|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 5:37 pm Assunto: Cereja Sakura |
|
|
Hoje a tarde fui presenteado com dois especimes de cereja e ainda não trabalhei com a mesma, e li uma materia que indica que ela não suporta poda drastica e não reproduz muito bem por estaquia.
Qualquer informação a respeito é valida.
Atenciosamente. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 9:10 pm Assunto: |
|
|
Djalmo, vou acompanhar a resposta, uma vez que no sábado
minha noiva quebrou um galho cheio de flores e trouxe pra mim
tentar uma estaquia.
Coloquei no superthrive e na areia pura no sábado mesmo...
Vamos ver se vinga. Vai que pega.
Em tempo: acho que a época para isso seria na primavera e não no inverno, mas...
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 9:19 pm Assunto: |
|
|
estou tentando duas por alporque... faz 2 semanas que coloquei, alguem sabe quando posso tira-los ??? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 11:39 am Assunto: |
|
|
Dependendo da poda drástica é tolerável até onde eu consegui acompanhar em uma experiência minha. Encurtei todos os galhos primários da minha, ficando só os tocos, ainda tá pelada, mas permanece verde por baixo da casca. Quanto às estacas, foram 10 feitas de galhos finos, areia grossa e terra adubada 80/20%, envolvida com plástico(mini estufa), 6 secaram, 4 brotaram. Início em fevereiro. Resultado: cedo pra dizer, pretendo deixar 1 ano e meio antes de mexer. Tinha tentado antes sem a estufa e todas secaram.
Galho com flores é ruim, tentar removê-las o quanto antes. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 1:09 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Dependendo da poda drástica é tolerável até onde eu consegui acompanhar em uma experiência minha. Encurtei todos os galhos primários da minha, ficando só os tocos, ainda tá pelada, mas permanece verde por baixo da casca. Quanto às estacas, foram 10 feitas de galhos finos, areia grossa e terra adubada 80/20%, envolvida com plástico(mini estufa), 6 secaram, 4 brotaram. Início em fevereiro. Resultado: cedo pra dizer, pretendo deixar 1 ano e meio antes de mexer. Tinha tentado antes sem a estufa e todas secaram.
Galho com flores é ruim, tentar removê-las o quanto antes. |
Então a cereja espero pra mecher em fevereiro ou posso proceder ainda no final do inverno???
Desde ja agradeço a atenção dos colegas. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 2:45 pm Assunto: |
|
|
Djalmo, a minha eu fiz em fevereiro, com a intenção que brotasse antes do inverno, isso não aconteceu, veio algumas flores e ficou pelada, mas viva. A poda drástica sempre é melhor no inverno, de maneira geral. A planta sente menos... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 3:41 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Djalmo, a minha eu fiz em fevereiro, com a intenção que brotasse antes do inverno, isso não aconteceu, veio algumas flores e ficou pelada, mas viva. A poda drástica sempre é melhor no inverno, de maneira geral. A planta sente menos... |
Marco, essa era a minha duvida, pois de modo geral, aprendi a executar a poda drastica no final do inverno, pois a planta sentia menos.
Bom, vou tentar entre o inicio e a metade de agosto, assim que possivel posto as fotos da intervenção. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 5:28 pm Assunto: CEREJA SAKURA |
|
|
Ola Djalmo,nao tem fotos?como andam as coisas vamos retomar contato.
Abracos |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 5:35 pm Assunto: Re: CEREJA SAKURA |
|
|
Andre Antoniazzi escreveu: | Ola Djalmo,nao tem fotos?como andam as coisas vamos retomar contato.
Abracos |
Ainda não tirei fotos, pois são mudas de viveiro e podemos retomar contato a hora que quiser.
Abraço _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 11:07 pm Assunto: |
|
|
Djalmo a cerejeira sakura eu cultivo em jardim há muitos anos. E há alguns anos como bonsai. A primeira coisa a levar em conta é: que variedade de sakura está em questão? Porque isso? Porque por exemplo a sakura de Okinawa (flor rosa pink) é muito mais precoce, obtendo floração e brotação agora, em pleno inverno. Enquanto as demais variedades que temos por aqui (eu tenho 5 variedades) todas florescem e brotam bem no início da primavera. São em média dois meses de diferença de ciclo entre uma e as outras.
Bom, todas aceitam poda drástica. Se for sakura de okinawa a poda drástica tem que ser feita agora. Se forem as outras então pode fazer no final de agosto, início de setembro. Sobre estaquia viável em algumas delas com melhor sucesso. A sakura de okinawa mais complicada. Alporquia é bem viável sim. Já enraizei alporques de sakura bem grossos, quase a grossura do pulso. Para alporquia sempre a melhor época é a primavera. Mas como Edicarlos fez agora, deixa quieto, a hora de retirar? somente depois que enraizou perfeitamente e as raizes comecem a ficar na tonalidade marron, antes disso as raízes estão muito tenras e pode não vingar. O negócio é ir dando uma espiada depois de uns 90 dias e ir acompanhando. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Jul 10, 2013 11:52 pm Assunto: |
|
|
Interessante...
Então talvez essa que a minha namo trouxe dois galhos que estavam cheios de flores seja do tipo okinawa...
Ela me disse: Tenta pra ver se ela pega e tal...
embora achasse que a época não fosse a melhor, retirei todas as flores e coloquei no superthrive,
depois na areia pura, na garrafa pet.
Está fechada e dentro de casa por enquanto.
Fiz três pets, mas apenas uma ficou com dois pares de folhas.
Mas ver se ela responde... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 11, 2013 12:50 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi, fico muito groto pela aula, e tenho duas espécies, uma a okinawa e a outra tem duas cores, quem me presenteou chamou de doble.
E tem também a questão do engorda, acho que vou passa-las para uma bacia grande e manter por uns dois anos, pois são magrinhas ainda, a menos que ela engorde bem na bacia grande.
Muito grato agradeço a atenção. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jul 11, 2013 3:48 pm Assunto: |
|
|
Seph, as estacas lenhosas temos que fazer no outono. Se estava florida agora com certeza é a sakura de okinawa, a única das que tem por aí que floresce agora. E em questão de poucos dias após a floração e em muitos casos junto com a floração já ocorre a brotação também. Por isso a estaca sendo de okinawa o ideal teria sido feito lá no mês de abril/maio. Mas deixa quieto, ela com certeza vai brotar dentro da estufa, o que não significa que enraizou. Deixe na micro-estufa até outubro/novembro, depois vai abrindo a estufa aos poucos, a cada semana uma aberturinha a mais...
Djalmo a questão da engorda é por aí: bacias bem grandes com adubação ou se tiver onde colocar, no chão mesmo... é importante fazer covas grandes quando se planta no chão a fim de cortar e retirar raizes de outras plantas que estão ali no mesmo local competindo por nutrientes. Uma cova ideal para plantio seria tipo 60X60X60. Um truque que dá ótimos resultados em termos de desenvolvimento de plantas é retirar os primeiros 30 cm de profundidade da terra e colocar em um lado da cova, retirar os outros 30 cm de profundidade e colocar separado. Na hora de recolocar a terra na cova, colocar em baixo a parte da terra que estava por cima.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 8:16 am Assunto: |
|
|
Legal seria fazer um post com fotos e nomes, pra possível diferenciação. Eu tenho uma só, mas não sei qual variedade... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 2:05 pm Assunto: |
|
|
Seguindo a idéia do Marcos, segue as espécies que eu encontrei:
Abaixo de cada imagem a nomenclatura que encontrei, se ouver desacordo nas informações, por favor postem para correção.
A primeira imagem, não encontrei nomenclatura.
Esta não encontrei o nome!!!
Prunus Matsuri
Prunus Okinawa
Prunus Serrulata
Prunus Tomentosa _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|