FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muita chuva e limbo no substrato
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 09, 2013 8:11 am    Assunto: Muita chuva e limbo no substrato Responder com citação

Olá meus amigos, tudo bem?

Algo está me preocupando e gostaria da opinião de vocês para saber se tomo alguma precaução ou não.

Esses últimos dias tem chovido bastante por aqui e percebi que o substrato de algumas plantas minhas começou a formar uma espécie de limbo verde.
Achei estranho porque o substrato é bem drenante (caqueira, pedrisco, carvão e casca de pinos).
Além disso as bacia têm muitos furos, o que dificulta o empoçamento.

Que vocês acham? Isso representa um perigo para as plantas? Ou espero ver se com a melhora do tempo e volta do sol esse limbo desaparece..

Se acharem que ajuda posso postar um foto.

Obrigado pela ajuda Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 09, 2013 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Hugo Perticarati,

Se puder postar fotos é bem mais fácil opinar. Se for pouco não tem problema mas se tiver muito é bom fazer algo.

Abraço.

Nicolau Copérnico
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2013 11:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá! Desculpa a demora para postar as fotos Luiz =]

Se vocês olharem as fotos, vocês perceberão que esse líquen/musgo (sei lá exatamente o que é isso) se forma exatamente na parede interna do vaso.

Vendo por cima e por baixo fica muito claro isso. E ele se forma principalmente na áreas que tomam mais sol.

Então, acredito que o problema em si não seja o substrato nem a quantidade de furos na bacia, mas sim que ela seja TRANSPARENTE, certo?

A combinação do SOL + AERAÇÃO + HUMIDADE propicia a formação. Estou correto?

Alguém tem alguma dica do que posso fazer? Ou o ideal seria mesmo trocar de vaso, para um não transparente?

Agradeço qualquer ajuda!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2013 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Hugo Perticarati,

Ola, como esta dentro do vaso plastico transparente sugiro pegar um pedaco de sombrite e enrolar em volta do vaso dando duas voltas, amarrando com um elastico ou arame fino. Assim escurece o ambiente sem perder a aeracao, e provavelmente o limbo ou liquem morrera tendo em vista a perda da claridade.

Abraco!

Nicolau Copérnico
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2013 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Excelente ideia Luiz!

Assim mantenho a aeração e drenagem!

Farei assim como sugeriu e posto os resultados depois.
Pelo menos assim acredito que aguenta até a próxima primavera quando posso transplantar novamente sem prejuízo a saúde das plantas.

Muito obrigado pela ajuda!
Meehiel

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2013 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Hugo, eu também tive o mesmo problema por aqui, eu tenho uma uva niágara que estava dentro de um balde semitransparente, fiz alguns testes com outras plantas e outros recipientes, o resultado foi que os vasos semitransparente e transparentes criaram esse fungo devido a umidade e calor proporcionado pelo sol.
Não pude verificar se as raízes ficavam doentes em contato com esse fungo, pois logo que percebi o problema retirei as plantas do local.
Então é isso, fica a dica: procure não usar vasos que deixem a luz do sol entrar, o primeiro motivo é que raízes são fotossensíveis, ou seja, morrem em contato com a luz do sol, o outro motivo é esse fungo fedorento que cresce dentro do vaso, quero lembrar também que temperaturas um pouco mais elevadas matam as capilares ou fazem elas ficarem subdesenvolvidas.

Abraços.

Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2013 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Pois é Meehiel, um erro que não cometerei de novo.

Por enquanto farei como o Luiz sugeriu, visto que transplantei as plantas nessa primavera, e tenho medo da reação delas a um novo transplante.

Mas assim que possível substituirei por vasos novos.

Obrigado pelas dicas!
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 13, 2013 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Eu acho que podem ser algas. Por experiência e por um pouco de conhecimento, elas nao fazem nenhum mal a planta... porém o problema é pior quando elas estão la pq a luz não deve entrar em contato com as raizes capilares como o amigo comentou em cima!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: