FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

fusão de mudas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Qui Out 03, 2013 10:31 pm    Assunto: fusão de mudas Responder com citação

Fala pessoal,


Eu vi uma técnica de fusão de mudas em um livro e em um site, em cima de uma estrutura de arame.
Então eu resolvi testar uma modificação da técnica. Eu moldei uma estrutura com biscuit, em cima de uma tela de arame (a famosa tela de galinheiro). Depois de secar, eu passei um verniz.
Hoje, eu coloquei três mudas de estaca de ligustrum. O certo mesmo era ter feito todo o tronco, mas resolvi testar primeiro com essas três, para ver se vai dar certo, se elas vão se fundir, se o biscuit não vai se dissolver.
Prendendo a muda junto à estrutura, eu furei com uma furadeira e prendi com alfinetes.
Acho que o ideal seria usar uns parafusos bem finos, mas não consegui achar. Se alguém conhecer algum lugar que venda uns parafusos quase do diâmetro de um alfinete, por favor me avisa.
Enfim, vamos ver se dá certo.

Abraços,

























Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Out 04, 2013 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Igor, a técnica funciona, com certeza. Podemos usar um pedaço de madeira torneada ou trabalhada no centro. Não sei se o biscuit vai aguentar, daí é outra coisa. Agora o seu teste com apenas 3 mudas a tendência é não fundir porque para haver a fusão é necessário que as mudas aos crescer fiquem pressionando umas contra as outras e isso normalmente só ocorre quando foram colocadas todo ao redor e com boa fixação. Caso contrário a tendência e a muda engordar "para fora" e não fundir.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Sex Out 04, 2013 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, vou seguir sua dica e terminar de colocar todas as mudas. Eu pensei no biscuit porque achei mais fácil de trabalhar. Para falar a verdade, eu tentei fazer primeiro um molde em madeira (uma tuia nana morta), e quase perdi meu dedo com uma retífica. Resultado: quatro pontos em um dedo e uma cicatriz feia. Eu deveria ter me precavido melhor, etc, mas a gente vai ficando confiante demais.
Enfim, se der certo com esse técnica, eu posto as fotos.
Obrigado pelo comentário.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 05, 2013 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente Igor o uso de ferramentas ajuda muito a fazer um trabalho mais rápido, mas é sempre perigoso. Tem que se tomar todas precauções, mas mesmo assim às vezes a coisa foge ao controle. tomara que dê certo com biscuit, pode ser um bom caminho a ser sugerido aos demais colegas. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil