Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Toczek 1.o PASSO

Registrado: 18/08/09 Idade: 50 Mensagens: 138 Localização: Foz do Iguaçu-PR
|
Enviada: Seg Set 23, 2013 9:33 pm Assunto: BUXINHO TOPIARIA |
|
|
Amigos...
Comprei esse buxinho em uma loja aqui na cidade, ao meu ver de iniciante está legal, foi feito uma topiaria ficou com copa de arvore de natal, mas a parte que mais gostei foi do troco e o nebari, quero mexer logo nele, qual o primeiro passo, e demais passos?
Uploaded with ImageShack.us
Abraços
PS: desculpem a foto mal tirada, foi oq deu por hoje, prometo melhorar a foto nas proximas....rsss |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Set 23, 2013 10:03 pm Assunto: |
|
|
É mais ou menos por aí. Opinar com foto apenas de um lado e com qualidade duvidosa pode ser uma opinião totalmente errada.
então aguardamos outras fotos.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 9:23 am Assunto: |
|
|
Eu o apresentaria à tesoura de poda, hehe. Mas primeiro vc tenq definir uma estrutura para seguir |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 9:24 am Assunto: |
|
|
Eu o apresentaria à tesoura de poda, hehe. Mas primeiro vc tenq definir uma estrutura para seguir |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 10:08 am Assunto: |
|
|
Toczek cuidado com o buxinho, ele não suporta podas radicais, vá removendo os ramos aos poucos! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 11:15 am Assunto: |
|
|
Ola Toczek.
Realmente sera preciso novas e melhores fotos , com angulos diferentes e se possivel uma visualizacão do interior da planta, para depois comecar as podar ...
Muitas vezes a precipitacão leva a retirada de material precioso para a futura formatacão do projeto...
Estamos aguardando. |
|
|
 |
Toczek 1.o PASSO

|
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 10:10 pm Assunto: |
|
|
Sim, agora deu para ver melhor: em uma das fotos mostra um belo nebari e em todas elas uma bela confusão de galhos...rsrsrsrs...Mas também muitos galhos secos. Então já pode fazer a primeira intervenção: retirar todos os galhos secos, ou seja, todos os galhos que não tiverem folhas verdes, pois em buxinho galho sem folha verde é galho morto. E olha que tem muitos aí or dentro....Creio que com isso será possível visualizar um pouco melhor a estrutura central de troncos, que mesmo com várias e melhores fotos ainda está comprometida. Talvez o amigo possa estar estranhando que a gente não visualize direito, mas sempre tem que levar em conta que você tem a planta na mão para comparar foto com o físico, enquanto a gente só tem a imagem e ainda bidimensional. Daí a visualização fica bem mais difícil e com esta confusão de galhos complica um pouco mais. Bom, retire todos os galhos mortos e volte a mostrar...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Toczek 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 24, 2013 10:54 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Sim, agora deu para ver melhor: em uma das fotos mostra um belo nebari e em todas elas uma bela confusão de galhos...rsrsrsrs...Mas também muitos galhos secos. Então já pode fazer a primeira intervenção: retirar todos os galhos secos, ou seja, todos os galhos que não tiverem folhas verdes, pois em buxinho galho sem folha verde é galho morto. E olha que tem muitos aí or dentro....Creio que com isso será possível visualizar um pouco melhor a estrutura central de troncos, que mesmo com várias e melhores fotos ainda está comprometida. Talvez o amigo possa estar estranhando que a gente não visualize direito, mas sempre tem que levar em conta que você tem a planta na mão para comparar foto com o físico, enquanto a gente só tem a imagem e ainda bidimensional. Daí a visualização fica bem mais difícil e com esta confusão de galhos complica um pouco mais. Bom, retire todos os galhos mortos e volte a mostrar...
Abraço |
Perfeito Amigo Elio,
Eu entendo bem como é observar somente por fotos, pois até agora só admirava as fotos aqui postadas, hj tenho algo pra colocar pra tds opinarem e me ajudarem nesse aprendizado, vou fazer o recomendado e posto assim que possivel novas fotos, alguns galhos podem ser trabalhados como madeira morta?
Desde já MUITO OBRIGADO! |
|
|
 |
Toczek 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 25, 2013 5:24 pm Assunto: |
|
|
fiz a limpeza nos galhos secos, vejam como ficou....
no topo os dois galhos se entrelaçam numa verdadeira maçaroca,,,,......rssss
Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Toczek 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 25, 2013 7:54 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica, Arzivenko
fiz somente os ramos "mortos" |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 25, 2013 11:30 pm Assunto: |
|
|
Opa, agora clareou bastante. Bom, existem vários saídas de tronco e para que não continue parecendo uma topiaria será necessário fazer algumas escolhas. O primeiro passo é escolher qual será a frente, baseada no melhor nebari. As últimas fotos mostram me parece com clareza que é por aí... Depois disso eu escolheria uma linha de tronco que seria o futuro tronco principal do bonsai, observando movimentos e conicidade. Os demais galhos cortaria deixando um pedaço para possíveis futuros jins. Este galho que ficaria certamente deve ter uma boa quantidade de brotação e se ela estiver muito alta o próximo passo será fazer baixar esta brotação o que se consegue através de poda parcial da parte verde, reduzindo a altura, mas deixando parte da folhagem a fim de induzir a planta a brotar mais baixo. Este é um processo que durará no mínimo um ou dois anos. Estou fazendo isso num buxinho há mais de 2 anos e agora vejo que está com brotação onde eu queria. Agora esta escolha do que fica e do que sairá é muito arriscado e até difícil assinalar aí nas fotos. É algo que quase que obrigatoriamente tem que ser feito com a planta na mão. Se o amigo neste momento se sente com dúvida do que retirar e o que deixar, faça somente por enquanto o processo de rebaixamento da folhagem, cortando as partes mais altas a fim dela brotar mais para baixo...O tempo vai lhe dizer com maior certeza o que deverá ficar...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|