Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 36 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Set 13, 2014 4:01 pm Assunto: Acer Kaede |
|
|
Pessoal, para esse Kaede eu ja tenho uma boa ideia do que fazer, soh queria ouvir mais algumas opiniões pois vcs tem mais tempo na labuta do Bonsai!
O que sugerem? Abs!
Minha ideia: Cortar nas linhas vermelhas (e mais algumas podas), dar uma ajeitada no apice e baixar os galhos!
 _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 16, 2014 5:13 pm Assunto: |
|
|
Certo Pedro, comece por aí mesmo. Daí retire mais galhos desnecessários do tipo: quando tem mais que um saindo do mesmo ponto, ou um logo acima do outro na vertical, etc...Esta limpeza do que está sobrando é muito importante para uma melhor visualização e finalização do trabalho.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Set 17, 2014 12:05 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo. É possível tracionar esses galhos ou eles já estão lenhosos demais?
Pq a maioria está voltada para cima..né? De qualquer forma, para uma melhor visualização tem que dar uma "limpeza" nele sim!
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 36 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Set 17, 2014 9:55 pm Assunto: |
|
|
Elio, Victor -
Obrigado pelas respostas!
@Elio: Sim, vc captou bem a ideia. Tenho duvidas ainda quanto a frente da planta. Talvez a terceira foto tambem de uma boa frente... O que acha?
@Victor: Da sim para tracionar, ateh o mais grosso... Soh preciso ver como ancorar o tracionamento pois eu replantei para um substrato melhor e diminui o vaso, mas dou um jeito... Tenho que pensar bem nessa "limpa", fazer depois de muita analise.. _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Set 19, 2014 11:40 am Assunto: |
|
|
Pedro certamente a foto 3 também daria uma boa frente. Detalhe importantíssimo: Na definição da frente o fator mais importante é o melhor nebari. Então é algo que o amigo precisa verificar antes de tomar qualquer decisão de poda. O melhor nebari SEMPRE deve ficar à frente, a não ser que a planta não favoreça uma boa distribuição de galhos, o que poderia levar a gente a optar por um local onde o melhor nebari ainda apareça mesmo estando um pouco deslocado para um dos lados. Mas caso tiver algum lado em que não haja saída de boas raízes para o nebari este local nunca deverá ser a frente. A não ser que já esteja projetado um enxerto de raízes para formar ou melhorar o nebari naquela posição.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Set 19, 2014 6:43 pm Assunto: |
|
|
Caro Pedro, tens um belo material. Por mim seguiria o mesmo plano que vc traçou. Parabéms _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
|