|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Roberto Graciano
Registrado: 26/02/13 Idade: 38 Mensagens: 10 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Dez 28, 2013 1:09 pm Assunto: POSSIBILIDADE ÊXITO - ESTAQUIA DE ULMUS |
|
|
Prezados, Boa Tarde.
Sou iniciante na arte do bonsai, e essa semana tentei uma propagação por estaquia do Ulmus...
Coloquei as estacas na areia grossa em 24.12, hoje acredito que as folhas estão muito secas.
Será que tem chance de êxito?
Muito Obrigado!!!
Att.,
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRqaO7PDCm_kRqlLREv619gnCGAJzyAWjjEWN41cTfkN1eFKrKQdtMuxDacLKous-oAm1T1UPSEbmnURZvqfQVOnLLqlW6AcSip.jpg
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTEG-Yse3WLY6vtAusFIbJFLZeJgkQsIVSU-p0DPhADHo9_-6IEi0_QmfKn9w88G20Am1T1UJ0IQmsSOaZBpWneC3XoznIgFf5G.jpg
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTyufnZ3GntV2fNcAU-rafoaTHNuncWuUVvLyRODQKbx6rzGeAMOZrOXWAv4OLHOZoAm1T1UF4Xdlp78MEUBVBh7I9OLWRF3tmb.jpg |
|
|
 |
Bruno Roberto Graciano
|
Enviada: Sáb Dez 28, 2013 1:11 pm Assunto: |
|
|
addd
Editado pela última vez por Bruno Roberto Graciano em Sáb Dez 28, 2013 1:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Bruno Roberto Graciano
|
Enviada: Sáb Dez 28, 2013 1:19 pm Assunto: FOTOS |
|
|
Pessoal, perdoem minha ignorância. Agora seguem as fotos.
 |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 29, 2013 8:43 pm Assunto: |
|
|
Bruno Roberto Graciano,
Bom normalmente tiramos as folhas para fazer a estaquia, porque desidrata as estacas. Ulmus e para pegar facil colocando no enraizante primeiro por ao menos 12 horas para depois plantar na areia ou substrato. Ao fazer a estaca deve deixar a ponta que vai na areia ou substrato em forma de cunha. Nao sera facil saber se pegarao ou nao neste momento apos 30 dias mais ou menos sabera.
Abraco! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Bruno Roberto Graciano
|
Enviada: Seg Dez 30, 2013 10:09 am Assunto: |
|
|
Valew pelas dicas Luiz, Obrigado!
Você acha que devo cortar todas (ou algumas) folhas então, ou deixo como está?
Muito Obrigado!!!!
Abraços.
Bruno. |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 01, 2014 7:16 pm Assunto: |
|
|
Bruno
O ideal era tirar as folhas no momento da estaquia,
agora o problema e que se estiverem enraizando pode
acabar comprometendo elas, deixe como esta e vamos
aguardar, sempre molhando em 30 dias veremos o resultado.
Se mexer agora pode ronper alguma raiz que esteja nascendo.
Abraco _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Jan 02, 2014 1:45 pm Assunto: |
|
|
Sempre deixo um pedaço da folha, corto próximo do pecíolo!
Quando as folhas degeneram é um sinal que devemos tentar de novo, pois a tentativa frustou...
As minhas estacas de Ulmus, todas que sobreviveram, nenhuma delas a folha, ou o resto dela amarelaram.
Quando pega, o termômetro sinaliza sempre verde!
Eu uso misto o substrato 50% substrato orgânico e o restante areia grossa!
Usei em areia pura tb e o resultado de êxito é muito parecido, mostrando que a espécie não tem um grau elevado de rejeição ao método da estaquia... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jan 03, 2014 2:06 pm Assunto: |
|
|
Bruno,
Realmente tenho mais eficiência na estaquia quando retiro as folhas, quando por algum motivo eu as deixo, as estacas que pegam continuam com as folhas verdes.
Em relação ao substrato, eu uso o mesmo que para a planta enraizada, nunca gostei dos resultados do ulmus com substratos pouco orgânicos e por isso não tento usar areia ou coisa parecida...
Hormônio pode facilitar o processo e a velocidade de enraizamento, mas tenho tido bons resultados sem o uso deles.
Aqui no RJ nesta época pode-se perder toda uma remessa pelo ressecamento do substrato, ou seja, a todo momento vale a pena dar uma borrifada, mas cuidado para não deixar o substrato muito ensopado... Podemos perder tudo pelo excesso de umidade.
Espero ter ajudado, todos os meus ulmeiros vieram de estacas de uma única matriz...
Boa sorte! |
|
|
 |
Bruno Roberto Graciano
|
Enviada: Sáb Jan 04, 2014 4:09 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, Agradeço bastante a ajuda e as dicas.
Daquela leva (de uns 15, eu acredito), apenas 2 vingarão, digo isso porque percebi que estes estão com brotando, então muito provavelmente terei êxito nestes..
Como estou aprendendo, e para tanto é indispensável a prática, fiz outra leva hoje, seguindo os conselhos dos amigos.
Algumas estacadas, deixei apenas com 1 folha, outras sem nenhuma.
Saberiam informar se o procedimento está mais adequado agora?
Valew pessoal!!!!
Abraços.
Valew pessoal!!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|