FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tracionar? veja isto:
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 11:57 am    Assunto: Tracionar? veja isto: Responder com citação

Um recurso excelente, para moldar, baixar ou entortar galho ou tronco de uma planta, a tração pode ser feita de diversas maneiras, sendo a mais comum a que utiliza arame. Mas há quem prefira usar apenas um fio de nylon, do tipo linha de pesca, ou uma borracha ou mesmo uma barra de ferro com sarrafos de madeira. Very Happy

Independentemente do uso a que se destina, a força exercida pelo tracionamento proporciona um resultado por vezes mais promissor que o uso de arames, mesmo porque há galhos ou troncos que não se podem aramar, por qualquer que seja a razão, ensejando que o movimento que se pretende obter tenha que ser realizado com o uso dessa técnica milenar. Very Happy

Na China antiga, por exemplo, usava-se recortes de tecido de seda pura, torcidos, com pedras presas na extremidade, para forçar determinado galho a adotar determinada posição. Mais tarde, com o advento da fiação da seda, substituiu-se o recorte por fios ultraresistentes de seda. Very Happy

Mas isso é história antiga, né? hoje em dia fazemos diferente. Descobri, numa das minhas andaças pelos sites japoneses, que o ideal mesmo é usar um material mais moderno: abraçadeiras de nylon.

Os modelos mais comuns e baratos, só podem ser utilizados uma vez. Mas, para aqueles que podem gastar um pouco mais , existem alguns modelos (mais caros, é óbvio) que podem ser abertos e fechados várias vezes (o que, nesse caso, compensa o preço superior dos outros mais simples):



[img]http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=75704544_4628.jpg&v=O[/img]

Certo. Mas como usar isto para tracionar? Bem, nada como testar em nossas plantas para ver como é que funciona. Foi o que fiz, num acer kaede, após aramar os galhos e parte do tronco (apical). Alguns galhos precisaram de um reforço extra para ficarem numa posição que considerei melhor para a formação estrutural:







Pode-se prender a abraçadeira tanto no tronco quanto em uma raiz mais grossa, exposta:



Gostei tanto do resultado, que apliquei em outras plantas. Vejam esse acer kaede literati em desenvolvimento:
Para não sobrar pontas, corta-se o excesso após atingir o limite proposto pelo cultivador em sua planta:







Vejam essa ameixeira, que estou estilizando como han kengai:








Uma técnica simples, eficaz e que, melhor de tudo, não marca demasiado, como acontece com arame ou linha de nylon:





Esse material é comprado a preços irrisórios no mercado, vendido geralmente acondicionado em sacos plasticos, variando a quantidade, tamanho e cor:



Serrilhado, a ponta é passada por uma extremidade anelada, com um retentor, travando na medida exata visada pelo usuário. Dessa forma, não há como soltar, mesmo que acidentalmente. Tal abraçadeira podemos comumentemente ver sendo usada até mesmo pela força policial americana, para prender os pulsos dos criminosos detidos, no lugar da tradicional algema metálica:




_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/09/09
Idade: 37
Mensagens: 708
Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

esta aqui é uma dakelas materias q vale apena ler
=)


abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Ótimo recurso, tenho algumas destas fitas de nylon, vou dar uma testada.

Nick, desculpe tomar teu espaço, mas falando em tracionamento me lembrei deste trabalho do mestre Walter Pall:





acesse o blog aqui: http://walter-pall-bonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 7:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Arzi, o espaço é nosso, não se preocupe em "invadir", ok? Certamente, se o Walter conhecesse o uso da abraçadeira, talvez tivesse preferido usá-la no lugar desse "torniquete", não é mesmo? Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 8:23 am    Assunto: Responder com citação

Imagine o tamanho da abraçadeira:
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 11:34 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Arzi, como eu disse, há abraçadeiras de diversos tamanhos, grossura e cor. Laughing Laughing Além disso, poderia fazer como eu fiz: unir, enlaçando uma na outra, formando elos, como numa corrente. Funciona super bem. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 14/09/06
Mensagens: 440
Localização: São Carlos - SP

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 4:26 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, adorei a matéria, uso muitatração para os flans, pois não gostam de aramação! Outra vantagem é a de poder ir aumentando a tração gradativamente, pois é ir fexando a braçadeira aos poucos!!
essas braçadeiras de nylon, são realmente 1001 utilidades. só pro curisidade, no meu ramo (medicina veterinária) usamos até em cirurgias ( depois de esterelizadas, é claro) para fazer ligaduras em útero ou em grande veias). Acho que podemos usa-las até como torniquete para alporques.

Um grande abraço e


Té mais....
_________________
"más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 6:14 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

É bem como eu escrevi: multi uso, essas abraçadeiras. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Lima



Registrado: 06/03/14
Idade: 35
Mensagens: 64
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2014 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Tópico sensacional. Eu estou começando agora e já li muito sobre aramação, porém sobre tracionamento eu tive uma certa dificuldade em encontrar um bom conteúdo.

Muito obrigado.
_________________
Bons Ventos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2014 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Olhando as fotos do nick, fiquei imaginando se existe algum motivo especial pelo qual decidiu formar elos, em vez de conectar as abraçadeiras como se fosse "em série", pois me parece que assim é possível utilizar menos abraçadeiras para alcançar diâmetros maiores.

Abraços e parabéns pela divulgação da dica!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2014 3:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Simba, como se trata de uma material de baixo custo, ao usar algumas pequenas, vi que surtiria maior tração, sem exigir muito da planta, se fizesse como mostrado nas imagens, criando elos e entrelaçando-os, de maneira a reduzir a pressão sobre a área da planta que foi "puxada", ok? Se adotasse o seu conceito, a planta poderia não resistir e no ponto de pressão poderia haver rompimento. O ideal, então, é reduzir a força da tração, sem contudo deixar de posicionar o galho (ou tronco, se for o caso) no ponto próximo ao ideal definitivo.

Mas não estou dizendo que o seu conceito seja equivocado. Apenas que, no caso que mostrei, fica mais interessante "dividir" o esforço sem causar prejuízo ou perda material para a planta.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2014 3:44 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza nick, faz sentido, obrigado pelo esclarecimento! Smile

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 11:01 pm    Assunto: tração Responder com citação

Muito boa idéia Nicky, bem pensado mesmo, as coisas estao por ai no nosso dia dia e a gente as vezes nao percebe outras utilidades para esses utencilios.

eu estava vendo o sistema de elos que voce usou, e pensei numa coisa , e se voce usar por exemplo uma cordinha ou arame com um laço tipo argola em cada ponta, nao precisaria de usar tantas braçadeiras de elos, apenas uma em cada ponta, e se o material exigir mais tração ,poderia usar 2 até mais braçadeiras em cada argola assim nao usa mais elos e economiza nas braçadeiras, sei que sao baratinhas,mas da pra economizar e até poupar mao de obra , o que acha Nicky

Uma obs ,isto seria mais adequado para uma distancia maior entre os galhos onde exigiria mais elos

Abs
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil