FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Piteco - Yamadori
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 10:19 am    Assunto: Piteco - Yamadori Responder com citação

Pessoal,

Esta linda planta foi uma doação do meu amigo Felipe, aqui de Florianópolis, que cultiva este e outros pitecos desde 2007 em seu quintal cheio de galinhas (adubação ótima e a preço de milho!). A retirada da planta não foi assim tão difícil, pois o Felipe já havia plantado dentro destes vasos de plástico fino, conhecidos aqui como "macetas", o trabalho maior foi só detonar as raízes mais grossas nas laterais inferiores da maceta.

Depois disso, foram feitas podas em seus longos galhos, reduzindo-os drasticamente, deixando-os bem próximos ao tronco, para podermos observar melhor a estrutura da planta. Ela apresenta um tronco principal com uma ramificação grossa na base, bem baixa. Seu tronco principal apresenta um movimento natural que muito me sugere um moyogi, mas alguns galhos um tanto grossos talvez impeçam a condução conforme este estilo pelo excesso de cicatrizes que deixarão, caso opte por conduzi-la assim. Ainda não foi feito transplante. Pode haver algum nebari ainda oculto por baixo do substrato.

Peço alguma sugestão, ou mesmo se for o caso, um incentivo a levá-la adiante como moyogi mesmo, pois estou há 1 semana com a planta exatamente como a trouxe da casa do nobre colega. Qualquer dica, projeção, etc, será de extrema valia, pois é meu primeiro piteco. Abaixo seguem fotos que tentarão lhes mostrar a planta. Ela possui uns 6 cm de diâmetro na parte inferior do tronco principal e uns 30 a 35 cm de altura.

Obrigado e abraços a todos! Smile






















_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta, parabéns!

O negócio é esperar a resposta da planta aos procedimentos e avaliar as possibilidades do próximo passo!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 50
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns pela planta! Tem um estrutura muito boa. Concordo com o MarcoBonsai, é esperar a resposta da planta e traçar um projeto para ela.
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, espero que tenhas gostado do presente!!!!!
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 8:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Simba, essa espécie é atualmente uma das melhores nativas para se trabalhar visando formar bonsai. Tem resposta rápida quanto ao aumento do sistema radicular, com boa resposta na emissão de novas e vigorosas brotações.

Por outro lado, um dos pontos negativos é o fato de que, ao ter algum galho podado, a seiva proporcionar uma retração, sendo registrado que a ponta do galho cortado irá secar parcialmente. Para sanar esse problema, a maioria de nós, cultivadores, há muito adotou a técnica de deixar crescer bem determinado galho e cortar sempre alguns centimetros à frente de onde se quer estabelecer, realmente, a extremidade do galho. Agindo assim, a retração irá ocorrer sem prejuízo na formação estrutural do galho trabalhado via poda.

Em relação a sua planta, devo dizer que é um excelente material bruto, e que poderá, em pouco tempo, construir um lindo bonsai com ele. A espécie tem brotação vigorosa, por isso elegi a quarta foto (contando de cima para baixo) como sendo a melhor frente - base mais ampla, inclusive, apresentando a característica de um tronco bem sinuoso e com infinitas possibilidades de trabalho.

Se concordar com essa minha visão, creio que o melhor passo será aguardar que a planta retorne com brotações vigorosas por todo o tronco, as quais poderão facilitar a seleção das mais bem posicionadas, permitindo então que voce corte fora as que não forem ser aproveitas, incluindo aí os galhos deixados por ocasião da retirada da planta do solo, vez que estão grossos e direcionados para o crescimento vertical, não permitindo que seja aposto arame de recondução neles, impedindo dessa forma a construção correta da estrutura aérea da planta.

De resto, como bem salientaram os demais, é esperar para ver por onde seguir.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/06/11
Mensagens: 251
Localização: Toledo - PR

MensagemEnviada: Sáb Jan 25, 2014 6:38 am    Assunto: Responder com citação

sempre tive vontade de trabalhar um piteco mas não encontro na minha região... (oeste paranaense) será que essa planta não é nativa daqui?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sáb Jan 25, 2014 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Pô Felipe,

Se eu gostei, calcule, eu desesperado prá ter meu 1º pitequinho, e tu me larga uma maravilha dessas na mão, só tenho que agradecer mesmo, valeu demais!! Smile

Nicky,

Como sempre dando as dicas chave, suas observações foram e serão muito aproveitadas. Digo foram, pois meio sem querer e antes de olhar essa tua resposta, eu transplantei a planta exatamente elegendo a frente que sugeriste! E ela já estava brotando demais, é um estouro mesmo essa espécie no que diz respeito a brotação. Achei uma parte do nebari que estava escondido pelo substrato, então essa frente ficou bem legal mesmo, com a exceção de que tem uma raiz cruzando sobre a outra. Seria possível trabalhar isso com uma mini retífica, a fim de maquiar tal fato?

Edicarlos,

Realmente não sei se tem piteco livre na natureza por essas bandas daí...


Abraço a todos e valeu pelos comentários!!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Jan 26, 2014 12:07 pm    Assunto: Responder com citação

Simba,

Eu visualizo um Moyogi muito bom nesta sua frente da quarta foto...

Você falou que já fez um transplante, como ficaram as raízes? Foi feito algum desbaste? Se possível posta uma foto de como ela ficou...

Parabéns pela muda.

Abraços,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Fala Cláudio, obrigado pelo interesse! Eu também, foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando vi o tronco principal dela! Um moyogi!

Rapaz, tive que tirar uma parte considerável das raízes, pois a maioria delas estava enrolada naquele vasinho de plástico flexível, a maceta. Mas a maioria eram raízes grossas, algumas com mais de 1 polegada de diâmetro. Eu observei que as raízes mais fininhas estavam mais acima, então estas foram mais preservadas. Adicionalmente, pinguei parafina de vela derretida como selante nas raízes mais grossas (a partir de 0,8 cm de diâmetro) e assim creio que ajudei a planta a não apodrecer estas raízes e não se desidratar muito também pelos cortes. Agora na hora do almoço, quando vou prá casa, quero ver se posto uma fotinho de como ela ficou. Fiz uma leve inclinação para trás, a fim de ressaltar seu nebari, que apesar de uns defeitinhos, está na sua maioria já bem encaminhado. Espero que a planta aguente o tranco, já ouvi falar que o piteco é guerreiro e aguenta fortes trancos! O próprio Felipe que me deu o presente já falou por experiência própria que esta espécie é dura na queda!

Abraço e logo mais mostro o transplante! Smile
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Conforme o prometido, estão aí as fotos dele hoje (27/01/2014). Reparem na brotação que começou com tudo, em verde mais claro.

Abraço


Provável frente:






Detalhe do nebari mais à mostra:


_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Mas que belo material, Simba!
Parabéns!

Acompanhando.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil