FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estagnação de pitecos!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Out 29, 2013 7:46 pm    Assunto: Estagnação de pitecos! Responder com citação

Olá pessoal do fórum, boa noite (ou dia).

Gostaria de tentar resolver um mistério... Há dois anos coletei algumas sementes de piteco [Chloroleucon tortum], e tenho aproximadamente 40 indivíduos provenientes dessa coleta. Acontece que alguns ficaram ou ainda estão estagnados... As folhas ficam amareladas, ou perdem a tonalidade da cor, e ele para de brotar, por bastante tempo, alguns voltaram do nada, outros voltaram ao serem transplantados e outros não voltaram ainda e nem com transplante.
Como tenho muitos, já comparei solo, umidade no solo, insolação, tamanho do recipiente.... Não acho nem uma pista do que possa ser.

Tenho apenas um palpite, não sei se pode ser, mas será que é por causa das bactérias nitrificantes, talvez os estagnados não tenham as bactérias necessárias no solo?

O que vocês acham desse assunto? Será que alguém tem mais informações?
Amanhã ou depois postarei fotos pra ficar melhor de visualizar o problema.

Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2013 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Victor,

O pouco que sei sobre pitecos é que ele não gosta de muita umidade e também não é muito exigente no que diz respeito ao solo.

Você está utilizando muita matéria orgânica no substrato deles?

Peguei uma estaquinha da espessura de uma carga de caneta bic, e depois de 2 meses tem 3 pontos de brotação e começou a emissão de raízes. Detalhe que foi colocada em areia grossa sem peneirar e 2 banhos de superthrive, sendo o 1º no ato da aquisição da estaca e o 2º foi 30 dias depois.

Coloque mais detalhes prá ver o que o pessoal comenta!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2013 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá simba! Pois bem, realmente não gostam de umidade excessiva.

Tem diferentes tipos de solo que usei para os pitecos, nenhum com excesso de mat. org.:
Areia com pouco de terra sem peneirar (sei que é inadequado), areia de peneirada com terra peneirada, preparado pra bonsai, terra do jardim... tem pitecos balas e estagnados em todos esses substratos.

Também consegui êxito em estacas, sem adição de nada, apenas enterrando no substrato do vaso ( inclusive restos de poda acidentalmente viraram estacas).

Obrigado. Qq coisa é so perguntar denovo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2013 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Hum... deixa eu te contar uma então!

Coletei 5 sementes de garapuvu (Schizolobium parahybae), fiz pré tratamento germinativo em todas elas, que eram sementes da mesma árvore-mãe. Fiz escarificação mecânica nas 5, dei choque térmico a 90ºC nas 5, conforme li numa publicação da Embrapa, tudo igualzinho para as 5 sementes, mesma água, mesmo vasilhame. Plantei todas em sementeiras individuais, com o mesmo substrato. Regava todas com vaporizador, uniformemente. Acontece que só uma delas vive hoje, as outras nem germinaram.

Se vc já procurou comparar todas as variáveis que estão ao teu alcance de controlar, e não houve nenhuma repetição de padrão de comportamento, talvez teus pitecos possam estar passando por estas coisas da natureza também!

Smile

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2013 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, e veja como às vezes as informações se desencontram. Já no site da bonsaikai eles falam que o piteco é uma planta com "consumo elevado de água".

Bom, talvez eles queiram dizer consumo elevado, e não substrato encharcado, não é mesmo? O fato é que dá margem para pelo menos 2 interpretações.

http://www.bonsaikai.com.br/textosparaleitura/GuiadeCuidados/Pitecolobium.htm

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2013 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

O meu Piteco eu rego em abundância. O solo é beeem drenante, mas mesmo após sair água pelo fundo do vaso eu ainda coloco mais para garantir que está bem molhado. Eles absorvem muita água.

Estou com ele a um ano e até o momento está crescendo muito bem.
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Out 31, 2013 7:33 am    Assunto: Responder com citação

Vitor este é o grande problema do piteco, quando vai para o vaso sofre muito, e costumo deixar crescre no chao e somente depois vai para o vaso, no chao aqui do parana "terra vermelha" cresce cerca de 3 a 5 metros ao ano...

Nao gosta de agua, e adora terra vermelha, os que tenho no vaso ficam em terra vermelha e areia grossa de rio, nada mais....
Adubos quimicos NPK 10.10.10 e Torta de mamona intercalando a cada 30 dias....
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qui Out 31, 2013 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal... Então simba, parece que alguns, que não se desenvolvem desde que emitiram a décima folha [sem exagero] acho que é desses desníveis naturais mesmo... Em contrapartida, há alguns que creio q o problema esteja no solo...

Eu achava que o solo era exatamente igual, mas comparando hoje, com lupa, e com diluição em água, percebi que na maioria, os solos dos pitecos estagnados apresentam mais ''barro'' [grãos menores] em comparação aos saudáveis. deve ser isso, vou comprovar assim que um piteco que tenho começar a se recuperar [conto a historia dele na legenda da foto]

Denis, rego todas as minhas plantas tods os dias; o piteco aguenta bem um tempo sem água mas gosta mesmo, só acho que o solo constantemente umido ou meio encharcdo é que ele não gosta.

Diego, pode ser disso também, transplante.... Aqui to tentando achar terra vermelha, originada de uma erupção vulcanica a 180 milhoes de anos, não tem só aí não, tem até aqui em são paulo... mas as terras daqui estão gastadas! preciso procurar em outras cidades...
Bom saber que dá resultado mesmo.

Então galera, aqui vão as fotos:

Lembrando que todos os ptiecos são irmãos, germinados no mesmo período....




Um estagnado:


mais uns:



Um plantado em um vaso muito gasto, com a terra compactada, parecendo argila [na época só acrescentei uns 10 cm de terra nova.] e recem podado, tava bem maior.


Esse era vigoroso, estava nesse mesmo vaso, aí deu a estagnada do nada... transplantei.



Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Nov 30, 2013 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

Minha experiência com piteco: Nos últimos 5 anos, fiz 3 lotes de semeadura.

O que constatei:

1. Assim que tiro da sementeira e coloco em vasos, custam se recuperar
2. Da mesma forma, os maiores, quando transplanto, também ficam um bom tempo estacionado. Uns 3 meses.
3. Nesta época, meio da primavera eles explodem de vigor.,
4. Substrato bem drenante mas, se deixar faltar água, no dia seguinte estão cheios de folhas amarelas.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil