|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 21, 2013 2:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
A melhor forma de minimizar ou disfarçar área exposta é através da confecção de um shari, isto é, a exploração visual da parte morta e seca da madeira, um recurso técnico largamente empregado tanto para agregar mais idade para uma planta, quanto para deixar o trabalho mais bonito e valorado, ou mesmo para resolver situação como a que voce relata. Incluso, na minha humilde colocação, eu puxo justamente por um shari desde a base, em toda a frente do tronco, para realçar melhor o tronco da planta e dar a ela uma aparencia mais bonita e interessante.
Quanto a desfolha total que sugeri, não é preciso esperar o inverno chegar para fazer. Pode desfolhar sem nenhum problema, considerando que a planta apresenta uma boa saúde e está com a brotação em dia (isto é, está brotando bem nas extremidades e em toda parte aérea).
Quanto a me chamar de "senhor", ainda que eu tenha 52 anos, considero isso desnecessário. Afinal, somos todos foristas aqui, colegas e amigos, e não vejo nenhuma razão para ficarmos nos tratando com tanta deferencia assim. Sinta-se à vontade para me chamar de você, ou Nick ou mesmo Nickyfury, que é o meu nickname aqui no forum.
Minhas informações e dicas têm por finalidade apenas elucidar ou auxiliar de alguma forma, tirar dúvidas e ajudar. Não tem caráter didático, por isso não é aula, apenas um leve adjutório, ok? Por isso, igualmente ao termo "senhor", prefiro que considere minhas colocações (ou não), apenas como o que são: um comentário a sua postagem. Afinal, ao expor sua planta aqui e pedir opinião de todos os demais participantes (eu incluso) toda e qualquer resposta advinda na sequencia, é apenas isso, um comentário nada mais. Não é aula, portanto, o que eu escrevo. Obrigado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Vitor Búzios
Registrado: 26/02/13 Idade: 42 Mensagens: 27 Localização: Búzios-RJ
|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 10:21 pm Assunto: |
|
|
Nick, muito obrigado pela ajuda, só gostaria de deixar claro que quando eu o chamo de "senhor", não se trata de eu está lhe tratando com diferença e me desculpa se pareceu ser dessa forma, mais é um costume que eu tenho que está relacionado com a educação que recebi, trato assim todas as pessoas que tem uma certa idade a mais do que eu, porém acima de tudo às opiniões das pessoas tem que ser respeitada e a sua com certeza vai ser respeitada, e não mais o chamarei de "senhor", pode deixar porem vou ter que ficar me policiando para que isso não aconteça.
Quando eu me refiro que o seu post foi uma verdadeira aula, não está relacionado com material didático, e sim por que você com a sua grande experiência e sabedoria que Deus lhe abençoou consegue nos dar uma explicação muito técnica e muito bem explicada de forma que nos elucida ou auxilia, tira as nossas dúvidas e nos ajuda muito como se fosse uma aula, porem repto mais uma vez que a sua opinião será respeitada e não o mais tratarei as sua belas informações e dicas como aula.
Gostaria que você recebesse essas minhas palavras como um mero e humilde agradecimento da minha parte pela sua dedicação por compartilhar o que sabe e sempre está disposto a nos ajudar,
Obrigado por tudo e que Deus o abençoe cada vez mais,
Um grande abraço e fica com Deus. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 25, 2013 12:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vitor, sejamos amigos então. E, entre amigos, trocamos informações pertinentes ao nosso interesse comum, que é o bonsai e, nessa sequencia, nos tratamos informalmente, como convém. Um abraço e obrigado por sua consideração e apreço para comigo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Vitor Búzios
|
Enviada: Dom Jul 07, 2013 9:42 pm Assunto: Atualizando nova aquisição ULMOS. |
|
|
Meus amigos e irmãos do fórum, estou meio longe daqui por que o tempo está muito curto, e agora eu arrumei um tempinho e dei inicio ao trabalho nessa planta.É com muita alegria que venho compartilhar esse momento com os irmãos, peço também que os irmãos não criem muita expectativa, pois estou fazendo pela primeira vez, algo nunca feito antes pelas minhas mãos e é claro peço a ajuda de vocês já que é só início do trabalho, toda sugestão são bem vindas assim como as criticas também visto que elas só vão fazer com que eu melhore a qualidade dessa planta. Meu amigo Nick fiz conforme suas dicas podei o galho na parte superior, faltando a realização do shari que para mim é muito complicado visto que se trata de uma tecnica avançada e eu não tenho habilidade para tal procedimento, tenho também que comprar uma ferramenta que na verdade eu nem sei qual é a ideal para a realização do procedimento porém eu quero muito realizar mais ta me faltando coragem e estou com medo de estragar a planta por favor se poderem me ensinar ou explicar melhor como fazer esse shari vai ser muito bom. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus....
ATUALIZANDO FOTOS
 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jul 08, 2013 8:38 pm Assunto: |
|
|
Vitor,
A planta está ficando muito boa.
Na minha opinião, está precisando agora aramar os galhos secundários conforme mostrou o Nickyfury em uma mensagem anterior. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Vitor Búzios
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 12:55 am Assunto: |
|
|
Meu amigo Denis, que bom que você esta gostando vou fazer conforme o Nicky e muito bem lembrado por você, um grande abraço e fica com Deus. |
|
|
 |
Vitor Búzios
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 12:56 am Assunto: |
|
|
Meu amigo Denis, que bom que você esta gostando vou fazer conforme o Nicky falou e muito bem lembrado por você, um grande abraço e fica com Deus. |
|
|
 |
Vitor Búzios
|
Enviada: Sáb Jul 13, 2013 10:57 pm Assunto: ATUALIZANDO ULMUS |
|
|
Meus amigos fiz conforme o orientado ou parte dele rsrs... porém fiz o que pude, e agora atualizo com os galhos secundários aramados, lembrando que os amigos deve levar em consideração a minha inexperiência e junto com ela a falta de prática. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus..
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|