Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Seg Jul 22, 2013 10:32 pm Assunto: Meu primeiro yamadori - Figo |
|
|
Pessoal,
Fiz meu primeiro yamadori, gostaria da opinião de vocês, o que fiz certo, errado...
Cortei um pé de figo, tirei a terra em volta e tive que cortar a base que estava presa no galho mais grosso.
Passei pasta de dente pura no local do corte, pois não tenho a pasta cicatrizante.
Coloquei num pote de sorvete com a própria terra, para transportar.
Mudei para um vaso mais fundo, pois a raiz estava bem em cima e coloquei em areia de construção pura.
Molhei com água+b1 no primeiro dia, pretendo fazer isso 1x por semana e o restante dos dias molhar somente com água.
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 23, 2013 3:51 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, até aqui tudo certo.
Agora deixe quieto até brotar, pode ser em local ensolarado pois estamos no inverno e ele de qualquer modo somente vai brotar quando começar a esquentar. Cuide somente para deixar a areia apenas úmida e não encharcada. Como nesta época a evaporação é menor e a planta não tendo folhas não estará praticamente sugando umidade, talvez não deve molhar todos os dias. Somente molhe quando a camada superficial da areia já tiver secado. Excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raizes ao invés de enraizar...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Ter Jul 23, 2013 9:36 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Marcelo, até aqui tudo certo.
Agora deixe quieto até brotar, pode ser em local ensolarado pois estamos no inverno e ele de qualquer modo somente vai brotar quando começar a esquentar. Cuide somente para deixar a areia apenas úmida e não encharcada. Como nesta época a evaporação é menor e a planta não tendo folhas não estará praticamente sugando umidade, talvez não deve molhar todos os dias. Somente molhe quando a camada superficial da areia já tiver secado. Excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raizes ao invés de enraizar...
abraço |
Obrigado Elio pela ajuda.
Abraço |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Dom Ago 25, 2013 1:06 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Está brotando muito rápido agora e em vários lugares, será que devo tirar da areia e colocar no substrato?
Outra duvida que tenho é o galho abaixo da primeira raiz é bem grande, ou seja, a planta está metade a baixo da areia e meta a cima. Devo em algum momento cortar parte do tronco a baixo das raízes?
[/img] |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Ago 26, 2013 9:22 pm Assunto: |
|
|
Marcelo Siqueira Sartori, as dicas do amigo Elio Luis Secchi são muito pertinentes. Agora não é hora de trabalhar teu figo, é tempo de deixá-lo recuperando-se. Olha, se fosse minha planta (e estou com um figo na mesma situação), deixaria-o tranquilamente por um ano sem novas intervenções. Não descuide da rega e daqui a 90 ou 120 dias pode pensar em começar uma adubação leve, preferencialmente com adubo orgânico.
O que fazer enquanto isto? Procure outras plantas, como todo bonsaísta, a única forma de aguentar o ímpeto de botar a mão na massa, acabando por matar as plantas, é conseguir ainda mais plantas, assim você sempre tem algo para fazer. |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Seg Ago 26, 2013 10:32 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Arzivenko!
Não tem problema deixar na areia tanto tempo? |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 27, 2013 12:28 am Assunto: |
|
|
Marcelo, não tenho o que acrescentar nos comentários do Elio e do Arzivenko, daqui a um ano quando for mexer nela...estude a possibilidade de retirar o galho grosso e formar o tronco com o fino que sai pela esquerda. terá um movimento e conicidade mais interessante. boa sorte _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Ago 27, 2013 4:30 pm Assunto: |
|
|
Amigo coloque uns doid centimetros de terra vegetal
em cima. Regue e acompanhe.
Isso depois que tiver raizes. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Qua Ago 28, 2013 2:04 am Assunto: |
|
|
Claudio Soares II, anotada a sua sugestão, muito boa ideia.
josecarlosbarros, Eu estava pensando nisso, estou com medo de deixar só areia e morrer. Vou fazer isso sim.
Obrigado a todos pelas ajudas. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Ago 28, 2013 8:16 pm Assunto: |
|
|
não precisa ter medo de deixar na areia, será até bom para a planta. Vai permitir que ela forme um sistema de raízes capilares considerável, que se desenvolve melhor na areia. Enquanto isso você pode trabalhar com adubação orgânica. Não há necessidade de mudança de substrato. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 8:59 am Assunto: |
|
|
Matheus,
Isso que queria saber, obrigado!
Segue mais uma foto de como está crescendo, pelo que estou vendo nasceu um galho duplo.
Segue foto atual:
 |
|
|
 |
Marcelo Sartori
|
Enviada: Sex Set 06, 2013 12:21 am Assunto: |
|
|
Está crescendo bem rápido e saindo varias brotações:
 |