|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Out 17, 2013 8:23 am Assunto: Caliandra 01 |
|
|
Olá a todos,
depois de um bom tempo sem adquirir novas plantas (estou tentando optar pela qualidade ao invés da quantidade) decidi passar ontem à noite no CEAGESP aqui de Sorocaba... para ver o "havia de novo"...
eis que me deparo com uma Caliandra rosa de porte bem melhor do que as mudas pequenas que geralmente encontro à venda aqui na região.. com preço tb bem mais salgado... paguei 40 pilas depois de uma boa negociação (o preço pedido era R$ 50,00)
Gostaria da opnião dos amigos com relação ao que fazer com ela, minha ideia é seguir um dos dois caminhos abaixo, qual seria o melhor?
1º
eliminar todos os brotos da base;
fazer o replantio numa bacia raza (15 cm de altura)
2º
eliminar todos os brotos da base;
fazer o replantio num vaso grande (40 litros)
realizar uma poda drástica para já ir trabalhando a copa a partir da nova brotação
Na primeira opção eu perderia muito das raízes da planta portanto não mexeria na copa... já na segunda acredito que estaria mantendo a maior parte das raízes, portanto, o risco de peder a planta devido a poda drástica seria menor...
Sei que o nebari não é dos mais bonitos, mas acabei comprando a planto pelo tronco já ter um certo porte e apresentar um "leve" movimento em sua base...
Abaixo umas fotos iniciais da planta

Editado pela última vez por Clayton em Qui Out 02, 2014 8:52 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Out 17, 2013 9:32 am Assunto: |
|
|
Eu faria a poda primeiro. Vamos aguardar opiniões dos mais experientes |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qui Out 17, 2013 10:56 am Assunto: |
|
|
Clayton,
Planta com excelente potencial esta hein!
Eu ainda faria uma 2a opção modificada! Faria como vc mesmo sugeriu a respeito dos brotos da base, elimina todos, pois ali não vão agregar em nada no teu futuro bonsai. Depois, faria uma poda drástica a uns 20 ou 30 cm (no máximo) do nebari. Esta altura dependerá do tamanho da planta. Dá prá perceber que é grande, mas não se tem uma escala para comparação. Eu faria ainda uma poda de raiz, para dar uma limpada nas pivotantes e deixar somente as raízes secundárias, pois já que você reduz a parte aérea, poderá reduzir também a parte radicular. Assim, plantaria num escorredor ou bacia bem perfurada com substrato drenante, e esperaria os brotos novos para formação da nova copa. Quando as raízes saírem por baixo, faria a mamadeira, que não serve apenas para engrossar tronco (pelo visto a sua não precisa engrossar), mas para acelerar a brotação também.
Como iniciei há pouco tempo com as caliandras, não sei se estamos na época certa para fazer a poda drástica. Vamos ver se algum oráculo do bonsai aqui do forum nos esclarece melhor estes pontos!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 17, 2013 3:59 pm Assunto: |
|
|
"Oráculo do Bonsai" hehehehe.... Opinião diferente a minha! Eu aproveitaria o começo da primavera para alporques na parte superior da planta. Ela é grande e desenvolvida, pense em alporques antes de meter a faca em tudo! hehehe.
Eliminar as brotações na base também elimina uma opção de estilo: troncos múltiplos! E não vi muitas caliandras assim ainda....
Plantas com folhas compostas ficam mais interessantes em portes médios e grandes eu acho. As raízes estão interessantes! talvez uma limpeza e seleção de raízes e um alporque de raiz te dê um sistema mais radial.
Ah! não conheço caliandras mas creio que vale uma regra geral: início de primavera pode mexer! época de aumento de metabolismo... Se decidir pela faca e transplante, creio eu que possa fazer agora sem medo de ser feliz.
Acompanhando! |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 18, 2013 12:18 pm Assunto: |
|
|
E aí pessoal, primeiramente obrigado pela ajuda... valeu!
acho que entendi os "toques" que vocês deram, mas tenho algumas poucas dúvidas/comentários que gostaria de dividir com vocês:
alporque na parte superior: para ser sincero, quando comprei a planta, doeu menos pagar R$ 40 ( pagaria até os R$ 50) porque imaginei que poderia tirar pelo menos uma outra boa planta da parte superior... acontece que, observando em casa, com mais calma, não achei nenhum rumo para um bom alporque... em resumo, não gostei da parte aérea da planta...
no FDS vou bater umas fotos e postar para ver se vocês me ajudam a achar um rumo para isso..
Alporque de raíz: gostaria mesmo de melhorar o aspecto radial do nebari... mas não sei como, depois de pesquisar um pouco, achei este passo a passo no site Ricbonsai... seria isso???
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-3/
junto com as fotos da parte aérea irei postar outras com alguma medida de proporção para que fique mais fácial a ajuda de vocês...
o brigado e um abraço a todos! |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 21, 2013 11:31 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
depois de pesquisar um pouco mais no FDS vi que a técnica que referenciei no meu último post é na realidade abertura de janelas para emissão de raízes... acho que vou tentar essa por ser menos evaziva para a planta...
como prometido, segue algumas fotos para a melhor avaliação de vocês...
gostaria de saber se vcs identificam algum bom ponto para alporquia na parte superior da planta pois eu, provavelmente pela inexperiência, não vejo nada de especial...
caso vcs tb não identifiquem nada especial, provavelmente, irei descartar a parte superior.
Abraço a todos.
Fotos da base
Fotos da parte superior
[/img] |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Seg Out 21, 2013 11:41 am Assunto: |
|
|
Para a primeira foto da parte superior:
 |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 02, 2014 8:51 pm Assunto: Caliandra 01 |
|
|
Olá pessoal
depois de um certo tempo, com as minhas plantas só recebendo água, estou retomando o hobby...
tenho essa Caliandra que já está ha um certo tempo na mesma bacia... a única coisa que fiz após o plantio foi retirar os galhos duplos e regar...
qual sugestão para os próximos passos.... não tenho nada em mente com relação a estilos... sugestões e orientação seriam muito bem vindas...
uma abraço a todos e abaixo algumas fotos deste final de semana.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|