|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 24, 2013 9:31 pm Assunto: Quaresmeira |
|
|
Esta foi a única sobrevivente de várias quaresmeiras que fiz yamadori no ano passado. Agora está brotando vigorosamente. Gostaria de opiniões dos colegas para condução.
 _________________ "O tolo não vê a mesma árvore que o sábio vê" (Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Dom Nov 24, 2013 10:31 pm Assunto: |
|
|
Muito legal!!!! Então, a quaresmeira, bem como o manacá da serra, são plantas extremamente chatas!! Não só pra nascerem [nascem minúsculas e são facilmente destruídas quando novas], mas também pra mexer nas raízes...
A quaresmeira é da espécie Tibouchina granulosa e o manacá, da espécie Tibouchina mutabilis... Estou falando do manacá pois decidi tentar conduzir um exemplar e estou tendo êxito, e que por isso posso te passar algumas dicas, já que são espécies relacionadas:
Transplante em Junho. De preferência no começo de Junho. Pode o mínimo possível de raízes... E tente não desmanchar muito o torrão. Foi assim que conseguir manter uma muda viva... as outras morreram, infelizmente. Veja, ele prefere meia sombra [sol apenas de manhã]. A condução por arame ainda não testei muito, mas eles respondem bem com podas! Ah, e quando transplantar, corte fora bastate folhas, deixando uns 10% apenas.
E, pra ajudar, aliás, pelo menos espero que ajude, algumas informações sobre a quaresmeira retiradas do livro ÁRVORES BRASILEIRAS, de Harri Lorenzi:
Planta perenifolia ou semidecidua, heliófita, característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre predominantemente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões.
Parabéns e boa sorte! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|