FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda com adubação
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/12/11
Mensagens: 104
Localização: Rio de janeiro-SP

MensagemEnviada: Ter Out 01, 2013 4:52 am    Assunto: ajuda com adubação Responder com citação

Pessoal estou para adubar meus 3 bonsais
uma jabuticabeira uma bugan e um pinheiro negro.

Um amigo me sugeriu usar bocashi, usei um pouco na jabu mas como as plantas ficam dentro de casa o cheiro está muito forte.

pensei em usar osmocote

-O osmocote é muito melhor do que o bocashi? caso sim, existe um único osmocote que atenda minhas 3 plantas?

Muito obrigado!
abração!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 01, 2013 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Dummar,

Primeiramente vou falar de exposição ao sol.
Você diz que suas plantas ficam dentro de casa. A jabuticabeira e a Bouganvile precisam de 4 horas de sol e o pinheiro de 6 horas. Sem isto elas não vão sobreviver adequadamente.

Quanto à adubação, não tenho experiência com o Bocashi. Eu uso osmocote com micronutrientes e semanalmente coloco esterco de aves ou farinha de osso ou torta de mamona. Tenho tido bom resultado.

Obs 1: Para usar todos estes adubos ao mesmo tempo eu uso quantidades muito pequenas para não superdosar e matar as plantas (cuidado com isto).

Obs 2 : Não tenho pinheiro negro e portanto não sei se esta receita é boa para ele.
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Ter Out 01, 2013 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Dummar,

Fiquei um pouco preocupado, quando você disse que suas plantas ficam dentro de casa. Todas essas espécies que você tem aí necessitam de sol pleno, o dia inteiro para crescerem saudáveis.

Quanto à adubação, primeiro temos que saber o que você deseja com ela, para depois te indicar a concentração de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) ideal para cada uma.

Não conheço esse adubo que você mencionou, mas o osmocote pode ser melhor mesmo para alguém com pouca experiência na adubação, principalmente porque ele é de liberação gradual e não precisa ficar repondo constantemente, podendo durar meses a fio sem necessidade de troca.

Se, nas suas plantas, você deseja uma maior engrossa do tronco, folhas mais verdes e saudáveis ou crescimento acelerado, deve utilizar maior quantidade de nitrogênio. Então, um NPK 20-0-20 pode ser o ideal.

Se você deseja maior ramificação de galhos, fortificação das raízes, o recomendado seria mais potássio. Também o 20-0-20 é recomendado, pois traz tanto o nitrogênio como o potássio em alta concentração.

Para frutos e/ou flores (primavera e jabuticabeira), maior concentração de fósforo é recomendada. Assim, um adubo com concentração 4-14-8 é indicado.

Se o objetivo é deixar o bonsai como está, sem alterações significativas (a planta que já está envasada e que não se quer que cresça ou desenvolva-se mais, mas que mantenha a forma), deve-se utilizar adubo neutro apenas para mantê-la saudável. Assim, 10-10-10 é o mais indicado.

Se você não encontrar exatamente essas proporções, pode utilizar proporções próximas ou parecidas, devendo-se atentar ao fato de que maiores proporções devem ser aplicadas em doses menores. Ou seja, se você for utilizar um adubo 30-14-16, você deve utilizar muito pouco para atingir o resultado pretendido.

Espero ter ajudado. Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Ter Out 01, 2013 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Dummar, o bocache é muito difundido entre os orquidófilos.
É composto de diversos nutrientes, entre eles, torta de mamona, farinha de
osso, cinzas, pó de conchas, espinho de peixe triturado, etc.

Eu sei de bonsaístas que usam bocache, assim como orquidófilos que usam osmocote.

Primeiro de tudo, como bem colocaram os colegas Thiago e Denis, coloca essas árvores pra rua, cara! Hehehe!

Eu usaria o osmocote, pela liberação lenta seria o ideal.
Quanto aos adubos orgânicos, confesso que ainda não iniciei o uso deles, então não posso opinar...

Mas a pergunta que não quer calar? Cara, se bocache já fede muito em espaços abertos, como é que tu aguentava dentro de casa????? Hahahahaha!!! Ri muito aqui!

Vamos falando.
Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Dummar
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/12/11
Mensagens: 104
Localização: Rio de janeiro-SP

MensagemEnviada: Qua Out 02, 2013 3:01 am    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal, obrigado pelas respostas.
vamos lá:

as plantas ficam dentro de casa em uma bancada que instalei na minha janela. como se fosse uma jardineira só que para dentro do ap. com isso recebem uma excelente quantidade de sol e ventilaçãoSmile

estou decidido a usar o Osmocote PLUS 15-9-12 de liberação 8/9 meses , será que ele atende os 3 exemplares?

Renato, quanto ao cheiro rsrsrs sou iniciante.....
ano passado, meu primeiro de bonsaismo, eu não o adubei.....
ai por sugestão de um logista bonsaista aqui do RJ usei o bokashi mas em uma semana desisti KKKK

abração!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mooh



Registrado: 24/06/13
Mensagens: 48

MensagemEnviada: Qui Out 03, 2013 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que possa sim usar osmocote nessas tres especies, o que li é que a unica especie que nao aceite bem esse adubo é a azaleia. Abss
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil