FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mirtilo Florindo !
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Manoel Félix

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2012 7:46 am    Assunto: Mirtilo Florindo ! Responder com citação

Meu mirtilo floriu !! eu pensei que isso não fosse acontecer pois esse ano o inverno aqui no estado do RJ não foi muito frio !! eu pretendo fazer uma estaquia nele e começar a trabalhar um bonsai de mirtilo, vcs sabem se tem como trabalhar bem com o mirtilo ?
FOTOS :

Uploaded with ImageShack.us

JÁ FRUTIFICANDO :

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2012 10:15 am    Assunto: Responder com citação

Olá Manoel Félix

Inicialmente, digo que não conhecia a planta antes do teu post.
Dessa forma, não posso te dar muitas dicas.
Entretanto, motivado pela curiosidade, procurei na net algumas informações.

O mirtilo, ou Vaccinium myrtillus, segundo a wikipedia, é um arbusto da família Ericaceae.
Aí temos um bom indício: é a mesma família da Azaléia, que dá ótimos bonsais.

Mas é uma planta, por essência, européia algumas também da América do Norte. Assim, de difícil cultivo no Brasil.
Entretanto, foram introduzidas algumas espécies, no sul do país, onde o clima é mais frio.
Frio, leia-se, cidades como na Serra Gaúcha e catarinense, onde o clima tem média de 13°.

São poucas as cultivares que se adaptaram, baixo desenvolvimento das mudas no viveiro e
necessidade de irrigação/grande quantidade de água, são agumas das dificuldades ao cultivo dela.
Mas entendo que para um pré-bonsai seja possível, estando em locais de clima frio (não sei se é teu caso!).

É uma planta que necessita de muita água. Entretanto, como a maioria das plantas que a gente tem usado para a prática,
o solo deve ser bem drenado mas bem orgânico. As mudas devem ser plantadas no inverno,
quando estiverem em dormência.

Cara é isso, como disse antes não conhecia a planta, que agora sei é conhecida por blueberry.
O que descobri, pesquisei na net. Não achei bonsais, mas é possível que existam.

Boa sorte com a tentativa. Se der certo, a gente aprende junto Wink
Abraço
Manoel Félix

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2012 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Pelas informações Seph !! Acho que vou ter que esperar o proximo Inverno pra fazer a estaquia, na cidade onde eu moro as temperaturas no inverno chegam até 8ºC, mas esse inverno não foi tão frio e a menor minima de Julho foi de 12ºC, por isso fiquei admirado de ele ter florecido, o meu Mirtilo é do cultivar Powder Blue que não precisa de temperaturas muito baixas !
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2012 10:31 am    Assunto: Legal Responder com citação

Então tem chance meu amigo.
Talvez algum colega do fórum com mais experiência possa dar mais dicas nesse caso.
É aguardar...
A dica é adquirir outras espécies da ápoca, com mais facilidade de cultivo.
Assim você diminui a ansiedade. No cultivo de plantas, paciência é tudo.
Abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Manoel, tenho umas 2 dezenas de pés de mirtilo plantadas no sítio. Vale lembrar que eu moro na serra gaúcha que é bem adequada a esta espécie. colho anualmente uma boa quantidade de frutas que realmente são muito saborosas. Ainda não me animei a fazer bonsai dele por uma razão simples, eu acho que bonsai tem que ter um tronco bem reforçado e o mirtilo é apenas um arbusto de pequeno porte e que não engrossa tronco. A tendência dele é ao invés de engrossar o tronco, formar touceiras com vários brotos vindos da base do solo, todos não muito mais grossos do que uma caneta, mesmo depois de vários anos de cultivo em solo. Também deixei mudas em vasos, muds que produzi via estaquia no final do inverno, e elas mesmo após 3-4 anos não atingiram grossura muito superior a um canudinho de refrigerante. Ou seja, não parece a planta ideal para se fazer um bonsai que tenha aspecto de árvore velha e frondosa. Já tive oportunidade de ver "bonsai" de mirtilo auqi em nossa região, mas confesso que o resultado obtido não me convenceu. Para mim mirtilo é sinônimo de arbusto, e de um a frutinha muito gostosa e saudável. Desta forma, continuo deixando os meus no chão. Cultivado no chão não tenho tido problemas: eles ficam à vontade da natureza, produzem melhor em solos pobres e de acidez relativamente elevada. Apesar da orientação de que se deve irrigar, não vi necessidade e eles estão muito bem, obrigado.
Abraço
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 9:59 pm    Assunto: Taí Responder com citação

Taí Manoel

Te guia pelas dicas do Elio que vai tá tranquilo.
Quem conhece a planta é outra coisa. Eu quase achei que era um tipo de uva que dava em árvore no início hahaha.

Abraço
Manoel Félix

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2012 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio Luis Secchi !!
Acho melhor eu deixar ele só pro jardim mesmo hehe !! Muito Obrigado pelas dicas ! =D
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 3:34 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí, como o Élio disse, também sou da serra gaúcha e conheço 2 produtores de mirtilo onde sou cliente assiduo dessa deliciosa fruta e todas as plantas não passam de arbustos de caules finos, inclusive tenho uma muda que ganhei e está a 4 anos em vaso grande e já produzinho e o diâmetro do nebari é pouco maior que o de uma caneta...resolvi então partir para um mame....mas em estilo literati pq ele dá ramos compridos e finos, projeto não muito promissor mas vamos lá, vou tirar uma foto e postar.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Hahaha... eu prefiro deixar no chão frutificando e comendo frutos aos punhados. Uma delícia que felizmente todos os anos eu posso saborear enchendo a boca e não apenas mastigando alguns frutinhos...rsrsrs
Abraço
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 07, 2013 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Taí élio meu mirtilo, passou um pouco para mame, estava no limite de altura mas no replante eu levantei um pouco para expor mais o nebari aí passou pra shohin.

Antes do trabalho...Na verdade esse nó de pinho eu até escavei ele e estava estudando um Tanuki...mas como não engrossa o tronco eu desisti,

Foi podado e aramado na primavera passada e faz uns 10 dias que passei para esse vaso.

Tem chão ainda pela frente, quem sabe com o tempo ele vai se ajeitando.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 07, 2013 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

É por aí Claudio, está ficando elegante. Agora com o fim do inverno ele deverá brotar com vigor, é a hora de ir direcionando os galhinhos novos.

E daí tem idéia de vir para o nosso Encontro em Rolante? Seria uma satisfação enorme poder contar com a presença do amigo.
Se precisar mais informações me passa uma MP com teu e-mail que eu te envio.
Abraço
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 07, 2013 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, obrigado pelas palavras, aquele galho de cima eu pretendo deixar para sacrifício para melhorar o tronco, tanto na sinuosidade como na aparência de idade pois ainda nem liguinificou por completo. Já lhe encaminhei um MP com minhas intenções e meu contato em estar presente no encontro, estou mesmo precisando me enturmar, podes me encaminhar os detalhes. abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: