FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estacas de amora
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 25, 2013 8:13 pm    Assunto: Estacas de amora Responder com citação

Há uns 2 meses atrás eu plantei algumas estacas de amora,
uma delas, a mais grossa como um lápis já enraizou e brotou,
já estou colocando no lado externo pra pegar sol...
minha dúvida agora é, já que a estaca enraizou e está em AREIA PURA E PEDRISCOS dentro de uma garrafa pet, vai precisar de materia organica... pois bem, o que posso fazer pra suprir essa materia organica?
Ou devo esperar alguns meses? estou regando normalmente.
Logo posto fotos atualizadas mas a dita cuja é essa abaixo.

Dentro do pote plastico. Dias apos eu separei as estacas e a mais grossa coloquei em uma pet separada, esta separação se mostrou bem sucedida pois as mais finas estão definhando e não creio que enraizaram. Rolling Eyes
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 25, 2013 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Quando uma estaca que está em areia pura enraiza e quer sair brotando aqui comigo, eu geralmente jogo uma camada de 1-2 cm de terra vegetal, ou qualquer solo com nutrientes, pq a rega leva os nutrientes pra baixo.. Nunca deu errado, aí da pra esperar as raízes ficarem boas pra transplantar mais tarde!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 26, 2013 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Jose,

O pessoal costuma dizer (e eu já estou comprovando isto na prática) que amora é igual praga. Enraiza até na beirada do muro, pega igual mato mesmo! Tenho algumas estacas de amora que têm 2 meses também, uma delas (a mais grossa, espessa como 2 dedos) já deu flor duas vezes! Se vc colocou somente areia, acho poderia fazer como o colega indicou aí e jogar um ou dois centímetros de terra e esperar mais um mês e meio ou dois antes de plantar em algum vaso de treinamento ou escorredor, dependendo da sua intenção com a planta.

Abraço
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí!
Mete uma terra preta por cima ou matéria orgânica e deixa a pet encher de raíz!

Próximo ano pensa em replantar.

Vai vir que nem mato, como bem disse o Simba.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 13, 2013 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Ah Jose,

Deixa eu te falar uma outra coisa que eu só me liguei agora vendo a foto. Se vc estiver deixando no quintal, no frio mesmo, aí até justifica a estufinha com pet. Caso as estacas fiquem protegidas da geada em alguma cobertura, nem que seja sem porta e bata vento, nem precisa de estufa, é a estaca, a pet e o substrato mesmo. Aqui em Floripa, deixei em cima da bancada da sacada do meu apartamento, bate vento 364 dias e meio por ano, e é o famoso vento sul, que vem trincando de gelado muitas vezes. Deixei também no sol, no frio, fiz experiências assim com elas só prá ver. De 4 estacas, 3 tão mais cabeludas que eu quase, com apenas 2 meses. Pode ficar tranquilo, estaca de amora é quase tipo apostar em todos os cavalos de uma corrida. Não tem como perder!

Abraço e boa sorte!
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: