FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Algaroba 01
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Oliveira Filho



Registrado: 12/01/14
Mensagens: 62
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qui Jan 16, 2014 7:28 pm    Assunto: Algaroba 01 Responder com citação

Pra quem não conhece:

"A algarobeira - Prosopis juliflora (Sw) DC - é uma espécie vegetal arbórea da família Fabaceae (leguminosae), subfamília Mimosodae. É conhecida também pelos nomes algaroba ou algarobo. Espécie pouco exigente em água, natural de zonas tropicais áridas, que não chegam a alcançar índices de 100 mm. É estimada pelos moradores do nordeste brasileiro, sendo usada tanto para alimentação dos animais quanto para alimentação humana. Devido a pequena exigência em água, comprovada capacidade de se desenvolver em solos de baixa fertilidade e de condições físicas imprestáveis a outras culturas, ganhou a alcunha no meio rural nordestino, de "planta mágica". Seus frutos em forma de vagens são coméstiveis e palatáveis, com alto teor de Sacarose."

Fui ao parque da cidade domingo e coletei esta planta:



Depois de podá-la pra trabalhar na retirada (ela é cheia de espinhos, tem que podar bem antes):



Notem a terra completamente seca e a quantidade de pedras. Não houve torrão por causa da falta de umidade no solo:



Depois de retirada:





Em casa:






Hoje ela está numa bacia com areia de construção. Peço ajuda aos colegas para me orientar nesta árvore. Deixei ela daquele jeito, com uma poda meio tosca, para que com a ajuda de vocês eu pode mais corretamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Sáb Jan 18, 2014 10:43 am    Assunto: Responder com citação

Pois é, Paulo. Falar de uma espécie que não se conhece é complicado.
É uma bela coleta!

O padrão agora é deixar ela descansar por um bom tempo e bombar na adubação depois de 40 dias.

Deixar a planta se recuperar da coleta agora é essencial.

Acompanhado. Belo material!

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Sáb Jan 18, 2014 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo, sempre tive vontade de ter um bonsai de algaroba. Quando residi em Caruaru, vizinho de você Cool, peguei umas vagens e plantei as sementes. Por semente ela pega que é uma beleza, mas tem uma certa demora na engorda, principalmente quando em pequenos espaços. Isso eu digo pela minha experiência.
Depois que eu peguei o vaso dela (escorredor) e coloquei no chão, aí ela bombou!! Deixei crescer uns 2m e podem bem baixo, porque assim ela deu uma boa engorda. Agora estou deixando os galhos crescerem novamente para poder fazer outra poda, já com a seleção dos galhos.
Um problema que eu vejo, é que os novos galhos, demoram para lignificar, logo, eles são moles, e se aramar, as vezes quebram. E ainda, tem poucas folhas, o que não permite um adensamento propício. Entretanto, se formos ver as algarobeiras da região, elas não têm copas condensadas!

Esse exemplar que você pegou é uma excelente coleta!!
Não sei dizer se ela resiste a este tipo de procedimento, ainda mais agora no Verão. Mas estou torcendo!
Sei que por estaquia, as chances de pegar são muito poucas.

Como base de material, pode ser que você encontre alguma informação no site da EMBRAPA. Eles têm alguns estudos sobre a algarobeira! Lembrando que ela não é nativa! Wink

Grande abraço e vou acompanhar, com certeza, este tópico. Vamos trocando informações para aprendermos juntos!

o/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo Oliveira Filho



Registrado: 12/01/14
Mensagens: 62
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sáb Jan 18, 2014 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Pelo que eu li nas minhas pesquisas, parece que ela é originária do deserto peruano e foi trazida por Delmiro Golveia uns 60 anos atrás. É uma planta perigosa para a flora da região, porque não tem inimigos naturais aqui no Brasil e se propaga rapidamente. No parque onde fui, realmente havia muitas algarobas de todos os tamanhos. Aqui no agreste é uma árvore extremamente comum, encontrada tanto plantada nas ruas pelas prefeituras quanto em terrenos baldios e fazendas.

Em relação à poda, o que vocês me sugeririam? Eu deixem ela meio grande porque não sabia o que fazer.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sáb Jan 18, 2014 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Paulo

Boa coleta... Agora é esperar a total recuperação da planta: paciência Wink Very Happy Exclamation
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Dom Jan 19, 2014 12:59 am    Assunto: Responder com citação

Paulo, agora que Alexandre apareceu, pode seguir o que ele diz, porque o homem é o Homi!! Razz
Alexandre se garante nos bonsai!!
Logo mais ele aparece com uma proposta para esse exemplar que vc vai ficar doido pra segui-la, kkkkkkkkk

Tudo certo Alexandre? Quanto tempo!!

Abraços a todos!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo Oliveira Filho



Registrado: 12/01/14
Mensagens: 62
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Dom Nov 16, 2014 1:01 am    Assunto: Responder com citação

ATUALIZAÇÃO:

Estou um pouco perdido nos próximos passos, preciso de ajuda!

Esse foi o lado que eu escolhi pra ser a frente. Notem que tem um galho mais acima, que é o galho de sacrifício.





Lado oposto:





A frente mais de longe:





Uma lateral:





A outra:
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil