FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Rigdzin - Cajuru/SP
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rigdzin



Registrado: 23/03/14
Mensagens: 22
Localização: Cajuru-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 6:16 pm    Assunto: Rigdzin - Cajuru/SP Responder com citação

Boa tarde,

Meu primeiro contato com Bonsai foi na época de faculdade uns 20 anos atrás. Um amigo de turma descendente de japonês tinha vários bonsai em sua república e lembro que fiquei fascinado. Na época fiz uma tentativa de começar, mas todas plantas acabaram morrendo. Uns cinco anos atrás vendo um "bonsai-de-supermercado" comprei uma romanzeira que está comigo até hoje. Depois acabei comprando uma figueira e tuia. A tuia estava bonita e morreu do nada. Hoje tenho várias mudas, algumas mantenho por prazer, outras penso que poderão ser verdadeiros bonsais no futuro: jabuticabeira, macieira anã, aceroleira, oliveira.
Visitei hoje o Atelier do Bonsai, aprendi muito vendo a prática do cultivo, transplante, aramação, poda, etc... e tive o prazer de adquirir 2 magníficos shimpaku. Agradeço ao Mário e aos amigos que estiveram lá hoje.
Penso que vou aprender muito com vocês do fórum.

Abraços,

Rigdzin
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rigdzin



Registrado: 23/03/14
Mensagens: 22
Localização: Cajuru-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 6:33 pm    Assunto: Jornada sem Objetivo Responder com citação

Recordando o livro de Chogyam Trungpa - Jornada sem Objetivo, meu maior prazer é cuidar e com paciência ver elas se desenvolverem, não tenho objetivo a atingir ou algo que queira alcançar. Gosto muito de árvores frutíferas, são minhas preferidas, embora talvez não sejam as que fiquem mais bonitas em bonsais ou mesmo deem bonsais...

Encontrei um texto que diz bem o prazer que tenho em cuidar de minhas plantas:

"A definição de bonsai deve ser compreendida e não traduzida. O bonsai não é só um substantivo, mas também um verbo. Qualquer tratamento que se dê a esta “arvore envasada”, inclusive o mais simples, é definido como bonsai. Bonsai é regar, bonsai é adubar, bonsai é transplantar, bonsai é podar, bonsai é caprichar..., o melhor de tudo é que o bonsai é um lazer artístico acessível a todas as pessoas, e não somente aos grandes mestres.
É muito importante para os iniciantes esta compreensão de prazer lúdico ao “brincarmos” com o bonsai. Muitas vezes, a mentalidade ocidental nos faz querer tudo de uma maneira imediatista e competitiva. O cultivo do bonsai carrega em si muito do espírito oriental antigo, onde o tempo não tem tanta importância, onde a felicidade pode ser encontrada em pequenos detalhes do dia a dia e onde o perfeccionismo se impõe fortemente. Infelizmente nossa modernidade carrega como qualidades o resultado rápido, e é muito comum no ocidente o valor das exibições em que os mestres procuram mostrar a transformação de um pré-bonsai em bonsai em uma única exibição de 3 ou 4 horas. Estas práticas são incomuns no Japão. Devemos procurar conhecer esse “outro lado”, buscar continuamente o prazer nas pequenas ações que esta prática nos proporciona, sem ansiedade, melhorar cada vez mais um bonsai independentemente de sua idade, pois o efeito em nosso crescimento será igual.
Entretanto é necessário compreender a existência de uma visão ocidental e que esta deve ser respeitada. Mas certamente o praticante ocidental de bonsai poderá ganhar muito ao descobrir que esta pode ser uma forma de aprimoramento de qualidades essencialmente humanas, como a paciência, a humildade, a tenacidade, a perspicácia e serenidade de espírito. A concentração e a disciplina exigida pelo bonsai e o estado sereno necessário para sua prática nos remetem a um estado meditativo que nos permite ausentarmo-nos de nosso ego e nos tornarmos mais placidamente irmanados com a natureza."
fonte: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/MudaPrebonsaiBonsai.htm
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, seja bem vindo a este espaço. Certamente vai aprender bastante e também poderá nos ensinar. Afinal aqui é um espaço onde o conhecimento anda de mão dupla, se ensina e se aprende ao mesmo tempo. Como este texto que o amigo colocou, muito bem fundamentado. Certamente alguém pensará diferente, isso também é normal...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rigdzin



Registrado: 23/03/14
Mensagens: 22
Localização: Cajuru-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2014 6:42 am    Assunto: Responder com citação

Grato pela recepção Elio!
_________________
"Antes da iluminação,
semear, regar e cuidar.
Depois da iluminação,
semear, regar e cuidar."
Antigo provérbio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil