|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
M.A.Passarini
Registrado: 07/07/09 Idade: 36 Mensagens: 28 Localização: Ivaiporã-PR
|
Enviada: Seg Fev 10, 2014 8:25 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Então pessoal estou com esta goiabeira obtida através de Yamadori há mais ou menos uns 6 meses, e estava pensando no que fazer com ela e bolei uma projeção (tosca por sinal), mas gostaria um opinião dos colegas.
Seria mais ou menos isto aqui, já que preciso corrigir a conicidade invertida na base. Acho que só aumentaria um pouco mais a copa, a deixando mais encorpada.
Ahh e será que já posso trabalhar com ela ou é melhor esperar mais tempo? |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Seg Fev 10, 2014 8:50 pm Assunto: goiabeira |
|
|
Muito belo material,mas eu nao faria nada por em quanto,acho 6 meses muito pouco,muito poco mesmo, pra intervir.
lembre-se que bonsai é paciencia,muita paciencia
para esta planta se tornar um bonsai ainda vai levar anos,por isto nao se preoculpe em intervir agora.
espera mais opinioes de como proceder e quando proceder,lembre-se que tudo tem sua época certa de podas e intervençoes diversas.
aguarde novas opinioes,e so depois de muita certeza do que vai fazer voce faz e assim mesmo repense muito antes de intervir,para nao fazer coisa errada e depois esperar mais anos para concerta.
OBS vou deixar uma observação ai pros mais experientes, exclarecerem
Observei que seu substrato nao é o ideal,para formação de raizes capilares as mais finas que servem para auxiliar a planta a se alimentar,
agora só mesmo os experientes que podem te dar opinião de quando trocar esse substrato e qual seria mais indicado.
mas nao mexe nela agora ate alguem te explica como e quando proceder,é melhor esperar
Se eu estiver errado me corrijam,e vou acompanhar para poder aprender também .
abs e boa sorte ai com essa linda goiabeira que tens em mãos _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Seg Fev 10, 2014 9:09 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Fev 10, 2014 8:57 pm Assunto: |
|
|
M.A. Passarini, vou acompanhar as dicas para este belo exemplar!
Lindo nebari e tachiagari!
Eu não faria nada no momento, aguardando o final da primavera para proceder as intervernções.
Até lá, uma desfolha antes do final do verão, com o intuito de diminuir o tamanho das folhas, seria interessante.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
M.A.Passarini
|
Enviada: Ter Fev 11, 2014 6:54 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Vlw pessoal obrigado pelas dicas...
Marcelo Bh
Realmente não é o substrato ideal mas como a salvei de um terreno ao lado da casa da minha mãe, que iria ser aterrado tentei a sorte com este ai mesmo, mas assim que for conveniente mexer na planta vou substituí-lo com certeza. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Fev 11, 2014 10:08 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Ola,belissimo material que vc tem em mao sai ja tentei por varias vezes e nao consegui gostaria de saber qual o segredo tenho um celeiro de bonsais de goiaba aqui em minha regiao uma mais linda que a outra mas ja fiz umas dez tentativas e nao consegui nada ate agora,vou esperar a temperatura ccair um pouco e coletar mais algumas goiabeiras pra ver no que da enquanto isso que puder dar umas dicas.Parabens pela planta.
Abraços |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Fev 11, 2014 10:58 pm Assunto: |
|
|
"Celeiro"?? Sei bem onde fica essa mina...
Cuidado que o trem (literalmente!!!) te pega, meu amigo.
Hehehe!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Fev 11, 2014 11:35 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Ola Renato,pois e o trem pega estou esperando sua visita pra gente ir ate la .
Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Fev 12, 2014 10:21 pm Assunto: |
|
|
Passarini, em tese a sua projeção está no caminho. Apenas sugiro que deixe alguns galhos a mais do que o projetado a fim de não formar apenas aqueles "ponpons" mas no futuro uma copa triangulada mais compacta. Para isso alguns galhos auxiliares no tronco farão a diferença. Também o primeiro galho deverá ser baixado consideravelmente a fim de ficar poscionado mais ou menos no primeiro terço da altura total.
As intervenções de fato devem ser feitas após a planta obter uma recuperação toal, ou seja, lá no final do inverno. O que pode e até deve ser feito logo é retirar os brotos excedentes que saem exatamente juntos. Deixe apenas um broto saindo em cada ponto a fim dele ser privilegiado no crescimento.
Andre, yamadori deste tipo de planta, somente na segunda metade do inverno. Aí para tua região, agosto é um bom momento.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 20, 2014 7:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Considerando os sábios conselhos até agora recebidos pelos demais, eu ouso sugerir que vc abandone seu esboço e vise trabalhar a planta quase que exatamente como mostrada na primeira imagem. "quase" pq, futuramente, daqui a uns dois anos, quando ela estiver mais bem estabelecida e vigorosa, vc corte um pouco o tronco principal, reduzindo sua altura, deixando-o com uns quatro ou seis dedos menores.
Essa posição e o galho curto existente logo acima do primeiro terço do tronco permitem uma construção mais regular e mais interessante que o projeto que vc elaborou. As vezes, mudar radicalmente alguma coisa nem sempre é a melhor solução, mais valendo deixar como está para ver como é que fica. Esse primeiro galho, mantido, permitirá uma construção aérea mais interessante, vez que poderá "apoiar" as novas brotações ao longo do tronco e no ápice deste, culminando numa planta atarracada mas bem densa, como deve ser.l No futuro, se quiser algo mais atraente, poderá buscar uma exposição da madeira frontal, via criação de um shari (madeira morta exposta no tronco).
De resto, como bem salientou o nobre amigo Elio, um bonsai precisa de um mínimo de galhos bem posicionados, então retire o excesso, para facilitar o desenvolvimento e melhorar a recuperação da planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Fev 22, 2014 9:19 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Nickyfury, gostei mais da primeira foto.
Quanto a Yamadory de goiabeira, fiz um ano passado com ótimos resultados. Coletei a planta em Minas Gerais no mês de julho. Enrolei papel higiênico molhado nas raízes que ficaram (poucas infelizmente) e trouxe para o Rio (viagem de carro de 12 horas no total). Ao chegar em casa coloquei no superthrive por 2 dias e depois plantei em areia de construção regada com o superthrive em que a planta estava.
A goiabeira brotou muito e já estou inclusive aramando alguns galhos para dar sinuosidade. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
M.A.Passarini
|
Enviada: Sáb Fev 22, 2014 9:31 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Opa obrigado pelas dicas galera;;;
Nicky, inicialmente eu também pensei em deixar a planta como está, mas ao analisa-la percebi que ela tem conicidade invertida no tronco( pelo menos acho que tem), justamente na junção com o galho mais grosso (quase uma forquilha), por isso do pensamento de retira-lo para sanar o problema...
Mas ao imaginar com ficaria a planta com suas dicas creio que fica muito mais bela mesmo...
obrigado |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 6:36 pm Assunto: goiabeira |
|
|
Amigo,consegui meu pesinho de goiaba e lembrei de voce na hora de plantar
acima eu tinha sugerido que voce plantasse so na areia ,lembra , que seria o certo, mas eu lembrei do seu pézinho de goiaba ja brotando e a imagem veio na minha cabeça, e eu nao parava de me lembrar dele rss e arrisquei também e fiz igual ao seu deixei o torrao de terra também na hora do yamadory fiz com o maior cuidado pra nao desbastar e aproveitar ao maximo as raizes capilares que alimentam a planta, só coloquei a areia no vao livre que sobro,e misturei um substrato.
depois da uma olhadinha
abraços
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
M.A.Passarini
|
Enviada: Ter Mar 04, 2014 7:10 pm Assunto: legal |
|
|
Pois eh marcelo tomara que dê certo e pegue como a minha pegou!!!!
A goiaba é forte, pois quando retirei a minha da terra, a levei para a minha casa que estava em obras e sem ninguém para cuidar, e teve um espírito de porco que entrou na obra e arrancou a planta, só fui ver no outro dia e a bichinha tava lá arrancada, com as raízes secas já, imediatamente recoloquei na bacia e cobri com terra, mas logo pensei que não ia vingar, mas para minha surpresa pegou... e ai está... rsrsrs
Boa sorte com a tua, que com galhos no lugar certo vai ficar uma bela planta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|