|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Dez 08, 2013 1:20 pm Assunto: teste estaca jabuticaba |
|
|
Amigos,estava no sitio do tio da minha esposa,la o tio dela tinha plantado proximo de um rego uma estaca grossa de jabuticaba,acho que uns 7 cm
de circunferencia, bom isto faz 8 meses, ai como eu desconfiava,que jabuticaba e quase impossivel pegar na estaquia,fiquei meio desconfiado, e fiz uma pequena incisao para ver se estava seca, e nao é que estava verdinha,bom ai achei muito estranho,e ele mesmo comento que achava que nao tinha raiz,e eu achei que em 8 meses com estaca verde ja tinha enraizado,bom ai pelo sim e pelo nao resolvemos cavar do lado com cuidado
e verificar se tinha raiz. e pra minha surpres nem uma raiz,e a estaca esta verde ,nao entendi nada.
concluindo peguei a estaca dei uma boa lascada nela,peguei uma garrafa pete de 2 lt transparente enchi de areia,joguei enraizador ate encharcar
furei o fundo dela enrolei numa sacola preta,rasguei o fundo dela e deixei
ela dentro de um corregozinho bem razinho mesmo tipo 2 cm de agua
e como tinha capim deixei encostada no capim,mas com agua passando por baixo,fiz este procedimento,pois se ela for enraizar,a areia é mais propicia, agora ta la, vamos ver o que vai da.
agora 8 meses sem raiz e estaca verde eu achei estranhicimo nao morrer e nao ter raiz.
agora vamos ver o que vai da _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 08, 2013 7:23 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, estacas dessa grossura guardam energia pra mais de ano. Infelizmente, como estaca, não vinga! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 09, 2013 8:01 pm Assunto: jabuticaba |
|
|
Elio,mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos,nem eu sabia que podia durar tanto tempo guardando energia .
andei mesmo pesquisando sobre estaquia de jabuticabeiras ,a maioria mesmo nao vinga por estacas se vingar é uma em um milhao.
vou falar pra ele fazer alporquia,ai tem mais chances. vou ensina-lo a fazer.
abs
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Seg Dez 09, 2013 11:04 pm Assunto: |
|
|
Meu professor de física me disse que conseguiu fazer uma estaca de jabuticabeira enraizar mantendo na água!
Será? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Dez 11, 2013 9:48 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, por alporquia também a jabu é barra pesada. Muito defícil enraizar, se bem que não é impossível. Consegui enraizamento após 1 ano e meio e com inúmeras retiradas de casca na cicatrização... Mas a maioria, nem assim enraiza... Sobre armazenagem de energia em estacas, meu xará está corretíssimo. Para ter uma ideia numa estaca de baobá da grosssura de um dedo, em garrafa pet ficou 2 anos verdinha. Várias vezes emitiu pequenos brotos, mas nunca chegou a enraizar. Esgotadas as energias, simplesmente secou. Já outra estaca de calibre bem mais grosso enraizou em seis meses... _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 17, 2013 10:39 pm Assunto: estaquia jabuticaba |
|
|
Depois se caso eu verificar alguma mudança na estaca eu falo com voces,
a principio ela esta recebendo agua do corregozinho ,a areia deve estar molhada ,pois a estaca esta numa garrafa pet cheia de areia dentro do corrego e com perfuração no fundo da garrafa ,vamos ver o que vai da isso
e quanto tempo ela vai ficar verde.ja tem uns 8 meses que esta verde.se enraiza eu vou ver pela parede da garrafa pet pois e transparente,é so desenrola ela da sacola preta,e verifica de vez em quando.
é realmente muito interessante, 2 anos é muita coisa,como eu disse Pro Elio,nunca vi na vida algo parecido achei estranhissimo,nunca imaginei que uma estaca poderia guardar tanta energia ,para manter um caule verde por anos.
coisas da natureza mesmo. _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|