FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quando trabalhar madeira morta?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 1:28 pm    Assunto: Quando trabalhar madeira morta? Responder com citação

Boa tarde a todos!

Esse vai ser meu primeiro post após o retorno aí de tanto tempo. Foi essa planta que me fez voltar a arte.. rs

Se trata de uma bougainville (vulgo Primavera) rosa vinda de yamadori a aproximadamente dois anos atrás. Cuidei dessa planta dentro de casa por um tempo e fiquei petecando ela pra lá e pra cá em canteiros e viveiros. A bougainville é conhecida pela sua enorme resistência e isso foi provado ao longo do tempo que ela permaneceu comigo.

Ela foi replantada três vezes nesse tempo todo. A primeira foi num vaso bem grande no qual ela permaneceu cerca de oito meses. Quando a mandei para um viveiro, foi transplantada indevidamente para um vaso de barro bem raso, o que não foi nada proveitoso. Agora ela se encontra no local onde todas as outras plantas estão e cresce dentro de um grande vaso branco de treinamento. Ela floresceu a pouco tempo revelando sua cor e me dando esperanças para continuar a trabalha-la.

Não mexi no tronco da planta esse tempo todo, só deixei crescer livremente, o que criou galhos indesejados e completamente aleatórios que provavelmente não serão aproveitados após o próximo trabalho que planejo para ela. Uma foto dela quando estava se recuperando do yamadori:



Seu tronco é um grande toco com pouca sinuosidade, mas que pode ser plenamente aproveitado com um bom trabalho de madeira morta, que pretendo fazer assim que me recuperar de um problema de saúde. Pretendo escavar bem o tronco deixando apenas um lado da planta com veio vivo e a partir dai conduzir um galho apical que será a nova copa.

Me inspiro nesse bonsai:



Não farei o trabalho igual, é claro, mas tomo rumo nisso a partir dessa ideia de metade madeira morta e metade viva.

A questão é: eu teria que trabalhar com essa planta agora na primavera (transplante, organização de raízes, poda drástica e trabalho de madeira morta são as coisas que pretendo fazer em um único dia, me corrijam se eu estiver errado) ou posso trabalha-la em outra época do ano? Posso fazer tudo de uma vez ou devo ir trabalhando aos poucos as etapas necessárias?

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, vamos por partes: A questão da inspiração em outro bonsai é um ponto importante. Porém, utilizar como inspiração uma conífera se você tem em mãos uma planta essencialmente tropical, não é um bom caminho. a começar que em primavera fazer jin não vai rolar pois a madeira dela é mole e apodrece com extrema facilidade. Já o trabalho de shari, mesmo com a madeira dela apodrecendo dá para realizar. aliás é comum se encontrar primaveras velhas com enormes partes do tronco mortas e apodrecidas, formando uros e sharis (se bem que muito diferentes dos vistos em coníferas ou outras plantas de madeira mais dura... Agora, quanto a forma da copa em si, bem daí vai de cada um. Eu iria sugerir ao amigo tentar encontrar várias imagens de bonsai de primavera e talvez encontre um caminho mais interessante para sua planta. Sobre as etapas a fazer, não é aconselhável fazer todas numa só vez. então se tiver que replantar, faça primeiro o replantio, organização das raízes, seleção de galhos, a poda na altura que achares adequada, mas sem aramar, nem fazer o trabalho de madeira, deixando esta etapa uma um próximo passo.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, levava em consideração só o trabalho de madeira morta realizado na conífera mostrada, nada de trabalhar tropicais da mesma maneira, de jeito nenhum! haha

Assim que eu puder irei replantá-la adequadamente para visar o desenvolvimento de um novo galho que dará continuidade a planta.

O maior problema que tenho mesmo é que o corte feito de primeira é completamente horizontal, o que dificulta muito na formação de uma boa copa, então acho que cortarei mais baixo ainda e dessa vez na diagonal para poder fazer tudo direitinho.

Quanto ao trabalho de shari sugerido, eu realmente não saberia qual caminho tomar, se puder me dar uma força eu agradeço bastante! Very Happy

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Out 22, 2013 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, não gosto muito de usar plantas minhas como exemplo, pois parece que a gente tá querendo dizer: "olha como eu fiz" ....rsrsrsrs
Mas creio que uma primavera que estou trabalhando pode ajudar ao amigo. De fato era um toco arrancado num jardim e cortado reto, da mesma maneira que o seu. Não tenho a foto inicial mas sim a foto de quando já havia feito o trabalho de conicidade, retirando madeira mesmo, já que um lado estava meio seco, aproveitei para fazer o tronco em forma de cone e levei um dos brotos que nasceu para cima a fim de formar a continuidade do tronco e outro pequeno para a lateral, que formaria o futuro primeiro galho. A primeira foto é de 2009. A segunda foto dois anos depois em 2011 já mostra uma copa sendo formada, com certa triangulação. Infelizmente não tenho foto atualizada e minha câmera foi roubada, mas agora, mais dois anos a copa já está formada e eu somente não a coloquei no vaso neste final de inverno por pura falta de tempo. Depois do trabalho de madeira, tratamento com calda sulfocálcica a cada 3 meses. Seguem as fotos:




abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Out 27, 2013 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Seu projeto jogou uma boa luz aqui! Obrigado!

Não posso mexer com as plantas grandes agora e, já que a primavera está acabando, deixarei todo o trabalho pra ano que vem mesmo, é até melhor.

Obrigado pela força Elio! Very Happy

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil