Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Ago 30, 2014 7:37 pm Assunto: Cereja Silvestre / anã |
|
|
Olá, amigos...
comprei essa cerejeira hj e é a minha primeira da espécie, diz o vaso que ela tem 5 anos. Achei interessante o calibre do tronco e a sua copa bem compacta. Ela parece estar já encaminhada pra um estilo hokidachi, se eu bem entendo. Tenho algumas dúvidas:
1 - o nome cereja silvestre e anã são a mesma planta?
2 - quanto ao estilo, se for seguir hokidachi, devo deixar a copa compacta assim ou é preciso retirar galhos?
3 - Quanto ao galho de fundo que é reto, devo fazer alguma intervenção?
4 - posso estimular a frutificação já nessa idade ou é melhor esperar? qual o adubo que devo usar para isso?
Se alguém tiver alguma outra observação/sugestão fique à vontade.
obrigado desde já.
André
 |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Ago 31, 2014 5:30 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde André. Vou dar a minha opinião sobre a sua planta.
Primeiramente, gostei muito do nebari dela e do calibre do tronco.
Se fosse minha, eu tiraria ela desse vaso, e mudaria para um outro maior e com um bom substrato, para trabalhá-la. Pelo vaso e pela etiqueta acho que sua procedência é o sítio do Tramujas, algumas vem em um substrato muito compacto que parecem um barro, por isso sugeri a mudança. Outro motivo para a mudança de vaso/substrato, é para dar força e trabalhar a parte de cima, que apesar de bem densa, ainda são de galhos bem fininhos. ( o que são bons para trabalhar). Com certeza, usaria a frente dele a primeira foto.
1 - o nome cereja silvestre e anã são a mesma planta? SIm.. Cereja silvestre, Cereja anã . Nome científico: Eugenia mattosii
2 - quanto ao estilo, se for seguir hokidachi, devo deixar a copa compacta assim ou é preciso retirar galhos?
Creio que com o hokidachi seja o estilo que vc atingirá objetivos mais rápidos. Aparentemente, dá para puxar um moyogi aí, mas teria que começar do zero. A copa está compacta, entretanto não está trabalhada. todos os galhos estão voltados para cima. A copa do hokidachi é compacta, mas de inúmeras ramificações, que seguem a direção do arco. Portanto, vc deve sim fazer uma seleção de galhos aí. Uma projeção rápida, (clique para ampliar):
3 - Quanto ao galho de fundo que é reto, devo fazer alguma intervenção?
Deixe ele por enquanto, vá trabalhando no formato hokidachi, conforme for ajeitando a frente veja como ele ficará.
4 - posso estimular a frutificação já nessa idade ou é melhor esperar? qual o adubo que devo usar para isso?
Isso virá naturalmente, com uma boa adubação e etc. Mas não é o mais importante agora.
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Seg Set 01, 2014 11:56 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas, Victor
o substrato é bem do jeito que vc comentou mesmo. Vou trocá-lo daqui uns dias. Muito bem feita sua projeção, vou seguí-la com certeza, até pq nunca trabalhei esse estilo e vai ser um bom aprendizado.
Outras dúvidas q surgiram:
1 - posso transplantar, desfolhar e podar na mesma intervenção? acho q é preciso a desfolha pra poder aramar melhor.
2 - tem algum procedimento que ela não suporta?
3 - a melhor época seria agora no começo da primavera?
abraços
André |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Set 03, 2014 11:41 pm Assunto: |
|
|
Fala aí André. Então, troque sim, pq esse substrato é muito compacto para o crescimento das raízes.
Valeu cara
Outras dúvidas q surgiram:
1 - posso transplantar, desfolhar e podar na mesma intervenção? acho q é preciso a desfolha pra poder aramar melhor.
Então, transplante ela primeiro, deixe-a se recuperar do transplante. Não mexa nas raízes. Só desfaça o torrão de barro mesmo. Daqui um tempo, quando ela estiver ok, só faça a seleção de galhos e arame-os dando o formato do estilo hokidachi. Depois deixa ele crescer "livremente", trocando os arames. A desfolha é só para frente, quando já estiver com os galhos mais grossos, tendo a função de diminuir as folhas e forçar novas brotações.
tem algum procedimento que ela não suporta?
Que eu saiba, não. É só não fazer diversos procedimentos ao mesmo tempo.
a melhor época seria agora no começo da primavera?
Primavera é uma época para fazer o transplante e a desfolha (início)...mas como disse, deixe a desfolha para depois, o importante agora é formar os galhos.
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Qui Set 04, 2014 12:03 am Assunto: |
|
|
Obrigado Victor...
vou esperar a época e fazer as intervenções.
grande abraço |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Qui Jun 09, 2016 10:41 pm Assunto: Atualizando 12/06/2016 |
|
|
Segue link do albúm corrigido.
https://goo.gl/photos/GtajCMW3bA5iL6RU6
abraços
Editado pela última vez por ANDRÉ_F em Dom Jun 12, 2016 9:15 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Fabiomcst
Registrado: 26/10/12 Idade: 41 Mensagens: 22 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sex Jun 10, 2016 9:21 am Assunto: |
|
|
Erro nesse link tambem Andre _________________ Fábio M. Costa |
|
|