Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 37 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 26, 2014 5:09 pm Assunto: Caliandra |
|
|
Adquiri essa Caliandra pois gostei da cuvatura do tronco... Aceito sugestões do que fazer. Minha ideia é Moyogi. Na época certa também realizarei o transplante para escorredor/mamadeira com intuito de engrossar o tronco.
 _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 26, 2014 5:41 pm Assunto: |
|
|
Legal hein?
Agora no inverno vai estudando possibilidades e ouvindo as sujestoes, mas o primeiro a se fazer é limpar os galhos indesejados, e são muitos, isso não tem problema fazer agora, tira esses galhos que estão próximos uns dos outros tentando deixar o mínimo possível, não transplante nem pode os galhos principais, apenas os que serão descartados. Somente transplante no final de agosto (final do inverno) quando iniciar a brotação.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 26, 2014 5:42 pm Assunto: |
|
|
PS: Ja corta logo esses galhos ai da base, me parecem ser dois, veja a força que eles tem, estão roubando toda a força da planta _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Pedro Lima
|
Enviada: Sáb Abr 26, 2014 6:16 pm Assunto: |
|
|
Sim, concordo contigo! Os galhos eu ja tinha tirado.. Ja fiz uma limpezinha nela de leve incluindo aqueles ladrões...
Da pra desfolhar e aramar agora ou melhor nao? Lembrando que eu moro em
Apartamento entao eh um pouco mais quente que la fora.
Valeu! _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 27, 2014 10:14 am Assunto: |
|
|
Pedro Lima escreveu: |
Da pra desfolhar e aramar agora ou melhor nao?
|
Sim, agora é hora de fazer isso, descartar os galhos que não serão utilizados e aramar os que serão utilizados, só evite de podar a planta essa época, deixe mais pro final do inverno, e transplantar só se for pra vaso maior sem mexer nas raízes.
Lembre-se que quanto menos galhos deixar melhor, ou seja, pode descartar o máximo que conseguir, menos galhos dão um visual mais limpo a planta e procure sempre intercalar os galhos, vai descartando um do lado direito, ai deixa o proximo do lado esquerdo logo acima, e depois o deixe um na direita e vai subindo até a copa da planta, galhos nascendo para os dois lados no mesmo "patamar" dão um aspecto de "muda" a planta.
Primeiramente faça uma desfolia para enxergar bem a planta e analise com calma os caminhos, ainda estamos no outono então sem pressa pois ainda falta muito pra planta começar a brotar.
Acer Buergerianum |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 8:40 am Assunto: |
|
|
Nossa Pedro, achou essa caliandra aqui em São Paulo?
Chegou a ir no viveiro que te falei? _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Pedro Lima
|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 10:06 am Assunto: |
|
|
Aqui em São Paulo sim! Não fui pois quando eu fui no Garden era feriado e o viveiro tava fechado!
Mexi bastante na planta, que medo de ter feito muita besteira.
Aceito sugestões para finalizar, acho que pelo menos já dei uma encaminhada.
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 10:11 am Assunto: |
|
|
Não fez besteira não! Ficou bom!
Agora é esperar pra ir pra mamadeira.
Hmmm esta vista da janela me lembra meu prédio antigo, quando morava na zona oeste, na rua caiowaa. _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 10:12 am Assunto: |
|
|
Olha, não da pra ver direito por esta última foto, mas parece que ficou uma comicidade estranha no final do tronco. Vira ela e tira mais fotos pra gente. _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Pedro Lima
|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 10:23 am Assunto: |
|
|
Você está correto em tudo, Erico!
A questão da conicidade estranha é o seguinte: Aquilo ali é um toco de uma poda antiga, um calombo mesmo bem grande.O segundo galho da esquerda sai ali de trás, ele é bem comprido então consegui baixar ele e colocar onde eu queria. Estou usando o toco de âncora para o arame, mas sei que no futuro vou ter que mexer ali.. Tirar o toco ou esconder tudo com a copa... Vamos ver! _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 11:20 am Assunto: |
|
|
Posta uma foto do outro lado pra gente ver.
E o endereço, cheguei perto? _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 8:04 pm Assunto: |
|
|
Legal, besteira não fez, foi em frente e não teve medo de usar a tesoura, só duas coisas.
Primeiro, aproveite os galhos finos e de um movimento, vc deixou eles saindo reto do tronco mas lembre-se que o tronco tem um movimento bem forte entao faça o mesmo nos galhos.
Segundo, eu reduziria a altura e logo em seguida direcionaria o broto que sair da ponta do toco cortado para cima, isso vai fazer uma copa mais harmônica, o tronco tem um belo movimento depois sobe reto. Não tenha medo de fazer isso, vai valorizar a planta, observe o trabalho que fiz nesse Ulmus, fiz isso com a copa que descrevi acima.
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Pedro Lima
|
Enviada: Seg Abr 28, 2014 8:53 pm Assunto: |
|
|
@Erico: A Cayowaa é pertinho daqui sim, mas do outro lado da Sumaré. Se você reparar, nas fotos dá pra ver a PUC (à esquerda atrás de umas árvores).
@Thomas: Muito obrigado!!! Realmente dar movimento aos galhos combina muito mais com a planta! Só não entendi direito diminuir a altura. Fiz 3 cortes (azul, preto e vermelho), é algum deles onde devo cortar? Maravilhoso seu Ulmus. Sem palavaras, parabens.
Notem que o galho mais alto parece que é maior quando a planta é vista por trás. Ele tem uma boa inclinação para trás.
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 29, 2014 9:53 am Assunto: |
|
|
Nenhum desses, veja abaixo onde falei para cortar, corte diagonal bem angulado pra que brote bem na ponta, depois vai precisar trabalhar com a retifica na ponta:
A ideia é que fique assim depois que brotar (fiz projeções mal feitas pois estou muito corrigo aqui) só demarquei o local onde imaginei os galhos da copa, mas ai quem decide onde eles irão brotar é a planta, conduza +/- desse jeito, não exatamente igual, isso é só uma ideia:
E depois imaginei algo parecido com isso, formando mais galhos e andares:
Espero que goste e tenha entendido.
Mas lembrando que isso é só uma ideia, o artista dessa planta é você
Acer Buergerianum |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 29, 2014 9:58 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Thomas!
E já que podou tanto até agora terminaria o trabalho e cortaria ali mesmo, sem dó! _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
|