FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai Videira ou bonsai Vitis vinifera.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 12:45 am    Assunto: Bonsai Videira ou bonsai Vitis vinifera. Responder com citação

Olá pessoal,
a três anos comigo,
retirada de um pátio onde a casa seria removida,
essa videira deve ter em torno de 11 anos,
11 anos de chão 3 de treinamento a bonsai.
Total 14 anos,
é uma criança ainda,
mas eu gosto muito dela, na verdade gosto de todas,
mas devido a dificuldade me encanta as viniferas.

Segue fotos de meu trabalho:

- Frente, marca da serra no tronco.

- Frente, detalhe do pote antes do vaso.

- Verso, marca da serra no tronco.

- Verso, detalhe do pote antes do vaso.

- Frente, marca da serra no tronco removida.

- Verso, marca da serra no tronco removida.

- Vaso: criação deste que voz escreve.

-

- Muita raiz.

- Detalhe raiz.

- rachadura no tronco, metade morta metade viva.

- Frente já no vaso e com madeira podre removida.

-

-

- Verso com detalhe da madeira morta.

- Conclusão.

Espero que gostem amigos,
sempre lembrando que sua opinião me acrescenta muito.
Obrigado a todos desde já.
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 1:15 am    Assunto: Responder com citação

Achei muito bacana. Você irá conduzir para um semi-cascata certo?

Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 1:35 am    Assunto: Responder com citação

Sim amigo,
han kengai deve ser o caminho mais acertado nesse momento...
Obrigado.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 10:07 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Bem vindo ao clube dos cultivadores de videira bonsai, no qual me incluo há alguns anos. Para familiarizar voce, eis alguns modelitos básicos:

Por último, a minha "filhinha", coletada há uns 10 anos e que venho tentando moldar desde então:

Produz muitos cachos de uvinhas, mas como o clima no DF não é favorável, eles secam e caem antes de aumentarem o diametro do fruto, infelizmente. Mas é uma alegria só, ver a planta frutificando, compensa todo o resto. rssssss detalhe do substrato que uso:

Aqui o registro da primeira frutificação dela:

O pessoal do sul do país, graças ao clima, têm bem mais sorte que eu, pois os frutos crescem e aparecem:

Enquanto minha videira estiver linda e saudável, não irei me preocupar muito com sua frutificação, que se repete sempre todo ano, com o mesmo resultado. Não podemos ter tudo, né? tenhamos então o bonsai, esqueçamos os frutos dele..... Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu nickyfury,
trabalho a uns 3 a 4 anos com elas tbm,
por enquanto de quatro que eu coletei duas estão bem fortes,
inclusive a 5ª imagem que vc postou a videira era minha, mas ela morreu...Sad
Obrigado pela atenção e vamos nessa que em breve teremos muitas videiras por aqui e muita experiência em debate...
Abraço Cool
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

vou aproveitar e mostrar mais uma que eu tenho...

Essa deve ter 8 anos de chão e 3 de treinamento em vaso.
Total: 11 anos

-

-

-

Abraço!
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 13, 2013 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Nicky, Fabrício e demais conhecedores da Vitis, preciso de uma orientação sobre o melhor substrato para recuperar yamadori de vitis, sabem que aqui na serra gaúcha temos um ótimo clima para essa espécie e no domingo, fui a campo retirar algumas plantas de um parreiral que será renovado, tirei 7 plantas, duas delas de grosso calibre com mais de 40 anos, me assegurou o proprietário pois foi o avô dele quem plantou, a mais nova, estima-se 10 a 15 anos, porém, como a região tem muitas pedras, as raízes capilares estavam em sua maioria entranhadas nas fissuras das pedras e muito..mas muito longe da base, tiramos da melhor maneira que pudemos e ao chegar em casa rapidamente coloquei-as em solução de tiamina, já tenho as bacias e pretendo enterrá-las hoje e minha dúvida é se enterro só na areia como de praxe ou coloco um pouco de matéria orgânica, condicionador se dolo e tijolo moído?? Obrigado.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 13, 2013 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio na nossa região as videiras se recuperam facilmente, devido ao clima muito favorável. Dá para dizer quase independente do substrato utilizado. De qualquer modo sugiro que use a areia grossa e coloque sim um pouco de matéria orgânica (uns 15%) e também pode adicionar o tijolo moído, uns 20%... Lembrando que neste primeiro ano você somente deve se fixar na recuperação da planta, em um recipiente relativamente grande (uns 10 litros) a fim da planta obter uma boa brotação e um melhor enraizamento. No inverno do ano que vem poderá retirar ela e já fazer uma poda das raizes longas e também uma primeira poda de formação da estrutura aérea...
Ano passado recuperei umas videiras de mais de 50 anos, só que em função do meu envolvimento com o Evento de Rolante, acho que o próximo passo vai ficar para o ano que vem. Não estou dando conta de replantar e manter tudo o que tenho no momento...rsrsrs

abraço
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 13, 2013 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Legal Elio, os recipientes realmente são grandes, e sua orientação é mais ou menos o que havia previsto, obrigado pela dica, se obtiver êxito com essas, ano que vem vou me programar melhor, inclusive fica o convite para o amigo se tiver interesse, podemos combinar ano que vem para retirar mais algumas...contei mais de vinte plantas antigas que serão trocadas lá nesse parreiral, e tenho passe livre...aí na primavera eu vou lá e olho as mais interessantes e vigorosas e deixo marcadas para retirar no inverno, tinha selecionado umas 12 mas só consegui retirar 7..kkk...haja braço.
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 17, 2013 12:23 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Claudio Soares,
essa dica de substrato do amigo Elio Luis Secchi é quente,
uso dessa forma tabém, porem já perdi duas videiras,
foi por não usar enraizante tiamina ou por deixar por muito tempo a sombra depois da coleta, ainda não sei qual foi meu erro, não me culpo muito por que sei que as plantas eram bem velhas e não estavam fortes o suficiente.

Gostaria muito de poder estar ai em sua região em épocas de troca de matrizes na lavoura... deve ser um espetáculo... abraço e boa sorte. Laughing
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 18, 2013 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Fabricio, já estão em bacia bem grandes e bem fixadas para não moverem-se com o substrato acima referido após fiarem um dia em solução de tiamina e ao final reguei todo o substrato com essa solução, pretendo repetir a tiamina a cada semana, no más, água e sombra.

Quando vc comentou que perdeu 2 tralvês por ficar muito tempo na sombra vc se refere a quanto tempo? pretendo deixas uns 40 dias, dependendo das arrebentações de brotos, o que vc sugere para que eu não cometa a mesma falha?

Quanto à época de troca das matrizes, fica o convite, assim como já o fiz ao amigo Elio Secchi para quem sabe no próximo ano, vcs virem para cá para fazermos uns yamadoris, eu consigo facilmente ótimas plantas que serão trocadas e autorizações dos cultivadores...Vamos planejar um piquenique nas parreiras??? Abraço.
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 18, 2013 10:18 am    Assunto: Responder com citação

..
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 18, 2013 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio sobre o tempo de deixar as videiras à meia sombra, pode abreviar bastante este tempo... Assim que ela emitir brotos com 2-3 cm de comprimento já pode levar ao sol. As videiras arrancadas de raiz nua normalmente são plantadas direto à campo, sem nenhum tipo de sombreamento e o índice de pega é bem perto dos 100%... A questão principal é a época, que agora ainda é boa, desde que seja variedades que não iniciaram brotação.
abraço
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Estamos todos em sintonia nesse diálogo, fico muito feliz... Very Happy
Esse detalhe de sol ou sombra depois da coleta é um dos grandes motivos de perda de yamadoris, assim como o amigo Elio coloca acima.
As duas que perdi assim que brotaram deixei por mais 30 dias a sobra, com luz indireta, sendo que as outras que estão saudáveis e já estão comigo a mais de 3 anos foram colocadas direto ao sol.
Muitas plantas são coletadas e quando os primeiros brotes são emitidos colocamos ao sol e esse brotes eram apenas nutrientes de defesa armazenados na planta e liberados por stress de auto defesa e ao colocar ao sol acabamos por matar a planta, no entanto, as videiras ao contrário podem ficar ao sol (dessa época) direto após a coleta sem problemas pois o maior perigo para ela é a água em excesso e a falta de sol...
Se eu conseguir me organizar eu vou ai te visitar sim meu amigo... fico só imaginando eu feito criança no playground...kkkkkkk... Laughing

Abraço, e boa sorte.
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Uma dado importante que notamos ao falar de videira, sol, água e substrato é o que se refere ao cultivo natural da planta,
sempre a céu aberto e em terreno com declive de solo pedregoso ou argiloso para ser sempre bem drenado evitando o acúmulo de água,
evitando assim os amigos fungos... Rolling Eyes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: