na primavera! Principalmente quando se trata de plantas de clima frio!
Abraço. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 02, 2013 12:02 am Assunto: |
|
|
Pois é pessoal...agora vcs me deixam na dúvida...
Assim como o Arzivenko, eu tinha o conhecimento de que o Acer poderia ser conduzido no inverno,
após a queda das folhas justamente porque a planta entra em período de dormência e quando a primavera chega ela tenderia a brotar com mais força. Ou estou confundindo transplante (mesmo sem mexer o torrão) com poda drástica? _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 02, 2013 12:12 am Assunto: |
|
|
Seph1903, o mais engraçado é que são dois paulistas dizendo pros gaúchos cuidarem o frio. Vai numa boa meu filho, eu estou transplantando todas minhas plantas, com poda de raízes e troca de substrato. Nenhuma delas reclamou. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 02, 2013 8:33 am Assunto: |
|
|
Não tem nada a ver onde é minha localização, o conhecimento sobre bonsai é universal...
O período correto para poda, transplante e adubação é final do inverno, mas bem no final mesmo, antes da planta começar a brotar, talvez você tenha entendido errado, agora é o período correto para aramar a planta.
O que ocorre é o seguinte, no inverno a planta está em dormência, portanto ela esta com suas atividades quase zeradas, podar agora é como diminuir suas reservas de energia que estão distribuídas pela planta, então reduzindo suas reservas que foram armazenadas durante o verão, você irá obviamente "machucar" a planta.
Com transplante é a mesma coisa, como a planta não irá soltar raízes novas, ela irá ficar com poucas raízes fora que é mais provável que haja apodrecimento da mesma.
Se você quiser escutar nosso amigo ai vá em frente, muito provavelmente não irá matar a planta pois estamos num pais tropical onde as temperaturas são acima de zero, mas isso trará efeitos colaterais irreversíveis, tais como: Crescimento lento da planta; tendencia a doenças; respostas lentas à intervenções ou seja, uma planta mais fraca.
Se fizer tudo certo, sempre terá sucesso!
Espero ter ajudado, não estou querendo mudar a opinião de ninguém, só estou transmitindo o que aprendi nesses 16 anos que me envolvi com bonsai.
Abraço. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 02, 2013 1:18 pm Assunto: |
|
|
Thomas Eckert, não é nada contra você, não me leva a mal porque nem te conheço. Minha crítica é com relação às lendas e falácias que se alastram e se incrustam. Passa um tempo e todo mundo acredita na balela sem testar ou pesquisar a fundo o tema.
Citação: | Com transplante é a mesma coisa, como a planta não irá soltar raízes novas, ela irá ficar com poucas raízes fora que é mais provável que haja apodrecimento da mesma. |
Não entendi a relação entre o transplante e o apodrecimento de raízes.
Citação: | ... isso trará efeitos colaterais irreversíveis, tais como: Crescimento lento da planta; tendencia a doenças; respostas lentas à intervenções ou seja, uma planta mais fraca. |
Qual destes efeitos colaterais é irreversível? Qual a relação entre o transplante e estes efeitos? Sabe me citar alguma bibliografia? |
|
|
 |
AdrianoOliveira

Registrado: 08/03/10 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jul 02, 2013 4:25 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko
Realmente essas lendas tem que ser questionadas, outra coisa que sempre ouvi era que não poderia regar ao meio-dia, pq corria-se o risco de queimar a folha com o sol batendo na gota dágua. Acreditei nisso durante muito tempo, depois li na bonsai pasión que os japas regam ao meio-dia no verão para reduzir a temperatura do vaso em dias muito quentes.
Abs
--Adriano |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 02, 2013 4:47 pm Assunto: |
|
|
Oi AdrianoOliveira, quanto à rega eu fiz o teste, a maior parte das minhas plantas tolera água ao meio dia numa boa, principalmente as pitangas e as guajuviras. Em compensação, as cerejas-do-rio-grande tem tendência a sofrer choque térmico e perder folhas. No final das contas, temos sempre que testar. O melhor horário para a rega continua sendo de manhã cedo, quando os estômatos estão abertos e existe iluminação suficiente para o metabolismo fotossintético. Nem sempre conseguimos nos adequar à uma rotina ótima, passei por um período quando só conseguia tempo ao meio dia para regar as plantas, provavelmente teu caso seja semelhante. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|