FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CO2 para acelerar o crescimento?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/10/08
Mensagens: 126
Localização: Sao Caetano do Sul-SP

MensagemEnviada: Seg Out 13, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

O gelo seco foi só mais uma ideia, ehheehe

Pra montar algo do tipo terá que ser uma mini-estufa, totalmente vedada, então não vejo problemas em usar o gelo seco, só não sei mesmo aonde comprar...

Nessa última semana acabei encontrando o que pra mim vai ser o teste definitivo...

Achei um monte de relatos de pessoas que criam plantas dentro de armários, ou salas fechadas... Com LEDs!!!!!!!

Quem conhece um pouco de eletrônica sabe que consome pouquíssima energia e não esquenta que nem as lâmpadas...

Meu teste será o seguinte: possuo um monte de mudas de goiabeira que eu peguei, brotando da fruta, então vou fazer o teste com luz do sol e os leds, usar o mesmo substrato e a mesma adubação.

Se os LEDs mostrarem um resultado no mínimo parecido com as plantas que ficarem ao sol eu vou fazer a criação das mudas com LEDs mesmo porque assim terei um ambiente mais controlado para elas.

Isso seria extremamente interessante pra cuidar de plantas mais
sensíveis ao calor, como minha almejada Cerejeira Japonesa, que ainda farei desde a semente...

Até o final desse mês eu terei tudo montado em casa e espero poder montar um relatório com dados concretos.

100+, Guilherme.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Gui,

Não esqueça de postar os resultados Wink . Eu sou totalmente a favor da criação de bonsai em ambientes controlados. Nós passamos muito tempo nos preocupando com o excesso ou falta de luz, umidade, adubação, etc... Acho que quanto mais nós conseguirmos dar estabilidade às plantas melhores os resultados. Já foram introduzidas na criação do bonsai intervenções de todos os tipos, não vejo motivo para preconceitos com novas técnicas.


Abraço!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/10/08
Mensagens: 126
Localização: Sao Caetano do Sul-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 18, 2008 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Marco, tudo bem ai?

Cara, terminei de montar o FRITADOR de plantas, hehehe

Montei em uma placa 25 LEDs vermelhos de alto brilho, ta ai uma foto pra voce conferir:



A idéia inicial era colocar na minha mesa do trabalho, mas ficou tão forte que acho que 5 LEDs já seriam suficientes!

Essa plantinha minúscula é uma Ficus-qualquer-coisa que eu plantei num mini-vaso improvisado de caibro, heheheheh

Vou deixar la até que as raizes dominem o vasinho ou a planta morra, que não acho que irá acontecer, afinal Ficus é a planta dos principiantes e testes.

Vou fazer mais pra frente um sistema de hidroponia também, que li numa página de um gringo que testou e aprovou!

Daqui alguns meses eu mando a evolução da bixinha.

Abraços
Guilherme
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 18, 2008 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

Gui aqui está tudo ok!

Ficou muito legal o seu "fritador" Very Happy .

Se der bons resultados poderá ser uma boa opção para os bonsaistas de apartamento, e quem sabe você ainda não ganha um bom dinheiro com isso Shocked !

Boa sorte!!!

Abraço!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

professor Pardal!!!!!!

imagina um Ficus ali......ou qualquer planta Tropical..
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo RFA



Registrado: 15/05/07
Mensagens: 80
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2008 10:43 am    Assunto: Responder com citação

Nossa, lendo todas as postagens não sei se sinto um pouco de demagogia, ou algo parecido...

Dizer que uma garrafinha que produz CO2 irá acabar com o planeta é muito p/ gente ler....

Resta avisar então para TODOS que possuem aquarios plantados e aquarios de Corais, para que desliguem seus reatores de cálcio e de CO2.

E olha que não são poucos... basta pesquisar na internet sobre Takashi Amano, Reef´s, Nature aquariums.... etc.

Pessoal acho que tem coisa mais importante p/ se preocupar, do que pegar no pé de quem quer fazer uma experiencia e humildemente vem compartilhar conosco no forum.

Se não gostou, basta não responder..... Agora dizer que é prejudicial ao mundo é demais né? Pelo jeito muita gente aqui nao deve usar roupas, nem se alimentar, nem andar de carro, nem fazer a barba, nem usar sabonete.... pq tudo isso libera Co2.

Duvido que alguem se preocupe em manter o motor do carro regulado para evitar a liberação excessiva de Co2.... ou troque o escapamento sempre conforme especificação do manual.

Marco, fico no aguardo da sua experiencia, afinal, não custa nada tentar!

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 12:15 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo obrigado pela mensagem.

O que realmente mais me decepcionou não foi nem a questão sobre o aquecimento global, porque é uma questão de inteligência ver que isso não faz nenhum sentido, e não há como obrigar ninguém a ser inteligente, o pior foi o desrespeito, pois, educação e respeito até mesmo pessoas com inteligência mais "modesta" podem ter. E embora possam existir pessoas que tenham apoiado, por amizade, a falta de respeito que alguns poucos tiveram comigo isso não me desanima com relação ao fórum. Eu sempre apoio os amigos, mas nunca apoiei atitudes erradas de quem quer que seja.

E pensar que nem mesmo no meu aquário eu uso CO2! Depois de um vazamento e uma tentativa frustrada de resgate dos meus peixes do aquário comunitário eu estou criando um Jack Dempsey Blue que impossibilita a criação de plantas naturais, pois, ele as destruiria Evil or Very Mad .

Quanto à experiência eu ainda não iniciei, mas acredito que o crescimento das plantas realmente seja estimulado, pois, dá certo em aquários, na Amazônia as árvores cresceram mais e o lpzin confirmou que isso é utilizado com sucesso em alguns lugares. Eu não sou nem pretendo ser criador comercial de Bonsai, acredito que essa e qualquer outra idéia auxiliariam muito mais quem vive de Bonsai do que eu. Eu apenas humildemente, como você bem disse, postei uma idéia que tive e em nenhum momento pensei em me beneficiar com isso.

Agradeço novamente a mensagem e o apoio Very Happy !!!

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo RFA



Registrado: 15/05/07
Mensagens: 80
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Fala Marco.

So postei pois vi que a coisa estava tomando proporções absurdas...

Eu tinha um plantado.. utilizava cilindro de CO2, mas ai desisti, muito trabalho ficar podando plantas dentro da água... rsrs já me bastam os bonsais p/ podar... hj tenho ciclideos do Malawi.

Seu nickname não é estranho, vc deve participar do forum Aquahobby né? Ja que vc tem ciclideo tb, tem o www.cmcas.com.br vc participa lá também?


Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2008 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo eu também tinha um plantado, mas depois de 10 anos resolvi mudar...

Eu não participo do fórum aquahobby, mas vou entrar nesse sobre cecídeos. Quero descobrir se o meu Jack vai ficar muito grande, porque já me disseram que ele fica com 30cm, mas também com 15cm e eu vi um com quase 20cm...
Se não for crescer muito quero por mais algum no aquário de 200L, mas não sei qual...

Bem, vou deixar o aquarismo para o fórum certo, nos encontramos por lá...


Abraços!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
erico.bettoni
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/04/14
Idade: 45
Mensagens: 158
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2014 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ressuscitando a thread. Alguém tem resultados ou mais experiências com CO2?
_________________
Minhas Plantas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2014 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Erico, eu não realizei a experiência, pois era mais uma curiosidade mesmo. A utilização de CO2 aumenta significativamente o crescimento de plantas de aquário, sendo que montagens de aquários plantados ficam praticamente inviáveis sem os cilindros de CO2, as plantas definham e tem que ser trocadas periodicamente se não tiverem sua necessidade de CO2 suprida regularmente. Para utilizar em plantas "não aquáticas", acredito que sim, isso aumente a taxa de crescimento, pois, o CO2 é uma substância necessária as plantas com qualquer outra. Vi recentemente outras matérias falando sobre ecologia que realmente o crescimento é acelerado se a disponibilidade de CO2 for maior. Em países em que o clima é muito frio essa técnica é utilizada para a produção de frutas e legumes criados em estufas. Eu não sei se a montagem de uma estrutura caseira para bonsai compensaria, mas como já está comprovado pela ciência que mais CO2 significa um maior crescimento, vai do emprenho de cada um no cultivo montar ou não. A receita que eu dei de como produzir CO2 no início do tópico produz uma quantidade ínfima de CO2, pois já a utilizei em um aquário. E como essa técnica é utilizada largamente em aquarismo e cultivo de plantas em estufas, e essas plantas consomem o CO2 e produzem O2 no lugar (coisa que se aprende na escola na primeira série) se quiser testar não precisa ter medo de "causar o apocalipse" Very Happy kkk....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
erico.bettoni
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/04/14
Idade: 45
Mensagens: 158
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2014 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Hehehe

Fique tranquilo. Sou cientista por formação.

Crio os bonsais em apartamento, com iluminação artificial. Estou pensando no assunto, mas ainda não cheguei a ponto de fazer algum teste.
_________________
Minhas Plantas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2014 9:47 am    Assunto: Responder com citação

O CO2 e o O2 competem pelo sítio ativo da Rubisco durante a etapa bioquímica da fotossíntese (Fixação de carbono), normalmente numa taxa de 3:1. Se você aumenta a oferta de CO2 a planta aumenta sua eficiência fotossintética. Bom, isto na teoria, em termos práticos nunca experimentei, nem sei se é vantagem para mim, mas talvez seja uma boa ideia para os colegas como o erico.bettoni que cultivam dentro de caso, em condições artificiais.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/05
Idade: 60
Mensagens: 227
Localização: Piracicaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2014 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Caro colegas,

Realmente o CO2 é efetivo no crescimento das plantas chamadas C3, mas nos deixaria mais dependentes, talvez seu uso se justificasse com as doentes.
Entre produtores de plantas ornamentais em um município chamado Holambra, as ferti-irrigação tem cilindros de npk e de co2, mas é usado como bicarbonato de algum sal, sódio ou potássio, não o gás, porque daí não entra pelos estômatos e sim pelos pêlos radiculares.
Não precisa de estufas para prender o gás, apenas dissolver o sal na água, Embora seja mais difícil de achar o bicarbonato de potássio, ele é nutriente, já o sódio pode ser usado como curiosidade pois é tóxico em certas doses.

As plantas quando saem desse sistema ficam fracas, obrigando o cliente a comprar mais, por isso não se encaixa muito no nosso modo de cultivo.

Abraço a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil