FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

FICUS???
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
caferri

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 3:05 pm    Assunto: FICUS??? Responder com citação

Galera, estou com este ficus em um vaso de grande porte pelo menos uns 6 anos...
Seria possível ja dar uma forma nele?
O que os amigos me aconselham?
Fico no aguardo de ajuda....obrigado.

Editado pela última vez por caferri em Sex Abr 04, 2014 1:16 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Caferri, é possível sim já dar direcionamento a sua planta. O primeiro galho fica e depois poderá ser aramado para ficar um pouco mais na horizontal.
Quando porém o tronco bifurca em dois, daí o amigo terá que fazer opção por apenas um deles. Não dá para deixar esta bifurcação aí. Qual dos dois escolher? A primeira coisa analisar seria deixar o tronco que segue dando algum movimento ao tronco, se o outro segue reto, será este a ser retirado. As fotos sempre enganam a gente, e não está bem claro, por isso não me atrevo a escolher qual dos dois. O segundo ponto a analisar é ver qual dois dois tem mais ramificação ali por perto da bifurcação. Se um deles tiver um longo espaço acima da bifurcação sem ter galhos ou ramos, seria este o tronco a ser retirado. Depois de definido qual dos dois fica, e tendo uma melhor visualização do todo, já fica mais fácil opinar. Por enquanto não corte nenhum galhinho fino, pois dependendo do que ficará e da posição do mesmo, ele pode ser útil no futuro. Caso a visualização depois ainda seja difícil poderemos partir para uma desfolha, parcial, ou total...
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2014 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Caferri,

Cuidado porque os Ficus Variegata não suportam podas drásticas e nem desfolhas. Aprendi isto na prática, perdi duas plantas antes de pesquisar na internet e entender o porquê da perda. O ideal é ir reduzindo aos poucos e a medida que os brotos internos crescem e se tornem maiores você corta.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: