FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primeiro Bonsai -> Ombu, Umbu, Cebolão (Phytolacca Dioica
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2014 12:47 pm    Assunto: Primeiro Bonsai -> Ombu, Umbu, Cebolão (Phytolacca Dioica Responder com citação

Ola Pessoal!
Sou iniciante na arte do bonsai e há um certo tempo ganhei uma muda de Ombu, que tinha aproximadamente 2 anos e estava em um recipiente muito pequeno, resolvi fazer um bonsai dele e acabei mudando ele para um "recipiente" maior e ela acabou brotando com muita força.
Gostaria de qualquer dica para me ajudar neste longo processo, estou colocando fotos dos 4 lados das plantas, pois ainda não consegui decidir uma frente para ela. Estou com dificuldade nestas folhas enormes dela, sei que esta muito longe de ser um bonsai, então preciso de qualquer dica/ajuda que poderem me dar, todo comentário sera bem vindo!
Desde já agradeço a atenção e paciencia =)

Planta Logo Após ser Mudada Dezembro/2013


Fotos Atuais 4 meses depois Março/2014
[1]



[2]



[3]



[4]

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 15, 2014 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia , Stuw...

Vou ser o primeiro a dar opinião, espero que entenda e busque sempre o conhecimento, atravez de estudos e experiencias.

Na primeira foto vemos um tronco muito bom , com movimento e conicidade , proporção boa , bom material. Mas depois acontece essa transformação ..rsrsr Nunca trabalhei com a especie, mas posso garantir que o caminho não é esse que tem seguido.

Minha opinião seria para reduzir novamente ao tamanho da primeira foto, colocar a pleno sol , com redução nas regas e menos adubo, buscando assim uma drastica redução no tamanho das folhas e possivel aumento dos novos brotos .

Se acaso surgir apenas 1 broto novamente, pince sempre a ponta para forçar o surgimento de novos brotos. Será preciso uns 3 ou 4 para dar inicio aos galhos primarios e na sequencia os secundarios e terciarios, dando inicio desta feita a formação da copa ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Sáb Mar 15, 2014 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Stuw,

Boa noite! Bom na minha opiniao a especie nao e adequada ao bonsai pois, o caule nao e lenhoso alem das folhas serem muito grandes. Confesso que me surpreendeu a primeira foto, mas ja podemos ver os problemas que esta enfrentando com o crescimdnto rapido e desordenado alem das folhas bem grandes. Pode iniciar com outras plantas mais faceis de desenvolver, tipo Serissa, Ligustrum, Ficus etc.

Abraco
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Dom Mar 16, 2014 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Bom no momento eu não tenho acesso a outra plantas então acredito que devo trabalhar nesta. Pelo que vi na internet o pessoal da Argentina trabalha bastante com Umbu, o problema é que aqui no brasil temos uma carencia nesta esperiencia.
Sim as folhas estão muito grande, no inicio do inverno irei podar suas raízes e acredito mudar para uma terra mais adequada pois esta eu usei para a planta pegar melhor e poder crescer mais a vontade.
Acredito então que irei cortar ela no tamanho que ela chegou, ela esta deste tamanho pois minha idéia seria ser um bonsai maior, pois quase todos que eu vi de Umbu tinha o tamanho de 50cm pra mais, mas acredito que estou no caminho errado
Não entendi direito oque seria pinçar a ponta para surgir novos galhos, teria como me explicar melhor?

Queria agradecer as opniões, estou aqui para aprender não precisem ficar com receio de comentar =)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 16, 2014 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Stuw,

De um busca no forum que voce vai achar a especie, o Elio Luis Secchi, o Arzivenko e o Claudio Soares II estavam trabalhando essa especie. Manda uma mp para eles, eles com certeza te responderao.
Estava com tempo livre e acabei buscando no forum e achei algumas informacoes a respeito.

Desejo boa sorte com seu projeto, vou acompanhar.

Abraco.
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2014 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Stuw, tens um bom material aí. E também tens razão quanto a boa possibilidade, especialmente para nós do sul, em utilizar esta espécie para bonsai. De fato o pessoal da Argentina, especialmente o Bonsai Wu, mas outros também tem obtido resultados excelentes com esta planta. Já visitou o site do Bonsai Wu? Se nào, dá uma olhada. http://www.bonsaiwu.com.ar/galeria/autoctono/
Quanto ao tamanho, precisamos manter uma certa proporção com relação ao tronco que temos. 4-5 vezes o diâmetro do tronco, seria a altura ideal. Vais ver passando o mouse sobre as fotos no link que ele tem umbu até de 23 cm de altura... depende do tronco.
Sobre a condução de fato vais ter que fazer uma poda bem mais curta, eu diria deixando uns 4-5 cm acima da última poda de tronco. Ou seja, deixa a última poda de tronco, mais uns 4-5 cm. Mas como estamos prestes a entrar no outono, deixaria esta poda somente para final de agosto. A pinçagem que o colega fala, consiste em quando um novo broto tiver 3-4 folhinhas, com a unha, retira a pontinha dele, o miolo, deixando somente o galhinho com 2-3 folhas, isso fará com que ele dê uma freada no crescimento não se alongando tanto os entrenós e possivelmente colocando mais brotos, o que é necessário para uma boa formação. Deve ser cultivado a sol pleno e sempre que cortar é importante colocar uma pasta selante pois se entrar muita umidade no corte, tende a apodrecer. Tens razão de que no Brasil poucos dominam esta espécie e eu também sou um dos que está ainda aprendendo com ela, tanto que já matei um...rsrsrs. Mas no ano passado conversei pessoalmente com a Marita Guruchaga da Argentina que me passou algumas dicas...Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 1:27 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Elio! Sim ja tinha contato com o Bonsai Wu mas eles apenas disponibilizam fotos dos bonsais (obs: quase piro com aqueles lindos ombus!)
Po mano de grande ajuda!
Vou te mandar uma pm com umas duvidas, não sei oque é melhor, responder aqui para os curiosos e necessitados ou por pm ^^ bom tu decide depois =P
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 9:08 am    Assunto: Responder com citação

Bom, sem problemas quanto ao contato por MP, já recebi e responderei. Mas também creio que algumas colocações sobre o que o amigo pergunta devemos responder aqui a fim de ajudar outros foristas também, se possível.
Quanto ao cultivo indoor: não existe planta que "goste" do cultivo dentro de casa. Existem plantas que "suportam" o cultivo dentro de casa, em ambiente fechando, mesmo que bem iluminado. Elas não morrem, mas tem um desenvolvimento muito prejudicado. O primeiro sintoma é este que se vê em seu umbu (aumento do tamanho das folhas e prolongamento dos entrenós e consequentemente dos galhos) A razão é simples: como ela está procurando luz ela tenta aumentar a sua área de captação (folhas) para poder realizar a fotossíntese. Sem fotossíntese a planta não metaboliza os nutrientes e acabará morrendo. E a fotossíntese somente acontece com a presença de luz, e melhor ou mais importante a presença de "raios solares". É por isso que toda planta para ter uma vida normal precisa também de raios solares e não apenas de claridade. Coloque-a num local onde pegue pelo menos o sol da manhã.
Quanto ao substrato, um substrato básico de bonsai com adição de um pouco mais de matéria-orgânica vai bem. Quanto a poda de raízes é preferível fazer também no final do inverno. Faça o replantio mas não regue no primeiro dia. O ponto onde a raiz foi cortada tende a apodrecer se for molhado logo.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando: Minha planta esta começando a apresentar um certo amarelamento em algumas folhas, alguem saberia me explicar o motivo? pouco sol? falta de algum nutriente? adubo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2014 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Stuw... como te falei no tópico acima e também por MP. a falta de sol é um problema grave que deve ser solucionada. Repito oque disse. A planta "suporta" por uns tempos a falta de sol, mas a médio prazo os danos são inegáveis.
Mas agora se colocar direto ao sol o problema vai ser ainda maior. A queima ocorrerá. É a mesma coisa que acontece com uma pessoa que nunca toma sol, e em pleno verão vai à praia e fica sem camisa. Acaba torrando. Então terá que ir colocando ao sol aos poucos, iniciando com certo tempo na parte da manhã, uma semana após toda manhã, e assim por diante. Não existe milagre. faltou sol, faltou fotossíntese. faltou fotossíntese faltou alimento e a planta vai definhando...
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Stuw



Registrado: 11/03/14
Idade: 34
Mensagens: 16
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2014 12:34 am    Assunto: Responder com citação

Hahaha Valeu Elio ja estou tomando providencias! obrigado de novo, cara posta ai as fotos das tuas arvores ;D quero ver como elas estão
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil