FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Evolução da minha Duranta ao longo do último ano.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2014 4:58 pm    Assunto: Evolução da minha Duranta ao longo do último ano. Responder com citação

Boa tarde amigos do fórum.
Aqui está algumas fotos da minha duranta/pingo de ouro que eu venho tirando desde abril de 2013, época em que eu a recolhi de uma jardim.
Gostaria da opinião de vocês. Atualmente estou formando um bonsai com três copas.

Quando eu a encontrei ela estava assim.


Depois de recolhida, transplantei-a para um plástico grande para que se recuperasse e se desenvolvesse, decidi também refazer o seu nebari, pois as raízes suas raízes eram muito compridas indo em direção oposta ao tronco.






Atualmente ela está assim...as raízes vão crescendo bem e já começam a encobrir a madeira.



Abraço!
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2014 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Tem muito boa evolução em um ano Victor. Deverá ter um pouco de cuidado para não ir podando cada vez mais longo pois ficará uma copa demasiado grande para a espessura do tronco. Então no final do inverno seria a hora de até reduzir um pouco o comprimento de todos os galhos. Também seria interessante abaixar um pouco mais o galho de fundos a fim de que ele faça melhor o preenchimento do grande espaço que existe ali entre ele e os dois primeiros galhos. Também parece-me que ele está meio fraquinho. Seria o caso de segurar com poda as folhas e galhos de cima e deixar ele crescer um pouco mais a fim de posteriormente ter mais força para formar uma ramificação mais densa. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2014 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite Elio, agradeço a sua resposta e desculpe-me pela demora em respondê-lo. Mas só agora tive um tempinho para sentar ao pc.
Concordo com o que você falou, vou tentar, se ainda for possível, baixar os galhos.

Você acha que ficaria mais interessante se eu unisse mais as copas ao invés de fazer três copas totalmente separadas?

No fim desse inverno vou dar uma podada nele e diminuir o comprimento de alguns galhos. Quando você escreveu que "seria o caso de eu segurar com poda as folhas e galhos de cima", não entendi direito Rolling Eyes
É para focar a poda mais nos galhos de cima e deixar ela encorpar nos galhos laterais??

Abraço!
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2014 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Sim Victor, os galhos laterais e também o galho que vai ficar de fundos, deverão engrossar mais para dar um ar mais robusto a planta e também para continuar alimentando as respectivas copas. A parte de cima sempre se pode formar depois porque é tendência natural da planta privilegiar a brotação do ápice. Se deixar puxar demais a força para o ápice automaticamente os galhos de baixo vão ficando mais encobertos pelos de cima e não engrossam, ficando cada vez mais raquíticos. Então tem que ficar podando seguidamente em cima até ter mais força nos galhos de baixo. Por outro lado, se em algum momento você desejar engrossar o tronco como um todo, deve deixar um galho "de sacrifício" crescer livremente. Ele ajudará no engrossamento do tronco e mais tarde, como diz o nome será sacrificado...
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Maio 08, 2014 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pela atenção Elio. Há dei uma abaixada em uns galhos aqui... hehehe Quando tiver novidades atualizo aqui! Abração
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil