FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda foto
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/04
Idade: 42
Mensagens: 268
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2004 5:07 pm    Assunto: Ajuda foto Responder com citação

Ganhei um ficus de um amigo, mas ele está
com estilo indefinido conforme foto a baixo.
Gostaria de receber opiniões em relação a ele,
o que devo fazer, pois não sei que linha seguir
nesse ficus......

Fotos:

FRENTE:



LADO:



TRAZ:




GOSTARIA DA OPINIÃO O QUE DEVO FAZER NESSE
FICUS, ACABO DE GANHAR E ACHO QUE ELE ESTÁ
SEM ESTILO DEFINIDO , CERTO.....
ACEITO OPINIÕES,,,

OBRIGADO
_________________
___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2004 7:11 pm    Assunto: Fícus Responder com citação

Taffarel, você não teria uma foto que mostrasse a árvore por inteiro. Seria bom podermos observar a altura do tronco desde o solo. Facilitará aos nossos amigos uma análise mais adequada.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2004 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Taffarel,

Se não estou enganado, é um ficus boni. Bastante quebradiço, não aceita ser modelado com arame, a não ser com extremo cuidado. Ele é sinuoso por natureza, e quando submetido a adubação contínua e água, engrossa a base e produz raízes com abundância. Para aumentar a copa de sua árvore e produzir mais galhos, você deve fazer uma desfolha total, resultará em mais folhas e menores, e mais galhos secundários. Mas só faça esse procedimento se a planta estiver saudável. Após a recuperação dela, você então pode definir o estilo, sempre espero pela planta para saber como responde .

Espero ter ajudado.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/04
Idade: 42
Mensagens: 268
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2004 5:09 pm    Assunto: Re: Fícus Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Taffarel, você não teria uma foto que mostrasse a árvore por inteiro. Seria bom podermos observar a altura do tronco desde o solo. Facilitará aos nossos amigos uma análise mais adequada.


Eis aqui as fotos no todo:

Foto frente 1:



Foto frente 2:


_________________
___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 3:42 am    Assunto: Re: Fícus Responder com citação

Caro amigo taffarel,

Espero ajudar com essa montagem que fiz no computador, não é uma obra prima da arte moderna hahahaha, mais creio que irá ajudar você a pensar um pouco em como trabalhar seu Ficus. Espero de alguma forma ter ajudado. Abaixo seguem as montagens. Ufa que trabalheira para achar onde hospedar. Se nao der para visualizar me avisem por favor. Obrigado.

http://public.fotki.com/FrostG/bonsai/

Estas montagens mostram apenas uma forma que encontrei para mostrar o que eu penso, apenas para te dar uma inspiração. No seu lugar colocaria o Ficus em um vaso de treinamento, nao em um de Bonsai por enquanto, e começaria os trabalhos de formação de galhos e tudo mais, posteriormente ao trabalho o transplantaria definitivamente para o vaso de Bonsai, mais isso fica a seu critério amigo. Espero ter ajudado.

Abraços.


Illex

P.S: Sendo um Ficus Boni (também acredito ser) como o amigo Bergson disse, realmente seria meio complicado aplicar a aramação nele, porém se os brotos estiverem jovens ainda da tempo, no caso do tronco você poderia utilizar um calço para chega-lo um pouco para a direita, é só uma dica. Agora pelo que vi os gahos superiores próximos à copa esão novos o que possibilitaria uma aramção no futuro, se não der em todo caso utilize a técnica de educação a partir das gemas do galho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 8:31 am    Assunto: Idéia Responder com citação

Taffarel, a idéia do Illex parece interessante. O que você acha?
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/04
Idade: 42
Mensagens: 268
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 9:35 pm    Assunto: Re: Idéia Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Taffarel, a idéia do Illex parece interessante. O que você acha?


ACHEI MUITO BOA, MUITO
OBRIGADO POR ME AJUDAREM !!!!!
_________________
___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 9:41 pm    Assunto: Re: Idéia Responder com citação

Amigo taffarel,

Postei com intuito de ajudar e tentar fazer vc ter uma ideia, espero que tenha conseguido te ajudar. Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2005 8:15 am    Assunto: Re: Idéia Responder com citação

Oi Taffarel, tudo bem?

Vou fazer uns comentários sobre sua planta, basendo-me na proposta do Illex, que achei bem legal.

Esse ficus me parece mesmo ser o Boni e, como disse o Bergson, é extremamente quebradiço e, portanto, de alto risco na aramação.

Por isso, pensei que seria uma alternativa, podar o galho que o Illex sugere como principal, deixando apenas uns cms dele, para novas brotações.
Com isso, o galho a ser definido como tronco principal seria o do meio dos 3 existentes (ou o da direita do sugerido leo Illex).
Isso porque para definir o movimento do tronco proposto pelo Illex, o galho deveria ser aramado, e é aí que vejo um alto risco de quebra.

Assim, estou de acordo com o primeiro galho (que será o primeiro patamar de massa verde).
O segundo patamar de verde seria fomado a patir de novas brotações do galho da esquerda, podadoo mantendo 2cm.
A copa superior se definiria pelos pequenos galhos já existentes no atual galho central.

Compliquei demais ou dá prá entender?... Shocked

Abraço,
Charles

P.S. Também tenho desses ficus boni e as brotações são intensas e acho que essa planta pode ficar bem interessante, .... sempre com muito paciência, ok Taffarel? Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/04
Idade: 42
Mensagens: 268
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 11:40 am    Assunto: Re: Idéia Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Taffarel, tudo bem?

Vou fazer uns comentários sobre sua planta, basendo-me na proposta do Illex, que achei bem legal.

Esse ficus me parece mesmo ser o Boni e, como disse o Bergson, é extremamente quebradiço e, portanto, de alto risco na aramação.

Por isso, pensei que seria uma alternativa, podar o galho que o Illex sugere como principal, deixando apenas uns cms dele, para novas brotações.
Com isso, o galho a ser definido como tronco principal seria o do meio dos 3 existentes (ou o da direita do sugerido leo Illex).
Isso porque para definir o movimento do tronco proposto pelo Illex, o galho deveria ser aramado, e é aí que vejo um alto risco de quebra.

Assim, estou de acordo com o primeiro galho (que será o primeiro patamar de massa verde).
O segundo patamar de verde seria fomado a patir de novas brotações do galho da esquerda, podadoo mantendo 2cm.
A copa superior se definiria pelos pequenos galhos já existentes no atual galho central.

Compliquei demais ou dá prá entender?... Shocked

Abraço,
Charles

P.S. Também tenho desses ficus boni e as brotações são intensas e acho que essa planta pode ficar bem interessante, .... sempre com muito paciência, ok Taffarel? Very Happy


MUITO OBRIGADO POR SUA OPINIÃO,
VOU SEGUI-LÁ ,,,
ABRAÇO ......
_________________
___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil